Carreira

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Olhe ao redor e para fora!

publicado por Roberto Carvalho
Boa tarde a todos 

Recebi esta semana um e-mail de um pessoal do NE (aliás, grato pelo contato) me perguntando sobre como prosseguir em uma iniciativa empreendedora para desenvolvimento de software.

Minha resposta:

1 entender o negocio e a efetiva necessidade de seu Cliente final. Se voces forem desenvolver uma aplicação para dentista, por exemplo, e essencial entender como ELE atua e o que ELE efetivamente precisa. Não o que NÓS imaginamos que ele precise;
2. Cuidado, atenção e carinho com o lay out. Isso pode matar seu negocio, ou gerar muitos custos com suporte;
3. Conheça bem o que ffaz a concorrência, inclusive quanto a preços e modelo de negocio;
4. Inove, faca algo melhor e diferente;
5. Saibam que quem vai comprar seu produto provavelmente não e de TI. Não adianta ressaltar os aspectos técnicos de seu produto, por melhor que te pareça;
6. Entenda o mercado e defina ações. De “go-to-Market”
7. Contrate um consultor, se for viável dentro de seu projeto.
O que quero dizer com isso é que independentemente do segmento aonde voce atua, do que voce faça, os princípios básicos ensinados pelo nosso amigo Porter, Drucker e outros são universais, e aplicáveis. Tem em si um princípio básico que é estar efetivamente voltado para o Cliente, atento às suas necessidades (Que à propósito muitas vezes nem ele mesmo sabe quais são), e alinhado com ele. Voce que trabalha em uma ou para pequena e média Empresa pode pensar que tudo isso é dispensável, mas não é. Evidentemente que a coisa não para aqui e não é “apenas” estas questões que são importantes para a sobrevivencia e crescimento de seu negócio. Várias outras questões são igualmente importantes, e devem merecer a mesma atenção.
Acredito que a grande magia resida na habilidade de aplicarmos estes conhecimentos com a dimensão e peso que cada situação exige. Grandes Empresas contratam Grandes Empresas, a custos elevados (com valor agregado alto também, pelo menos em teoria).
Para voce que é profissional de TI e pretende empreender, tenha sempre em mente que o seu conhecimento específico é imprescindível, mas não é o que vende, não é muitas vezes isso que encanta os olhos de quem mais interessa, ou seja, seu cliente. Aproxime-se de outros conhecimentos, voce só tem a ganhar!
Obrigado pela leitura!

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

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