Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Xamarin Android (Overview)

publicado por Wanderson Aldo

Xamarin.Android – Overview

A missão de hoje é abordar superficialmente o desenvolvimento Xamarin.Android. Vamos lá:

O que é?

É a possibilidade de desenvolvimento nativo para Android utilizando o C#, uma das mais completas linguagens que existe, apesar de ser ter várias semelhanças com o Java, ela adicionou vários recursos que facilitam o trabalho do desenvolvedor.

É isso mesmo, não precisamos ter que aprender Java para criar um APP.

Esta tecnologia nos permite desenvolver soluções de forma semelhante ao praticado nas IDEs padrões de desenvolvimento Java. Como o Android Studio, a IDE fornecida pela Google para o desenvolvimento de aplicativos Android.

Aplicabilidade

Utilizar o Xamarin.Android é mais indicada para APPs:

Requerem interações especializadas;

Design específico e especializado (utilizando todos os recursos do Material Design);

Usam muitas APIs específicas da plataforma;

Onde a UI personalizada é mais importante que o código compartilhado;

A IDE

Aproveite todos os recursos e conceitos para criar os seus APPs Android utilizando o já consolidado Visual Studio.

ide_vtudio_android

Podemos optar também pelo Xamarin Studio, uma IDE não tão poderosa quanto o Visual Studio, mas também nos possibilita criar bons APPs.

A Arquitetura

Onde a mágica acontece. O Xamarin.Android é uma coleção de classes e métodos que fazem chamadas as APIs nativas do Android e Java. Permitindo que todas as APIs do SDK do Android sejam acessadas via C#.

conceitos_xamarin_arquitetura

No Xamarin Android podemos acessar todas as bibliotecas nativas do Java, além do Mono.Net, contendo todas as bibliotecas do .NetFW que fará a comunicação com o SO do Android (Linux).

Aproveite o investimento em C#

Assim como acontece no Xamarin Forms, projetos feitos em Xamarin Android também são codificados em C# .Net, ou seja, todas as bibliotecas e pacotes do .Net FW estarão disponíveis para o desenvolvimento.

conceitos_apinativa2

É tudo isso aqui que nós desenvolvedores ganhamos. Utilize qualquer linguagem compatível com o .Net FW 4.5, como o C# 6.0 e o F#. E também as Mobile Class Library Runtime (CLR) que são baseadas no projeto Mono.

Pré-Requisitos

Para iniciar no desenvolvimento Xamarin Android precisamos:

  • JDK (Java Development Kit)
  • SDK (Android SDK)
  • NDK ((Native Development Kit)

Diferente como ocorre com o iOS, aqui não precisamos de um Mac OS para desenvolver. Precisamos apenas destas ferramentas acima para criar nossos APPs e só. Todos eles são instalados automaticamente durante a instalação do Xamarin.

Chega de teoria!

Deixando um pouco a teoria de lado. Veja agora um exemplo simples criado por default no Xamarin Studio:

codigo_xa_hello

Os APPs Android internamente são um conjunto de Activities e Fragmentes. Numa explicação mais simples uma Activity é uma tela do Android.

Na criação de uma Activity, através do método OnCreate, defino algumas das suas características e funcionalidades.

Primeiro eu defino o método SetContentView para escolher o layout utilizado, ou seja, o conteúdo da tela.

Em seguida, através do método genérico FindById, pego uma referência ao botão, definido no layout.

Com essa referência ao botão, posso então criar uma rotina que processa os clicks do botão. Ou seja, associo um evento a ele.

O resultado é esse APP aqui:

screen_helloworld

Por hoje é só, acredito que estes detalhes são importantes para podermos iniciar a nossa jornada na criação de APPs Android.

Missão cumprida!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Desenvolvedor, Testador e Agilista. Apaixonado e Entusiasta em novos conceitos e tecnologias voltadas para a plataforma Web & Mobile. Xamarin, C#, Testes, MongoDB, NodeJS, DevOps, Azure e TypeScript.

Wanderson Aldo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.