Banco de Dados

Ξ 1 comentário

O uso de ferramentas de automação como aliados do DBA

publicado por Fernando Gazioli

Ferramenta de automação para DBASe tem um assunto que sempre gera discussão entre os DBAs é: Você utiliza ferramentas de automação? Ou só usa o bom e velho SQL Plus para administrar o banco de dados? Prova disso, é que esse assunto chamou sua atenção para leitura.

Isso porque existe uma forte tendência dos mais novos serem adeptos ao uso de ferramentas de monitoramento e análise de banco de dados, e isso nem sempre é bem visto pelos mais experientes, já que pode levar à dependência de ferramentas para executar o trabalho.

O segredo está em encontrar o ponto de equilíbrio entre o uso de ferramentas e sua capacidade de resolver problemas sem utilizá-las.

É fundamental conhecer novos métodos e ferramentas para chegar a um resultado, mas sem deixar de lado o essencial, como chegou até lá! Por isso, é importante analisar os códigos e tabelas do dicionário de dados para que no momento que não for possível utilizar ferramentas de apoio, você saiba onde analisar e como extrair os dados e fazer uma análise com a mesma precisão que as ferramentas têm a oferecer.

Partindo dessa premissa, o uso de ferramentas de automação tem muito a oferecer, desde diminuir o tempo de rotinas diárias, melhorar o conhecimento técnico durante estudos, até auxiliar na preparação e apresentação de relatórios gerenciais, já que muitas vezes seu público alvo não será um expert em banco de dados como você.

Tendo isso esclarecido, abaixo estão algumas das principais ferramentas de apoio para simplificar a administração de banco de dados:

  • Quest/Dell Spotlight on Oracle – Oferece diagnóstico visual em tempo real. Uma forma rápida de encontrar e resolver gargalos de desempenho. Disponível para Oracle e Oracle RAC.
  • Quest/Dell Foglight on Oracle – Ferramenta semelhante ao o Spotlight, mas com foco voltado para monitorar e resolver problemas em ambientes de banco de dados. Excelente interface gráfica.
  • Quest/Dell Toad DBA Suite for Oracle – Conjunto completo de ferramentas que automatiza a manutenção e auxilia no gerenciamento da instância do banco de dados e seus objetos. Ferramenta um pouco complexa, devido ao alto número de recursos.
  • Oracle Enterprise Manager – Ferramenta de gerenciamento de banco de dados da Oracle. Plataforma em Java, recursos limitados. Foi mais utilizado até o Oracle 9i.
  • Oracle Enterprise Manager Database Control – Ferramenta de gerenciamento de banco de dados da Oracle introduzido na versão 10g para substituir o OEM. Auxilia em toda administração do banco de dados, automatizando scripts através de ferramentas gráficas além de proporcionar diversos atalhos para vários recursos do banco de dados como ADDM, ASH entre outros. Gerencia apenas um banco de dados (Target), interface Web.
  • Oracle Enterprise Manager Grid Control – Além de oferecer os mesmos recursos que o Oracle Enterprise Manager Database Control, tem a capacidade de administrar N banco de dados. O objetivo é administrar o Data Center.

O uso de ferramentas de automação oferece uma grande vantagem e produtividade, entretanto você poderá se tornar dependente das facilidades oferecidas e isso terá seu preço. Saber utilizá-las a seu favor só depende de você!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Adventista São Paulo. Possui MBA em Gestão de Projetos (PMI) pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA) e certificações Oracle Database 11g Administrator, Oracle Certified Associate MySQL5 e Oracle Partner Network Specialist. Com mais de 10 anos de experiência em TI em coordenação e execução de projetos de implantação e migração de sistemas e tuning em banco de dados de missão crítica de distribuidoras de energia elétrica no Brasil e exterior. Atualmente trabalha como líder de equipe e DBA na Indra Software Labs Brasil e instrutor em treinamentos de banco de dados Oracle em Campinas SP. E-mail: gazioli@gmail.com LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/fgazioli Blog: http://gazioli.wordpress.com

Fernando Gazioli

Comentários

1 Comment

  • Parabéns Fernando por mais um post de ótima qualidade.Ressalto que na maioria das vezes acontece o que você relatou sobre a confiança em outras ferramentas mesmo.O ponto de equilibrio é chave de usar as ferramentas corretamente.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.