Carreira

Ξ Deixe um comentário

O desafio de ser um super-CIO

publicado por Alexandre Santos
Procura-se um expert em sistemas de informação bilíngue, preferível vivência internacional com ótima formação executiva, fera em finanças, ultra-comunicador com jogo de cintura, ótimo gestor de contratos e projetos, grande estrategista, inovador, especialista em sustentabilidade que seja capaz de implementar o planejamento estratégico da empresa além de ser moreno alto com bom nível social.

Esse novo “job-description” de CIO ( ou Hero-CIO ) coincide  com os estudos sobre o genoma do ornitorrinco, aquele estranho animal com pele, pêlos, bico de pato, rabo de castor e patas com membranas, que segundo a revista Nature ( Ornithorhynchus anatinus) é ao mesmo tempo, um réptil, um pássaro e um mamífero.

A transformação do antigo Encarregado do CPD (ou Chefe de CPD) em CIO-Ornitorrinco ( Chief Infomation,Imagination & Inovation Officer ) aconteceu simultaneamente ao crescimento das necessidades para soluções de problemas que sequer existiam a algumas décadas atrás.

O que antes era apenas complicado passa a ser cada vez mais complexo. Para entender essa leve diferença, vamos recorrer a uma definição da Prof. Rita McGrath da Columbia University;

1. Complicado é algo que com a mesma ação produz resultados extremamente previsíveis como por exemplo pilotar um avião  ou certificar um profissional dentro das melhores práticas de governança (ITIL).

2. Complexo é algo que pode operar de forma padronizada, mas cuja interação está constantemente mudando.

Segundo ela, 3 características definem algo complexo são a DIVERSIDADE ou heterogeneidade existente, a MULTIPLICIDADE ou numero de elementos potencialmente interagindo e a INTERDEPENDÊNCIA que está diretamente ligada ao grau de conexão desses elementos.

Como exemplo de complexo, podemos citar o controle de tráfego aéreo em que as variáveis estão longe de ser prevísiveis e estão em constante mudança.

Essa complexidade é a grande razão para as exigências multidisciplinares desse profissional que passa um dos viabilizadores do plano estratégico da empresa.

Para ajudar a definir onde esse ornitorrinco se sai melhor, a IBM desenvolveu um estudo com mais 3.018 CIOs de 71 países e 18 segmentos de mercado intitulado : O CIO Essencial, que define 4 perfis ( ou Mandatos ) originados principalmente em como cada organização enxerga a função da área de TI. São eles os mandatos : Alavancar,Expandir,Transformar e Desbravar.

Nesse link você ainda pode fazer um self-assessment e saber em que mandato voce se encaixaria, comparar-se aos demais e descobrir que tipo de Ornitorrinco-CIO você é : o que viaja nas nuvens( mais pássaro ), o que mantém os pés no chão ( mais réptil), ou o que sempre segue a hype ( mais pato ).

Seja você um CIO-passáro, CIO-réptil ou CIO-pato ajudar sua empresa a prever o futuro com mais precisão em meio as incertezas econômicas parece a cada dia um skill indispensável do ornitorrinco-CIO.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Alexandre Santos é Gerente de Estratégia para Software de uma grande multinacional americana, possuindo mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação (TI) atuando como um Advisor e Arquiteto de varios clientes em Latin America. Possui ainda experiência em gestão de pessoas e de projetos, tendo sido CIO e CTO de algumas empresas de médio porte. Matemático com MBA em gestão pela FGV, onde leciona como professor convidado e consultor é também mestrando em Engenharia de Software na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Alexandre Santos

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes