Carreira

Ξ Deixe um comentário

Sopa de Letrinhas

publicado por Daniel Marigliano

Este ano aqui na empresa passamos por várias mudanças – endereço, telefone, banco, servidor e mais um monte de coisas que não preciso falar aqui, mais uma das coisas que mais me chamou atenção foi às mudanças de recursos, especificamente as pessoas, e para tal fizemos alguns processos seletivos onde observei o tanto de “Gerentes de Projetos” que temos hoje no mercado. Infelizmente a grande maioria, pelo menos que nos enviou o famoso CV, está mais perdido do que “cego em tiroteio” onde poucos e bem poucos sabem mesmo o que é um gerenciamento de projetos e os ganhos que ele traz.

Resumidamente explicarei alguns pontos importantes para todos os Analistas, Programadores, Estagiários e etc. que desejam se tornar um GP. Vou me basear no PMI – Project Institute Management, e na sua “Sopa de Letrinhas” devido ser a organização mais conhecida no tema do planeta.

PMI: Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500.000 associados em 185 países (http://migre.me/5XWUc).

Guia PMBOK: O Project Management BodyofKnowledge, também conhecido como PMBOK é um conjunto de práticas em gestão de projectos (português europeu) ou gerência de projetos (português brasileiro) publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de o Guia PMBOK (http://migre.me/5XWY3). Ele NÃO é uma metodologia, um passo-a-passo, ou qualquer coisa do tipo. Ele é um GUIA como aqueles que você usava antes de popularizarem o GPS.

O PMI atualmente conta com seis tipos de certificações, nenhuma é melhor ou pior do que a outra, pois cada uma aborda um objetivo final diferente. Por isso vou explica-las de forma misturada:

PMI-SP: Certificação dedicada às pessoas, com experiência, que desejam comprovar suas especialidades em Scheduling, agregando mais valor e controle aos projetos que participam. (http://migre.me/5XXvy)

PMP: Essa parece que não temos muito a comentar é ai que se enganamos apesar de ser a certificação mais conhecida e obtida do PMI parece que depois que o cara, ou a mulher, passa no exame ele (a) esquece tudo o que aprendeu (famosa memória volátil – piscou, apagou). Ela serve, ou deveria servir, para comprovar que o fulano (a) é especialista em gerenciamento de projetos mais infelizmente vi alguns PMPs, pelo menos era o que estava informando no CV não saberem para que usar paralelismo ou compressão nos projetos. (http://migre.me/5XXxd)

PMI-ACP: Essa é a certificação “baby” do PMI, focada em profissionais que buscam especializarem em Agile. Até o ponto que me consta ela esta em fase piloto, mas é uma grande aposta do PMI que pode gerar um grande sucesso vendo que a mesmo engloba o melhor dos principais conceitos e metodologias de Agile.

PgMP: Essa muitas vezes, principalmente por quem não conhece muito bem o tema, é considerada o Santo Graau do PMI com menos de 100 pessoas certificadas em todo o Brasil, voltada ao gerenciamento de programas. (http://migre.me/5XXAV)

PMI-RPM: Assim como a PMI-SP essa também é uma certificação dedicada a uma área que muitas organizações ainda negligenciam, voltada a profissionais, com experiência, de riscos. (http://migre.me/5XXyV)

CAPM: Para pessoas em 2 casos: Membros de equipe (Ex.: Consultor Funcional) que desejam ter conhecimentos sólidos em gerenciamento de projetos para auxiliarem vossos GPs e/ou Líderes, Coordenadores, Analistas e até mesmo Gerentes de Projetos em inicio de carreira que não possuem todos os requisitos necessários para prestarem o Exame de PMP, mas que desejam conhecer o “mundo de gerenciamento de projetos” pela raiz. Conheço muito CAPM que dá trabalho pra muito PMP que se acha o bam-bam-bam. (http://migre.me/5XXGe)

Observações:

Aos Profissionais: Temos váriosGPs espetaculares e gostaria de fazer um pedido para que você que está lendo esse post se espelhe nesses Homens e Mulheres que honram seus certificados e contribuem para o desenvolvimento e maturidade do tema no Brasil.

As Empresas: Ninguém se certifica em PMI/PMBOK/PMO. Eu compreendo que o Dept. de RH não deve ser especialista nas variações de tantos cargos e funções que existem no mercado, então, Sr(a). Executivo Chefe do Dept. de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio – vulgo PMO, descomplique e passe as informações corretas para que o RH possa fazer um bom processo seletivo sem essas bizarrices na vaga procurada.

Isso não representa nem 1% do maravilhoso e complexo mundo do gerenciamento de projetos, mas acho que vai ajudar as “almas perdidas” encontrarem os vários caminhos.

PMI®, PMP®, PMBOK®, PMI-SP®, PMI-RPM®, PMI-ACP®, CAPM®, PgMP® são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Possui mais de sete anos de experiência dentro de empresas renomadas como Sonda Procwork, Telefônica, Siemens Enterprise, entre outras. Nos últimos cinco anos vêm se dedicando como Consultor, Instrutor, Palestrante, Pesquisador e Colunista nas áreas de PPPM, Gerenciamento de Serviços de TI, Governança de TI e Gestão Empresarial para empresas dos seguimentos de Consultoria, Educação, Segurança, Oil & Gas, TI, Telecom e Portais Especializados. Atualmente é Sócio-Diretor na Martins Marigliano - empresa especializada em otimização para grandes organizações.

Daniel Marigliano

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.