E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

Qual é a tendência para o ‘A-Commerce’ no mercado?

publicado por Equipe da Redação

Figura - Qual é a tendência para o 'A-Commerce' no mercado?Qual tem sido o impacto da inteligência artificial e da automação no seu negócio? Já existe algo perceptível para você? Diferente do que se imagina, a I.A não está só em grandes tecnologias como casas inteligentes, mas se reflete diariamente na forma de lidar com o comportamento do consumidor e naquilo que se esperam das marcas.

Um exemplo bem claro disso é o surgimento do a-commerce – automated commerce ou comércio automatizado – indicado pelo TrendWatching em seu último artigo. Em 2018, vendedores com coisas mais importantes para fazer do que ficarem resolvendo trabalhos processuais, estão abraçando experiências com algoritmos e dispositivos inteligentes.

Como funcionará o “A-commerce”?

Prospecção, negociação, venda, entrega e outros processos já começaram a ser automatizados por meio de algoritmos inteligentes. E não, isso não significa tornar todos os processos de venda robóticos e impessoais. Assistentes pessoais alimentados por AI são a grande onda e o grande desafio do desenvolvimento dessa tecnologia.

Um exemplo claro de como os a-commerces já estão se manifestando pelo mundo, são as lojas que funcionam sem nenhum vendedor. Enquanto o formato de Amazon chashier free em Seattle ainda não abriu para o público, em julho de 2017 Chinesa TaoBao já completou 15 anos com seu Tao Cafe. Para entrar na loja, usuários escaneiam seus smartphones na porta, pegam o que desejam e vão embora. A conta é recebida pelo telefone.

O que isso significa para o comércio?

Que o nosso jeito de comprar e vender está mudando fica bastante claro, mas qual o real impacto disso para as lojas e para o consumidor? Quando as pessoas começam a buscar por ferramentas que automatizam aspectos de suas preferências e comportamentos, novas expectativas vão se formando em torno do comércio.

A compra acaba mudando de forma a se tornar cada vez mais direcionada, sem precisar passar por um oceano de opções antes de chegar naquilo que nos agrada. Programas de recomendações e cross selling baseado em vendas anteriores são mais frequentes e bem recebidos pelo público.

No final, essa tendência é sobre uma mudança que se torna cada vez mais profunda: a cada dia que passa, estaremos vendendo para algoritmos assim como para seres humanos. As implicações disso estarão refletidas em estratégias de precificação, marketing, atendimento e muito mais.

Os chatbots inteligentes foram só o primeiro reflexo e, talvez, o mais acessível no momento para pequenas lojas, da automação se tornando maioria. Os próximos impactos vamos descobrindo aos poucos, mas uma coisa já é certa: é preciso separar desde já um orçamento para tecnologia.

Escrito por Adriano Meirinho

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes