Mercado

Ξ Deixe um comentário

Rakuten Inc. – O maior shopping virtual do Japão

publicado por Ricardo Wakuta

Apesar de muitas pessoas enxergarem o Japão como o país da tecnologia, são poucos os casos de empresas japonesas que se destacam mundialmente na web. Acredito que seja em função da cultura milenar de não assumir riscos, enraizada nas grandes corporações que trabalham arduamente para produzir hardware de qualidade. Não se aventurando muito nos setores novos da web, também devido ao pouco uso da língua inglesa nos negócios.

Mas há casos como da Rakuten Inc., o maior shopping virtual do Japão, hoje com mais de 33 mil lojas, 60 milhões de usuários registrados e faturamento de US$ 3 bi. Onde há pouca aversão ao risco, e cada vez mais a companhia se expande no mercado internacional, inclusive com aquisições de empresas conhecidas pelo mercado, como aBuy.com. Uma notícia que causou muita polêmica no primeiro semestre deste ano, foi a adoção do inglês como língua oficial da empresa a partir do ano fiscal de 2012. O CEO Hiroshi Mikitani, divulga periodicamente no seu Twitter, os avanços nos seus estudos das línguas inglesa e chinesa.

O grande diferencial dessa empresa de TI é a diversificação nos seus investimentos. Além do Shopping virtual, eles oferecem outros serviços online, como leilão, reservas de hoteis, passagens e vendas de livros, ou ainda os serviços de crédito, finanças, comunicações, além dos times de futebol e baseball. Tendo várias empresas com ações negociadas nas bolsas de valores em Tokyo.

O Japão vive um difícil dilema, de como superar suas diferenças e aceitar outras culturas, acompanhando a mesma rapidez de outros países como a China e Coréia do Sul, que vem tomado espaço nas exportações de produtos tecnológicos. Com a valorização do yene, há uma grande probabilidade de haver novas aquisições por parte da Rakuten Inc. e quem sabe o Brasil não esteja nos planos de crescimento mundial da empresa. Uma das poucas, onde a cultura é menos rígida e a globalização terá maior impacto interno a partir de 2012.

Autor

Ricardo Wakuta é gerente de vendas na área de publicidade, além de consultor de vendas em um shopping virtual para brasileiros. Há 6 anos atua também como Dj em um evento periódico na cidade de Nagoya, região central do Japão. Dúvidas ou sugestões, envie um email.

Ricardo Wakuta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes