Carreira

Ξ 15 comentários

Um País emergente com muitas oportunidades de negócios

publicado por Alexsandro Oliveira

Angola, situada na costa ocidental de África, cujo território principal é limitado entre a República Democrática do Congo, Zâmbia e a Namíbia, sendo banhado ao oeste pelo Oceano Atlântico, colônia portuguesa até sua independência em 1975, viveu em guerra civil deste de então até 2002. Segundo maior produtor de Petróleo da África e um dos maiores produtores de diamantes do mundo, tem uma população aproximada de 18 milhões de habitantes, dos quais quase 5 Milhões vivem na capital, Luanda.

Quando cheguei a Angola, em 2008, imaginei que iria encontrar um país totalmente destruído pela guerra e não acharia “Coca-cola”. Brincadeiras a parte, mesmo com todos os problemas de infra-estrutura e trânsito caótico, fiquei surpreso com o que vi, um país inteiro em reconstrução e muitos investimentos em infra-estrutura e em tecnologia, projetos milionários em andamento e muitos ainda a serem criados. Passados 3 anos vejo um país bem diferente. Claro ainda tem muito que se fazer, mas é impressionante a distancia percorrida desde o final da guerra civil em 2002.

Em relação a tecnologias, temas como Governança de TI e E-Commerce ainda não estão em evidência, pois existe um grande trabalho de base ainda a ser feito, mas já existemalgumas empresas que começam a sinalizar a importância por padrões internacionais. O forte mesmo esta em áreas como Infraestrutura , desenvolvimento e projetos. Aqui, como no Brasil, mão de obra qualificada não é fácil. O mercado local esta sempre em busca de talentos, principalmente oriundos do Brasil, com certificações como “Cisco, Microsoft e Linux” conhecimentos em “ .Net , PL/Web Oracle e Java”, Tudo isso tem muito valor no mercado local. Em conversa com o Consultor de tecnologia Fabio Barbosa o mesmo me falou que esta participando do projeto de Cloud Computing, um consorcio com as maiores operadoras de telefonia móvel e fixa do País entre outras empresas especializadas em Network. O que, é claro, irá gerar uma grande demanda por mão de obra de todos os níveis. O projeto está em fase embrionária.

Em relação à área de sistemas, existem diversos projetos. Empresas como SAP tem mais projetos do que pessoas qualificadas e por isso estão trazendo talentos de Portugal, mesmo alguns consultores SAP , pois o mercado do Brasil também esta bem aquecido para Consultores SAP. A Totvs esta iniciando sua prospecção no mercado. Empresas que prestam serviço ao governo como Jupter e DGM estão entre as que mais vendemgrandes projetos. Desenvolvendo sistemas direcionados a órgãos específicos é bem comum aqui, com algumas soluções chegando a USD 580 milhões de dólares em um único projeto.

Mas não se iluda, nada por aqui acontece sem os contatos certos. Mais de 90 % são empresas Angolanas com algum tipo departicipação estrangeira. O corpo gerencial e tomadas de decisões estratégicas concentra-se em quase sua totalidade expatriados não só brasileiros , pois o mercado local tem boa participação chinesa e portuguesa.

Casos raros são como a empresa brasileira Odebrecht que emprega mais de 30 mil angolanos e mais de 3 mil expatriados. A Odebrecht está em Angola há mais de 30 anos, concentra centenas de obras em todo País e tem planos de investir mais 1 bilhão de dólaresnos próximos 3 anos. A Odebrecht Infraestrutura é a empresa de informática do grupo onde concentra a elite de TI da gigante em suas obras dentro e fora do Brasil.

Vejo muitas oportunidades para os próximos anos, principalmente para E-commerce e Governança de TI . Todo esse desenvolvimento será fundamental para o pais crescer e alcançar sua maturidade em todo os setores, seja governo, empresas e o povo.

