TI CorporativaGerência de ProjetosOs anos passam o mundo muda, mas os projetos...

Os anos passam o mundo muda, mas os projetos continuam os mesmos

-

Publicidade

Figura - Os anos passam o mundo muda, mas os projetos continuam os mesmosA cada ano um mar de metodologias, novos processos e certificações inundam o mercado, ferramentas SaaS para controle de projeto, trazem mais funcionalidades e podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, tudo é controlado, relatórios de todos os tipos e para o mais variado gosto são gerados a todo momento, porém quinze dias antes do “go live” tudo é jogado no lixo e a correria desenfreada acontece.

Os mais céticos vão dizer que é coisa de brasileiro, para quem nunca trabalhou em um projeto global pode ter essa impressão, porém para quem já trabalhou, vai perceber que a correria poucas semanas antes do “go live” não é uma característica dos sangues latinos e sim da atividade de construir algo que nunca foi feito antes.

Escopo, cronograma e equipe, o que afinal é o responsável pela correria?

Analisando as necropsias realizadas nos projetos, percebe-se que o nível de expectativa de cada nível hierárquico envolvido nos projetos tem grande responsabilidade pela correria, a começar do dia da venda, quem está vendendo, diz que conhece bem o que será feito e estima a entrega no prazo que o comprador quer ouvir,  por outro lado quem está comprando, na maioria das vezes, desconhece a burocracia interna da corporação que trabalha e acredita que vai conseguir mover o paquiderme que é a sua empresa como se ela fosse um felino.

A constituição dos times e o que o americano chama de engagement é o próximo sintoma, acredita-se que as empresas estarão focadas para atender os prazos firmados em contrato, porém quanto maiores são as empresas envolvidas, mais falsa é a afirmação, a verdade é que o mundo não gira em torno do projeto, muito menos as pessoas envolvidas tem apenas o projeto para se preocupar, o resultado é que os processos do dia a dia irão abocanhar um tempo importante na construção do projeto.

O tempo passa, os processos aumentam e como o muro do “go live” parece distante, todos os controles e check points são tratados com toda burocracia possível, afinal ninguém sabe direito o que está fazendo, mas todo mundo sabe muito bem como reportar cada atividade descrita na infinidade de linhas do planejamento do projeto, entregas são postergadas e os replanejamentos são apontados como se fosse possível realizar o que não foi feito simplesmente prometendo colocar um exército de pessoas fazendo hora extra.

Se nessa fase fosse possível tirar uma foto de cada área envolvida no projeto, o conjunto da imagem estaria muito distante, da foto apresentada no power point do dia do kick off do projeto.

O sino toca, faltam 15 dias e muito do que deveria ser feito está distante de estar pronto, os testes funcionais não começaram, a infra precisa de alterações e o cumpra-se vem “top down”, joga-se para cima os processos, as horas extras explodem e a documentação passa a ser uma burocracia desnecessária que só atrapalha, agora tudo pode, as metodologias de desenvolvimento vão para o espaço e entra em ação a eterna metodologia da tentativa e erro, assina-se carta de risco, promete-se correções em voo e a cada dia a parede do “go live” se aproxima.

Chegou o grande dia, o dia da virada, tudo vai para a produção, testes finalizados e a conclusão é que o “go” virou “no go”, reuniões começam, culpados são apontados e em alguns casos até algumas cabeças serão decapitadas, o fato é que o que era para ser feito não foi e o que provavelmente irá para a produção, está muito distante do que foi comprado, novos prazos serão dados, novos custos serão estimados e a conclusão é que mais uma vez mesmo com todas as metodologias e ferramentas os projetos continuam sendo bem vendidos, mas mal planejados e mal executados.

Alberto Parada
Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you