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Uso de funções do Excel em relatórios dinâmicos

publicado por Paulo Roberto de Medeiros

Neste primeiro artigo, vou falar sobre o uso de algumas funções do Excel que auxiliam na elaboração de relatórios dinâmicos e práticos. São elas: SEERRO; CONCATENAR; PROCV e SOMASE.

Através de um exemplo simples, vou explicar como elaborar um relatório prático e eficiente. Vamos lá.

Passo 1: Dados

Você precisa ter uma tabela de dados organizada para que os valores retornem corretamente, de acordo com as variáveis determinadas.

Tabela de Dados

Tabela de Dados

Passo 2: Relatório

O relatório será elaborado de acordo com as informações que se deseja apresentar. No exemplo citado, estarei apresentando um relatório que retornará o total de vendas de cada item por vendedor.

Relatório

Relatório

Passo 3: Montando o Relatório

A – Para a elaboração deste relatório iremos utilizar uma tabela de dados com informações de vendas por item e vendedor. Nesta tabela utilizamos a função “CONCATENAR”, na coluna A:

O objetivo desta função é unir o “código do setor” ao “código do item” para utilizarmos no relatório consolidado.

O objetivo desta função é unir o “código do setor” ao “código do item” para utilizarmos no relatório consolidado.

B – A planilha onde está o relatório têm algumas funções que a tornam dinâmica e de fácil manipulação. A primeira função retorna o nome do vendedor. Para tanto, utilizamos a função “SEERRO” junto com a função “PROCV”, conforme abaixo:

De acordo com uma lista de nomes e selecionando o código do vendedor, irá ser exibido o nome do mesmo.

De acordo com uma lista de nomes e selecionando o código do vendedor, irá ser exibido o nome do mesmo.

C – Agora iremos montar a função que retornará os totais por vendedor e item, utilizamos as funções “SOMASE” e “CONCATENAR”.

– Total de caixas vendidas:

Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar as “quantidades” vendidas por item.

Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar as “quantidades” vendidas por item.

– Total em Reais (R$):

Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar “valores vendidos” por item.

Nesta fórmula unimos o “código do setor” e o “código do item”, para buscar a informação na tabela de dados e somar “valores vendidos” por item.

Abaixo o resultado apresentado pelas duas fórmulas:

Resultado Final

Resultado Final

Um ponto importante na elaboração deste relatório é a correta organização dos dados na tabela e a utilização das variáveis adequadamente para que retornem as informações de forma precisa e clara.

Estou à disposição para esclarecimentos e sugestões para outros artigos.

Para baixar o exemplo apresentado, clique aqui.

Autor

Sou um profissional com formação em tecnologia com experiência de 8 anos em análise de vendas e análise comercial, aprimorando ao longo desse período o conhecimento na elaboração de consultas diretamente à base de dados SQL através de scripts exclusivos o que agiliza e personaliza o retorno das informações solicitadas. Desenvolvi planilhas automatizadas e com atualização diretamente na base de dados o que gerou agilidade para a tomada de decisões pela equipe comercial. Possuo conhecimento avançado em Excel, principalmente, na integração com base de dados e automatização de planilhas.

Paulo Roberto de Medeiros

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