Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Vantagens estratégicas em se terceirizar testes de software

publicado por Toni Jardini

Vantagens estratégicas em se terceirizar testes de softwareApesar de teste de software ainda não ser um processo muito conhecido e explorado pela maioria das empresas de tecnologia, são indispensáveis para se garantir boa qualidade dos sistemas desenvolvidos e implantados. Testar adequadamente um software é necessário fazer um bom planejamento e prever diversas etapas, cada uma com características distintas e bem definidas, utilizando-se ferramentas e técnicas.

Para se executar testes não funcionais por exemplo, são necessários profissionais altamente qualificados e uso de ferramentas específicas como no teste de carga e estresse, em que defeitos são identificados pela avaliação do comportamento do sistema frente à carga de dados, estresse de conectividade, acesso a dispositivos de armazenamento ou até mesmo a arquiteturas descentralizadas. Automatizar testes pode ser bastante interessante em algumas situações, mas seu planejamento é custoso e também demanda profissionais capacitados.

O custo de se manter uma equipe experiente em cada tipo de teste pode ser inviável para uma empresa cujo foco é o desenvolvimento de soluções customizadas ou prestações de serviços e consultorias diversos, mas, dependendo do projeto, devido ao padrão de qualidade necessário ou até mesmo a exigências contratuais, a realização de testes específicos é obrigatória.

Contratar uma empresa especializada em testes de software, que possui profissionais capacitados e vasta experiência em oferecer esse tipo de serviço é uma estratégia interessante, uma vez que o custo se torna viável, já que o investimento é pontual e sob demanda.

Adquirir serviços de uma fábrica de testes significa ter o escopo do trabalho definido durante o processo de contratação, o custo do projeto conhecido e evitar surpresas desagradáveis com mudanças no cronograma inicial previsto, além de todas as vantagens que a terceirização de um serviço com uma empresa especializada proporciona.

Além dessas, acho importante destacar três outras vantagens estratégicas em se contratar serviços de teste de software:

  1. A independência de testes, que oferece uma análise e planejamento dos testes com uma maior cobertura de cenários positivos e negativos devido ao não envolvimento direto dos analistas com a equipe de desenvolvimento ou até mesmo com o cliente final;
  2. A estimativa de esforço mais precisa, devido a metodologias e experiências que a fábrica possui de seus projetos realizados, de diferentes tamanhos, plataformas e segmentos de mercado e
  3. A troca de conhecimento que ocorre durante o projeto, pois, em contato com especialistas, a equipe da empresa contratante acaba absorvendo parte de seu conhecimento técnico e descobrindo novas ferramentas, processos e metodologias que podem ser utilizadas em projetos futuros.

[Crédito da Imagem – Teste de Software – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Diretor de Processos de Negócio e Inteligência da NewM Soluções em Mobilidade Corporativa. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, especializou-se em processos de negócio e testes de software e atua há 10 anos diretamente na área. Atuou nos últimos anos como coordenador de testes na IBM, da plataforma SCE+. Coordenou equipes de testes da IBM dos EUA, Canadá, Índia, Alemanha, e Brasil. Atuou como test Metrics subject matter expert, responsável por criar e coordenar atividades de projeto, coleta e consolidação de indicadores de produtividade, qualidade e custos de teste de toda a IBM Brasil. Possui diversas certificações na área de serviços, ferramentas e processos de teste de software como ISTQB® Certified Tester, ITIL®v3 Foundation, IBM Certified Specialist Rational Quality Manager, IBM Certified Specialist Rational AppScan, IBM Certified Specialist Rational Team Concert V3, IBM Solution Designer Rational Performance Tester V8, IBM IT Specialist Level 2 - IT Consulting Expert, e também é um IT Specialist certificado Nível 2, pelo The Open Group.

Toni Jardini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.