Saudações,
Na primeira parte do tema Planejamento, destaquei o cenário que enfrentamos quando o core business não é levado a sério, principalmente no que tange a normas governamentais.
Nesta segunda parte, quero mostrar o que acontece quando um projeto é implementado na pressa, sem planejamento, sem análise e quero finalizar dando dicas de como isso pode ser evitado.
Retomando a idéia principal que deixei na parte 1, um projeto mal implementado causa uma série de problemas que culmina no descrédito de seu cliente e/ou consumidor final no produto ou serviço que depende do bom funcionamento de uma infra-estrutura.
Em uma noite (em que pensei que iria dormir), fui acionado por minha gerência para que fosse, em caráter de urgência, a um cliente.
O problema deles era o seguinte:
O acesso internet neste lugar é negócio quase que principal e o mesmo, praticamente e momento algum, pode ficar parado.
Este cliente tinha um serviço de servidores de proxy geridos por uma grande operadora que monopoliza os serviços de telefonia e grande parte do acesso via banda larga em São Paulo…acho que já sacaram que é né?
Bom, este contrato entre o cliente e esta operadora estava no final e o cliente os notificou que dentro de um determinado prazo, iriam ter o serviço de proxy geridos por nossa empresa.
Não quero aqui acusar esta operadora, mas, o fato é que, com 1 semana antes do prazo de finalização dos serviços, o cliente começou a ter constantes quedas no serviço de internet e a operadora dificultava o máximo no contato com seus representantes e não davam retorno.
Como iriamos começar o desenho da implementação deste proxy, o cliente praticamente nos implorou para que já o implementássemos naquela noite a fim de não terem paradas na manhã seguinte, o que significaria um grave problema no andamento dos trabalhos.
Fomos até lá, fizemos a implementação num servidor pré-configurado, com representantes do cliente nos pressionando do começo ao fim.
Entregamos o trabalho na manhã seguinte com todos os acessos funcionando. Foi tudo testado e estava OK.
Porém, não foi feita nenhuma análise acerca do equipamento que estava sendo usado, do tamanho do link e a quantidade de usuários que usariam o serviço
Os primeiros meses foram terríveis. Os plug-ins de algumas ferramentas que trabalhavam em parceria com este proxy causavam muitas paradas e sofremos para encontrar a causa.
Entramos em contato várias vezes com o fornecedor da ferramenta de proxy para nos ajudar e verificamos que, o hardware não estava configurado adequadamente e o aumento do link de internet colaborou para um crescimento dos acessos simultâneos, somado ao fato de o cliente não ter uma política de acesso internet que evite excessos.
O servidor ficava completamente travado durante o horário comercial e não foram poucas as vezes em que tivemos que ficar reiniciando serviços e tendo que explicar algo que estava na cara desde o começo.
Bom, hoje, implementamos a última versão desta ferramenta de proxy neste cliente com o seguinte planejamento:
Seguindo os passos acima, hoje temos um cliente totalmente satisfeito com o trabalho implementado e um back log de chamados zerado.
Viram como o planejamento bem executado só lhe trará cases de sucesso?
Agora, para que seu projeto tenha êxito, sugiro seguir os passos abaixo:
Estes passos com certeza lhe darão tranqüilidade no pós implementação e lhe livrarão de dores de cabeça desnecessárias.
Espero que este artigo possa ajudar a você de alguma forma. Caso tenha críticas ou queira compartilhar sua forma de planejamento, fique a vontade para deixar seu comentário..
Abraços
Uilson
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