TecnologiaUso de funções do Excel em relatórios dinâmicos

Uso de funções do Excel em relatórios dinâmicos

-

Neste primeiro artigo, vou falar sobre o uso de algumas funções do Excel que auxiliam na elaboração de relatórios dinâmicos e práticos. São elas: SEERRO; CONCATENAR; PROCV e SOMASE.

Através de um exemplo simples, vou explicar como elaborar um relatório prático e eficiente. Vamos lá.

Passo 1: Dados

Você precisa ter uma tabela de dados organizada para que os valores retornem corretamente, de acordo com as variáveis determinadas.

Tabela de Dados
Tabela de Dados

Passo 2: Relatório

O relatório será elaborado de acordo com as informações que se deseja apresentar. No exemplo citado, estarei apresentando um relatório que retornará o total de vendas de cada item por vendedor.

Relatório
Relatório

Passo 3: Montando o Relatório

A – Para a elaboração deste relatório iremos utilizar uma tabela de dados com informações de vendas por item e vendedor. Nesta tabela utilizamos a função “CONCATENAR”, na coluna A:

O objetivo desta função é unir o “código do setor” ao “código do item” para utilizarmos no relatório consolidado.
O objetivo desta função é unir o “código do setor” ao “código do item” para utilizarmos no relatório consolidado.

B – A planilha onde está o relatório têm algumas funções que a tornam dinâmica e de fácil manipulação. A primeira função retorna o nome do vendedor. Para tanto, utilizamos a função “SEERRO” junto com a função “PROCV”, conforme abaixo:

De acordo com uma lista de nomes e selecionando o código do vendedor, irá ser exibido o nome do mesmo.
De acordo com uma lista de nomes e selecionando o código do vendedor, irá ser exibido o nome do mesmo.

C – Agora iremos montar a função que retornará os totais por vendedor e item, utilizamos as funções “SOMASE” e “CONCATENAR”.

– Total de caixas vendidas:

Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar as “quantidades” vendidas por item.
Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar as “quantidades” vendidas por item.

– Total em Reais (R$):

Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar “valores vendidos” por item.
Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar “valores vendidos” por item.

Abaixo o resultado apresentado pelas duas fórmulas:

Resultado Final
Resultado Final

Um ponto importante na elaboração deste relatório é a correta organização dos dados na tabela e a utilização das variáveis adequadamente para que retornem as informações de forma precisa e clara.

Estou à disposição para esclarecimentos e sugestões para outros artigos.

Para baixar o exemplo apresentado, clique aqui.

Paulo Roberto de Medeiros
Sou um profissional com formação em tecnologia com experiência de 8 anos em análise de vendas e análise comercial, aprimorando ao longo desse período o conhecimento na elaboração de consultas diretamente à base de dados SQL através de scripts exclusivos o que agiliza e personaliza o retorno das informações solicitadas. Desenvolvi planilhas automatizadas e com atualização diretamente na base de dados o que gerou agilidade para a tomada de decisões pela equipe comercial. Possuo conhecimento avançado em Excel, principalmente, na integração com base de dados e automatização de planilhas.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you