Neste primeiro artigo, vou falar sobre o uso de algumas funções do Excel que auxiliam na elaboração de relatórios dinâmicos e práticos. São elas: SEERRO; CONCATENAR; PROCV e SOMASE.
Através de um exemplo simples, vou explicar como elaborar um relatório prático e eficiente. Vamos lá.
Passo 1: Dados
Você precisa ter uma tabela de dados organizada para que os valores retornem corretamente, de acordo com as variáveis determinadas.
Passo 2: Relatório
O relatório será elaborado de acordo com as informações que se deseja apresentar. No exemplo citado, estarei apresentando um relatório que retornará o total de vendas de cada item por vendedor.
Passo 3: Montando o Relatório
A – Para a elaboração deste relatório iremos utilizar uma tabela de dados com informações de vendas por item e vendedor. Nesta tabela utilizamos a função “CONCATENAR”, na coluna A:
B – A planilha onde está o relatório têm algumas funções que a tornam dinâmica e de fácil manipulação. A primeira função retorna o nome do vendedor. Para tanto, utilizamos a função “SEERRO” junto com a função “PROCV”, conforme abaixo:
C – Agora iremos montar a função que retornará os totais por vendedor e item, utilizamos as funções “SOMASE” e “CONCATENAR”.
– Total de caixas vendidas:
– Total em Reais (R$):
Abaixo o resultado apresentado pelas duas fórmulas:
Um ponto importante na elaboração deste relatório é a correta organização dos dados na tabela e a utilização das variáveis adequadamente para que retornem as informações de forma precisa e clara.
Estou à disposição para esclarecimentos e sugestões para outros artigos.
Para baixar o exemplo apresentado, clique aqui.