Este ano aqui na empresa passamos por várias mudanças – endereço, telefone, banco, servidor e mais um monte de coisas que não preciso falar aqui, mais uma das coisas que mais me chamou atenção foi às mudanças de recursos, especificamente as pessoas, e para tal fizemos alguns processos seletivos onde observei o tanto de “Gerentes de Projetos” que temos hoje no mercado. Infelizmente a grande maioria, pelo menos que nos enviou o famoso CV, está mais perdido do que “cego em tiroteio” onde poucos e bem poucos sabem mesmo o que é um gerenciamento de projetos e os ganhos que ele traz.
Resumidamente explicarei alguns pontos importantes para todos os Analistas, Programadores, Estagiários e etc. que desejam se tornar um GP. Vou me basear no PMI – Project Institute Management, e na sua “Sopa de Letrinhas” devido ser a organização mais conhecida no tema do planeta.
PMI: Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500.000 associados em 185 países (http://migre.me/5XWUc).
Guia PMBOK: O Project Management BodyofKnowledge, também conhecido como PMBOK é um conjunto de práticas em gestão de projectos (português europeu) ou gerência de projetos (português brasileiro) publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de o Guia PMBOK (http://migre.me/5XWY3). Ele NÃO é uma metodologia, um passo-a-passo, ou qualquer coisa do tipo. Ele é um GUIA como aqueles que você usava antes de popularizarem o GPS.
O PMI atualmente conta com seis tipos de certificações, nenhuma é melhor ou pior do que a outra, pois cada uma aborda um objetivo final diferente. Por isso vou explica-las de forma misturada:
PMI-SP: Certificação dedicada às pessoas, com experiência, que desejam comprovar suas especialidades em Scheduling, agregando mais valor e controle aos projetos que participam. (http://migre.me/5XXvy)
PMP: Essa parece que não temos muito a comentar é ai que se enganamos apesar de ser a certificação mais conhecida e obtida do PMI parece que depois que o cara, ou a mulher, passa no exame ele (a) esquece tudo o que aprendeu (famosa memória volátil – piscou, apagou). Ela serve, ou deveria servir, para comprovar que o fulano (a) é especialista em gerenciamento de projetos mais infelizmente vi alguns PMPs, pelo menos era o que estava informando no CV não saberem para que usar paralelismo ou compressão nos projetos. (http://migre.me/5XXxd)
PMI-ACP: Essa é a certificação “baby” do PMI, focada em profissionais que buscam especializarem em Agile. Até o ponto que me consta ela esta em fase piloto, mas é uma grande aposta do PMI que pode gerar um grande sucesso vendo que a mesmo engloba o melhor dos principais conceitos e metodologias de Agile.
PgMP: Essa muitas vezes, principalmente por quem não conhece muito bem o tema, é considerada o Santo Graau do PMI com menos de 100 pessoas certificadas em todo o Brasil, voltada ao gerenciamento de programas. (http://migre.me/5XXAV)
PMI-RPM: Assim como a PMI-SP essa também é uma certificação dedicada a uma área que muitas organizações ainda negligenciam, voltada a profissionais, com experiência, de riscos. (http://migre.me/5XXyV)
CAPM: Para pessoas em 2 casos: Membros de equipe (Ex.: Consultor Funcional) que desejam ter conhecimentos sólidos em gerenciamento de projetos para auxiliarem vossos GPs e/ou Líderes, Coordenadores, Analistas e até mesmo Gerentes de Projetos em inicio de carreira que não possuem todos os requisitos necessários para prestarem o Exame de PMP, mas que desejam conhecer o “mundo de gerenciamento de projetos” pela raiz. Conheço muito CAPM que dá trabalho pra muito PMP que se acha o bam-bam-bam. (http://migre.me/5XXGe)
Observações:
Aos Profissionais: Temos váriosGPs espetaculares e gostaria de fazer um pedido para que você que está lendo esse post se espelhe nesses Homens e Mulheres que honram seus certificados e contribuem para o desenvolvimento e maturidade do tema no Brasil.
As Empresas: Ninguém se certifica em PMI/PMBOK/PMO. Eu compreendo que o Dept. de RH não deve ser especialista nas variações de tantos cargos e funções que existem no mercado, então, Sr(a). Executivo Chefe do Dept. de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio – vulgo PMO, descomplique e passe as informações corretas para que o RH possa fazer um bom processo seletivo sem essas bizarrices na vaga procurada.
Isso não representa nem 1% do maravilhoso e complexo mundo do gerenciamento de projetos, mas acho que vai ajudar as “almas perdidas” encontrarem os vários caminhos.
PMI®, PMP®, PMBOK®, PMI-SP®, PMI-RPM®, PMI-ACP®, CAPM®, PgMP® são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.