Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Virtualização VS Cloud Computing

publicado por Victor Rocha

Já é realidade para todos o uso de Cloud Computing, ou pelo menos há ideia de usar algum de tipo de solução deste conceito, porém, será que realmente todos sabemos o que é Cloud Computing, e além, qual a diferença ou relação com “virtualização”???

Como já destaquei em outros artigos e sempre ressalto em minhas palestras, a Unidade de TI, independente de qual seja o core business da empresa, é e faz parte de sua atuação, acredito que se formos desenhar a famosa pirâmide de unidades  de importância no sucesso de uma empresa, estariam Gestão de Pessoas, Negócios (Comercial) e Tecnologia da Informação.  Desta forma qualquer melhoria que possamos aplicar em TI será de bons ganhos, e o Cloud Computing surgiu para atender essa demanda, desonerando o TI de ações cotidianas o tornando mais eficiente e participativo nas decisões e sucessos das empresa.

Tenho percebido, em projetos que participo, e principalmente em palestras ministradas em faculdades, que há uma grande dúvida entre “virtualização” e Cloud Computing,  em definir o que é cada tecnologia e onde cada uma delas pode ser usada.

Cronologicamente, a “virtualização” vem bem antes que o Cloud Computing, muito além do que todos podem imaginar. Se formos dar um resposta acadêmica para a pergunta “O que é virtualização???” a resposta mais adequada seria:

Abstração de uma camada física para criação múltiplas camadas lógicas

Então, podemos dar como certo que a “virtualização” é usada muito antes de seu próprio nome existir, como em soluções de VLANS, particionamento de discos e file sever.

Com o surgimento de soluções de “virtualização” mais focadas, como hypervisors a proliferação deste termo foi inevitável, e outros termos/conceitos foram surgindo, chegando até o que conhecemos hoje como Cloud Computing.

Cloud nada mais é que um conceito, um formato de desenho técnico que provê acesso ao TI de qualquer lugar do planeta, e dentro deste conceito há alguns tipos de solução, como DaaS, SaaS, PaaS, CaaS, entre outros, ou seja, cloud nada mais é que ter seu ambiente de TI, ou as informações contidas nele disponível para acesso via internet, também ter meu Data Center ou parte dele como serviço em algum hospedeiro especializado, solução distinta de arquitetura e ferramentas do Collocation.

Vale ressaltar que “virtulização” é ou pode ser um produto, ou seja, algo que você compra como produto/solução, como por exemplo softwares de hypervisor (Vmware ESX, Citrix XenServer e Microsoft Hyper-V) e Cloud Computing é um conceito de arquitetura de TI, ou seja, uma solução em serviço criada, adquiria ou mesclada para atender a demanda de TI.

Agora, para que exista qualquer desenho de Cloud Computing é necessário o uso de “virtualização”, ou seja, o cloud é dependente de uma solução de “virtualização” para existir. Como exemplo podemos usar uma empresa que precisa de acesso ao seu sistema de pedidos de forma rápida para seus consultores externos em devices mobiles, como tablets e smartphones, para este caso, eu recomendaria alguma solução de entrega de aplicativos, como o Citrix XenApp, que é um software de “virtualização” de aplicativos que gera o conceito SaaS (Software as a Services) do Cloud Computing.

Podem existir casos, de empresas utilizarem soluções de “virtualização” e não terem nada de seu ambiente em Cloud Computing, como arquitetura que possuem Data Center interno apenas com solução de hypervisor. Assim, é conclusive que há soluções de “virtualização” sem gerar o cloud, porém, não há Cloud Computing sem solução de “virtualização”.

Podemos concluir que praticamente todos os desenhos hoje de TI utiliza alguma dessas soluções, mesmo que seja algo pequeno e pouco performático, e que essas soluções trouxeram grandes ganhos para o TI e para o core business das empresas, sejam em economia ou seja em performance.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Dedicado últimos 10 anos de trabalho no segmento de TI, com ampla experiência na execução de projetos complexos e críticos em vários locais nacionais; Especialista em Soluções Citrix, formado em 2006 e pós graduação em Gerência de Projetos, cursando MBA em BPM com ênfase em SOA, com experiência em arquiteturas de Projetos em TI. Atuante como Gerente de Projetos Citrix e Analista de Requisitos BPM, palestrante e professor universitário. Linkedin: http://www.linkedin.com/in/rocvi07

Victor Rocha

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.