TI CorporativaGovernançaRestaurante ITIL - Estratégia de Serviço - 3/5

Restaurante ITIL – Estratégia de Serviço – 3/5

-

Publicidade

Restaurante ITIL - Estratégia de Serviço - 3/5Gerenciamento de Demanda

Continuando o artigo anterior (Restaurante ITIL – Estratégia de Serviço – 2/5) , O Gerenciamento da Demanda desempenha papel fundamental na Estratégia de Serviço.  É ele quem vai interpretar a demanda e influenciá-la e, completando sua função, auxiliar a fornecer capacidade para o atendimento a contento desta demanda de forma a que não tenha-se excessos e nem escassez.  Com isso delineamos dois vieses, um tático e outro estratégico.  O primeiro é para influenciar a demanda para que esta se adeque ao que temos condições de ofertar.  Nem sempre é possível usar somente este aspecto, sendo necessário usar o segundo víeis, estratégico, que vai mapear os padrões de atividades de consumo e assim simplificar a tarefa de alocação eficiente de nossos recursos finitos.  Estes são os Objetivos do Gerenciamento de Demanda.

No exemplo do restaurante isso se concretiza no correto dimensionamento de produção de pratos para evitar desperdício.

Um caso que experimentei este final de semana foi quando fui a um restaurante que funcionava a plena capacidade espacial ou seja, as mesas estavam cheias.  Os garçons não conseguiam atender de forma satisfatória, pois não havia em número o suficiente, e a cozinha não tinha cozinheiros disponíveis para atender a demanda.  A qualidade do serviço prestado ficou a desejar pela escassez de recursos (capacidade insuficiente de produção).  O dual disso também é igualmente ruim, que é a capacidade ociosa de garçons e cozinheiros por que, por exemplo, não estimou corretamente a demanda e sobre dimensionou o staff.

Mas há que se fazer algumas distinções.  Se mesmo no horário de pico existirem cozinheiros e garçons sem desempenhar suas atividades e isso não prejudicou o nível de serviço então você tem capacidade ociosa, porém se no início do dia os funcionários encontram-se disponíveis e no horário de pico eles estão ocupados atendendo e o nível de serviço está dentro dos parâmetros então aqueles funcionários parados no início do expediente constituem capacidade produtiva não usada momentaneamente.

Existem algumas atividades a serem definidas no Gerenciamento de Demanda:

AtividadeNo caso do Restauarnte
Definir Serviços BásicoO que o seu restaurante oferece
Desenvolver ofertas diferenciadasComo os serviços são oferecidos? Haverá diferenciação em função de horários de maior ou menor movimento para induzir demanda e não desperdiçar capacidade produtiva e nem sofrer com momentos de capacidade insuficiente?
Desenvolver pacotes de nível de serviçoQual será o tempo de atendimento ao seu cliente que se senta a mesa e o tempo de preparo e entrega de uma refeição para o consumo?
SegmentarO restaurante vai atuar em que seguimento gastronômico?

 

Uma vez que definimos isso, podemos alocar de forma melhor possível nossos recursos finitos, principalmente o dinheiro e potencializar nosso retorno.  Isso se traduz em:nível de serviço: pois conseguimos priorizar

O quePor que
Nível de serviçoConseguimos otimizar a alocação de nossos recursos para atender aos prazos e compromissos estabelecidos;
Custo reduzidoDerivado do primeiro elemento. Se alocamos otimamente os recursos finitos para atingimento de nível de serviço, por ser ótimo, é o que tem menor custo obedecendo a restrição local do nível de serviço
Redução de riscoÉ decorrente dos outros dois acima. Ao ofertar nível de serviço e redução de custo estamos por consequência reduzindo os riscos de gestão, de demanda (ao induzirmos demanda), financeiro, entre outros. O que é muito bom para os investidores do restaurante em um Business Plan.

[Crédito da Imagem: Demanda – ShutterStock]

Daniel Ferreira Castrohttp://br.linkedin.com/in/danielfcastro/
Com 16 anos de experiência na indústria de TI, desenvolvendo soluções para diferentes mercados como:B2B, B2C, Finanças e Seguros, por exemplo. Sólida experiência em Arquitetura, Segurança, Cloud Computing e Gerenciamento de Projetos e de Serviços.Responsável pelo gerenciamento e entrega do projeto SIMOC - Simulador de Operações de Guerra Cibernética, ao Exército Brasileiro.Palestrante da TDC2011 sobre Arquitetura em Cloud; Instrutor da Marinha em 2011 - Curso de Padrões de Projeto Enterprise e Melhores Práticas.Formação acadêmica: - Engenharia elétrica com ênfase em Telecomunicações; - MBA em Análise de Empreendimentos - FinançasCursos, seminários e certificados: - ITIL Foundations V3- Certificado; - Sun Certified Programmer for the Java 2 Plataform 1.4; - BEA Certified Developer: Build Solutions for 8.1; - BEA Certified Developer: Portal Solutions for 8.1; - BEA 8.1 Certified Architect: Enterprise Architecture; - BEA WebLogic Server 9/10 Performance Tuning; - Oracle Soa Implementation Champion; - Oracle Soa Support Champion;

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you