Desenvolvimento

Ξ 1 comentário

O TFS como ferramenta para CMMI nível 2

publicado por José Roberto Nunes Alves

A eficiência do TFS (Microsoft Team Foundation Server) é tremenda em ambiente de fabrica de software pois temos vários projetos sendo desenvolvidos ao mesmo tempo e o controle esta centralizado com visão total.

O TFS apresenta alguns problemas a nível de configuração, em  empresas que participei, o cenário era de erro na instalação do TFS.

Na maioria das vezes o suporte não tinha o skill necessário para sanar os erros, e vivíamos com o TFS com erro, em muitos casos a integração com o ambiente de testes não funcionava corretamente, o MVSS do TFS apresentava também alguns problemas que no dia-a-dia era sanado pelo fato que o controle de versão era primordial.

A integração com PROJECT era o mais assustador pois não apresentava condições de integração.

Desta forma você conseguia somente 90% da ferramenta, tendo que improvisar, deixando de trabalhar com os softwares integrados como Project. Talvez  o simples fato do TFS apresentar o controle das task para o ambiente de desenvolvimento, fez com que a Microsoft não se interessasse em integrar o Project, mas todo Gerente de projeto adora um Project. Não é somente instalar o Team Project no Visual Studio, o servidor do TFS deve estar com todos os ambientes testados, para que a ferramenta atenda adequadamente. Se o ambiente de suporte da empresa tiver o ISA com ferramenta de segurança do ambiente a configuração do TFS dobra. Não atuei com as versões recentes do TFS mas creio que a Microsoft melhorou o quesito de instalação e configuração nas versões recente da ferramenta.De qualquer forma a ferramenta atende o quesito de Gerencia do Produto, Gerencia da Solução, controle de versão, ambiente de teste,  e toda a distribuição de tarefas para o ambiente de desenvolvimento definidas pelo Gerente Projeto conforme a especificação definida no projeto. Mas fica o alerta no quesito de métricas e a sinalização das especificações, pois em ambiente médio e grande de desenvolvimento é preciso aprovação das especificações, pois o aceite na especificação o relógio começa a correr e se o tempo não for o suficiente para a tarefa em questão o famoso risco entra em ação. Lembrando que o modelo de projeto definido devera atender a todos os tópicos necessários para a certificação em CMMI somente o TFS não será suficiente para atingir o objetivo proposto. Em alguns casos devemos ficar atendo com o SLA da aplicação, isto requer outras metodologias que deveram ser acopladas ao projeto para que possamos atender o ambiente de produção.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formação em Ciências da Computação, 17 anos de Experiencia como Lider de Projeto, Analista Arquiteto, Analista Programador, Analista de Sistemas, Analista Delivery, Analista Especificador Cargos Voltados para o Desenvolvimento de Sistemas em Segmento: ERP, CRM, Financeiro, Comercial, Intranet, Extranet, Sites Ecomerce, Móbile, WebService, Smart, WCF. Implantação CMMI em Fabrica Software.

José Roberto Nunes Alves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes