A rede social Facebook desenvolveu e apresentou aos seus usuários um sistema de inteligência artificial que pode imitar as ações de um adversário em um jogo de pôquer ou de dados. A característica distintiva do programa é que a rede neural se adapta ao comportamento dos jogadores, leva em conta suas estratégias e toma decisões instantâneas que aumentam as chances de vitória da IA. O sistema é chamado de ReBeL (Recursive Belief-Based Learning). Traduzindo, significa “aprendizado recursivo baseado em crenças”.
Os gigantes da TI realizam pesquisas nessa área de conhecimento há vários anos. Grandes corporações estão desenvolvendo inteligência artificial para jogar xadrez, damas, go e jogos de cartas com adversários reais. Normalmente, para esse fim, elas usam tecnologia de autoaprendizagem para analisar uma grande quantidade de informações e tentar prever programaticamente o desenvolvimento do jogo iniciado. Para jogos de azar, que são baseados em resultados aleatórios, essa abordagem tem desvantagens óbvias. Os programadores do Facebook decidiram levar em conta o fator sorte. Eles deram mais atenção à análise das ações de um jogador ao vivo e ao impacto desse componente no resultado do jogo.
O programa ReBeL leva em conta não apenas a mão inicial e o conhecimento completo das estratégias de pôquer, mas também o nível das apostas, o estado da banca e as reações comportamentais do jogador. Além disso, ele avalia o nível do torneio, o tamanho da banca e a experiência do usuário. Para demonstrar os recursos da inteligência artificial, os programadores ofereceram o famoso jogador de pôquer Dong Kim para lutar com o ReBeL. A velocidade média de tomada de decisão da rede neural durante 7500 mãos foi de 2 segundos. O tempo máximo que a inteligência artificial levou para fazer uma jogada não ultrapassou 5 segundos.
Os representantes da rede social temem possíveis fraudes por parte dos usuários, portanto, o programa desenvolvido ainda pode ser testado apenas em uma versão de teste do jogo de dados. No futuro, uma versão multijogador do pôquer on-line será apresentada com base em IA, na qual a rede neural levará em conta os hábitos dos jogadores e o tamanho de suas pilhas e apostas. Entretanto, essa não será a única maneira de usar o desenvolvimento. De acordo com os programadores, o uso de algoritmos incorporados permitirá a incorporação de sistemas de autoaprendizagem baseados no ReBeL em serviços para a realização de leilões e organização de entrevistas. Eles serão usados para identificar ameaças cibernéticas e outras áreas.
É notável testemunhar o poder e a utilidade crescentes da inteligência artificial para lidar com uma infinidade de tarefas. Somente no Brasil, mais de 700 startups estão aproveitando essa tecnologia. Além disso, a IA está sendo usada para criar interfaces simples e intuitivas para sites modernos, demonstrando sua versatilidade e seus rápidos avanços.
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A experiência bem-sucedida em jogos de pôquer é uma prova convincente do potencial da inteligência artificial. Ela pode gerar soluções bem-sucedidas com base em uma infinidade de critérios não relacionados. A adaptabilidade das redes neurais ao cenário individual do jogo do oponente pode abrir caminho para um superprograma cujas ações sejam indistinguíveis do comportamento humano. Essa revolução em potencial poderia afetar significativamente os jogos de azar on-line e outras áreas de atividade humana que não sejam de jogos de azar, provocando entusiasmo com relação às possibilidades futuras.