Saudações
Muito falamos aqui sobre projetos e seus vários momentos e fases de implementação, mas como proceder caso seja necessário redesenhar e/ou reestruturar aquilo que foi implementado?
Se é preciso reestruturação em menos de dois anos da pós implementação é porque alguma coisa está errada no processo, uma etapa importante foi queimada influenciando o resultado, e por não ser dos melhores exige revisão.
Se este processo ocorrer entre dois e três anos temos um cenário positivo onde a infraestrutura se adequou ao negócio proporcionando crescimento. O natural é que esta demanda bem-sucedida exija nova implementação para se adequar ao novo quadro.
Existe ainda outra situação de revisão, aquela que mesmo bem planejada e implementada, a pedido do cliente precisa ser mudada e estruturada ao ponto de tornar crítico o processo e impactar o restante do cenário.
Por exemplo, uma infraestrutura de acesso a internet para uma empresa de mídia está desenhada para suportar acessos com um link de 200 MBPS. Imagine que com os crescentes eventos no País a cobertura feita por esta empresa exija que o link chegue a duplicar, ou seja, aumentar para 400 MBPS. Assim sendo, uma reestruturação no ambiente deverá ser feita. Neste caso não se avalia a qualidade do que foi implementado, altera-se praticamente tudo segundo a exigência da demanda.
Independente de qual cenário você esteja encaixado, considere os seguintes aspectos, quais são fundamentais para o sucesso de sua reestruturação:
Com todos esses itens claramente definidos, analise bem o fluxo do ambiente atual e a forma como essa mudança se dará. Procure gerar o menor impacto possível para os usuários durante a mudança. A continuidade dos negócios é fator importante em qualquer mudança.
Verifique também todos os entregáveis exigidos no âmbito operacional. Qual SLA atual e qual será o novo.
Se o cliente exige relatórios sobre o andamento da estrutura atual, é importante que você mapeie todos os itens reportados e leve em consideração na reestruturação a ser feita.
A pouco menos de 4 meses atrás, participei do planejamento e implementação de uma infra de proxies em um cliente que foi bem conduzida e implementada, porém, um item ficou de fora.
Eram gerados relatórios diários do funcionamento da estrutura antiga e isto não foi considerado. O motivo era o desconhecimento dos responsáveis pela migração deste relatório e a omissão da área operacional no momento em que foi envolvida para levantamento da estrutura antiga.
Por este buraco no processo tivemos que rever alguns pontos e envolver os reponsáveis para entender de que forma poderíamos fazer para automatizar o processo.
Desta forma, procure levantar o máximo de informações possíveis, pois, por mais que isso seja feito no momento do planejamento, alguns novos serviços e tasks são agregados no decorrer da operação.
Um ponto importante é acerca do capacity do ambiente. Deixe bem claro a seu cliente o que foi dimensionado, os limites desse dimensionamento. Faça-o entender que, qualquer mudança na estrutura por motivo A ou B, implicará em nova análise de capacidade, podendo envolver nova reestruturação, SLA´s e até adição ou troca de equipamentos.
O pós implementação corre nos mesmos moldes que já falei aqui em artigos anteriores sobre planejamento e implementação de projetos. Apresentação do novo ambiente, novos métodos de administração e treinamentos que se fazem necessários para a equipe operacional.
Depois de um tempo a ser definido no planejamento, fazer uma apresentação para o cliente com os resultados obtidos e o comportamento da nova infraestrutura depois da reestruturação.
Após esses passos, procure montar uma documentação com o máximo de informações possíveis. Isso é muito útil em futuras migrações e alterações no ambiente.
Espero que este artigo possa ser útil e ajudar aos colegas! Caso tenham colocações ou sugestões, fiquem a vontade para comentar.
Abraços
Uilson
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