Apesar de teste de software ainda não ser um processo muito conhecido e explorado pela maioria das empresas de tecnologia, são indispensáveis para se garantir boa qualidade dos sistemas desenvolvidos e implantados. Testar adequadamente um software é necessário fazer um bom planejamento e prever diversas etapas, cada uma com características distintas e bem definidas, utilizando-se ferramentas e técnicas.
Para se executar testes não funcionais por exemplo, são necessários profissionais altamente qualificados e uso de ferramentas específicas como no teste de carga e estresse, em que defeitos são identificados pela avaliação do comportamento do sistema frente à carga de dados, estresse de conectividade, acesso a dispositivos de armazenamento ou até mesmo a arquiteturas descentralizadas. Automatizar testes pode ser bastante interessante em algumas situações, mas seu planejamento é custoso e também demanda profissionais capacitados.
O custo de se manter uma equipe experiente em cada tipo de teste pode ser inviável para uma empresa cujo foco é o desenvolvimento de soluções customizadas ou prestações de serviços e consultorias diversos, mas, dependendo do projeto, devido ao padrão de qualidade necessário ou até mesmo a exigências contratuais, a realização de testes específicos é obrigatória.
Contratar uma empresa especializada em testes de software, que possui profissionais capacitados e vasta experiência em oferecer esse tipo de serviço é uma estratégia interessante, uma vez que o custo se torna viável, já que o investimento é pontual e sob demanda.
Adquirir serviços de uma fábrica de testes significa ter o escopo do trabalho definido durante o processo de contratação, o custo do projeto conhecido e evitar surpresas desagradáveis com mudanças no cronograma inicial previsto, além de todas as vantagens que a terceirização de um serviço com uma empresa especializada proporciona.
Além dessas, acho importante destacar três outras vantagens estratégicas em se contratar serviços de teste de software:
- A independência de testes, que oferece uma análise e planejamento dos testes com uma maior cobertura de cenários positivos e negativos devido ao não envolvimento direto dos analistas com a equipe de desenvolvimento ou até mesmo com o cliente final;
- A estimativa de esforço mais precisa, devido a metodologias e experiências que a fábrica possui de seus projetos realizados, de diferentes tamanhos, plataformas e segmentos de mercado e
- A troca de conhecimento que ocorre durante o projeto, pois, em contato com especialistas, a equipe da empresa contratante acaba absorvendo parte de seu conhecimento técnico e descobrindo novas ferramentas, processos e metodologias que podem ser utilizadas em projetos futuros.
[Crédito da Imagem – Teste de Software – ShutterStock]