Para os interessados em saber mais sobre as oportunidades em Angola segue o endereço de alguns sites para informações sobre o país e sobre oportunidades de empregos. Só a nível de informação normalmente contratos para brasileiros, vigora um prazo que variam entre 1 a 3 anos renováveis por igual período, com intervalos a cada 90 dias, ou seja, 90 dias de trabalho em Angola tem direito a 15 dias de férias no Brasil. Isso depende de cada contrato. Existe diversos tipo de contratos. O meu é 60×15.

http://emprego.rumosangola.com/

http://www.siac.gv.ao/portaldoemprego/empregadores.asp

http://www.angola.gov.ao/

http://www.angoladigital.net/

http://www2.movicel.co.ao/

http://www.unitel.ao/

http://empregos-ao.com/

http://www.opais.net/pt/opais/home.asp

http://www.minplan.gov.ao

http://www.dgm.co.ao/

 

Vou ficando por aqui. Obrigado a todos, terei o maior prazer em responder perguntas.

Mande seus comentários e sugestões para novos artigos.

Angola, situada na costa ocidental de África, cujo território principal é limitado entre a República Democrática do Congo, Zâmbia e a Namíbia, sendo banhado ao oeste pelo Oceano Atlântico, colônia portuguesa até sua independência em 1975, viveu em guerra civil deste de então até 2002. Segundo maior produtor de Petróleo da África e um dos maiores produtores de diamantes do mundo, tem uma população aproximada de 18 milhões de habitantes, dos quais quase 5 Milhões vivem na capital, Luanda.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Mais de 15 anos de experiência na área de TI, vasta experiência em infraestrutura, Sistemas e coordenação de equipes, generalista na área de informática com ampla visão em negócios, envolvendo gerenciamento de projetos, infraestrutura, SAP , Microsiga, WEB e administração de redes. Experiência na coordenação de projetos estratégicos, criação de sistemas, criação de metodologia, implantação, automação dos controles para aumentar a disponibilidade dos ambientes . Gestão de equipes multidisciplinares responsáveis por ambiente de alta disponibilidade e pelo atendimento de diversas unidades de negócio. Specialties SAP MICROSIGA GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE TI ITIL COBIT BSC PDCA CISCO CCNA MICROSOFT MCSA JAVA SQL SERVER VOIP LINUX UNIX

Alexsandro Oliveira

Comentários

15 Comments

  • Boas informações e boas dicas de oportunidades …
    Parabéns pelo texto.

  • Obrigado pela dica, isso só faz a aumentar o meu currículo!

    • Obrigado, fico muito feliz.

  • Belo texto Alexsandro, forte abraço irmão.

    • Valeu irmão, dê sinal de vida.
      Abraços

  • Oi Alexsandro,

    Muito legal compartilhar essas informações aqui.
    Acho que existem muitas oportunidades em diversos países do mundo para TI que valem a pena ser estudadas, principlamente em países em desenvolvimento.
    Eu não tenho muitas informações a respeito de Angola, salve notícias eventuais que passam no Brasil, mas vou até procurar algumas coisas agora sobre o país.
    Com o mundo cada vez mais globalizado, acho importante compartilhar as experiências e culturas de locais e projetos, gostei bastante, desejo bons negócios para você por ai!

    • Acho que todos devem saber sobre o mercado de Angola, mas tem muita vaga fora do Brasil. o mercado de TI hoje é literalmente globalizado, vc hj pode trabalhar em Angola e amanhã na China. exemplo. Boa Sorte!

  • Muito interessante a dica!

    Abraço

  • Olá Alexsandro, muito bom o post.

    Estou em Angola a menos de 1 ano como Professor de TI e fico muito feliz com essas perspectivas de melhores oportunidades de mercado para os meus alunos, futuros trabalhadores.

    Grande abraço do amigo expatriado.

    Hayttle

  • Parabéns pelas informações. Qual seu e-mail? Gostaria de algumas informações especificas sobre essa migração.

    Agradeço Atenção.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes