Banco de Dados

Ξ Deixe um comentário

A importância do CMDB – Configuration Management Database

publicado por Wagner Luis Alves

Figura - A importância do CMDB - Configuration Management DatabaseNos últimos anos, as organizações tem despertado para a importância do  CMDB (Configuration Management Database) ou BDGC, mas do que se trata?

Conceitualmente, podemos dizer que o CMDB ou BDGC (Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração), nada mais é do que um repositório com diversas informações referentes à infraestrutura de TI, aplicações, sistemas e negócio das organizações, ou seja, um banco de dados com informações relevantes sobre todos os componentes que são utilizados nos serviços de TI, inclusive as suas interdependências, seja ela uma empresa prestadora de serviços de TI, ou uma organização tradicional.

As empresas passaram a ter uma visão organizada de todos os seus itens de configuração, suas relações com os serviços que são prestados à fim de analisar diversas informações, abordando qualquer perspectiva, seja na execução das melhores práticas do gerenciamento de TI, seja na elaboração de planejamentos para aquisições de itens de TI.

Principais benefícios que um CMDB oferece:

  • controle dos ativos de TI, mensuração de aquisição de discos de storage, vencimentos de garantias de equipamentos, etc;
  • melhorias na confiabilidade dos sistemas por meio de detecção mais rápida, exercendo monitoramento total sobre os itens de configuração;
  • correção de configurações e/ou detecção de bugs, antecipando problemas que poderiam impactar negativamente o negócio, ou sua disponibilidade;
  • aplicação de políticas e procedimentos formais de auditoria, no que diz respeito aos ativos de TI;
  • gestão efetiva dos ativos de TI, utilizando melhor a capacidade e disponibilidade dos equipamentos;
  • análise de impactos, procedimentos de testes e assertividade na documentação dos ativos.

O CMDB salta aos olhos do Gestor de TI, pois os ganhos seriam imensos. Imagine possuir uma base de dados que possa ser acessada sempre que necessário, levantando todas as informações atualizadas de todos os itens de configuração da organização de forma rápida e fidedigna.

Nem tudo são flores, a implantação de um CMDB gera custos e comprometimento de todos os escalões da empresa, muito esforço, tempo e dinheiro necessita ser investido para que a implantação seja realizada com sucesso, mecanismos de controles e adoção de processos necessitam ser implementados, para que durante o processo, as mudanças no ambiente de TI seja controlado, evitando retrabalhos.

A direção da empresa exerce papel fundamental na implantação de um CMDB, os diretores devem fazer cumprir todas as etapas do projeto, pois a mudança de hábitos gera desconforto, e se faz necessário o engajamento de todas as repartições para que todo o investimento e esforço empregado gerem resultados.

Como vimos, a implementação e a manutenção de um CMDB são necessárias nas empresas da atualidade, e por se tratar de um projeto que nunca será encerrado, pois mudanças no ambiente de TI sempre ocorrerão, carece de atenção e emprego de esforço constante. Essa iniciativa não deve ser mantida apenas pela área de TI, muito pelo contrário, toda a organização precisa aderir e o engajamento dos colaboradores é crucial para o sucesso da empreitada.

Esta implementação exige alto nível de planejamento estratégico, é necessário estabelecer uma sequencia de procedimentos que devem ser seguidos, de acordo com os objetivos à serem alcançados, caso contrário as mudanças poderão gerar resistência, o que poderá acarretar no fracasso do projeto.

Com um CMDB em pleno funcionamento, a empresa colherá diversos frutos, se tornando mais eficiente e eficaz e planejando melhor suas aquisições de TI.

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Com 22 anos atuando na área de TI, Especialista em Teleinformática & Redes de Computadores pela UTFPR(2007), Tecnólogo em Sistemas de Informação(Opet/2005), nascido em Araçatuba-SP, reside em Curitiba desde Janeiro de 2004, sempre atuando na área de TI em empresas privadas e pública.

Wagner Luis Alves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes