TI CorporativaGerência de ProjetosO controle de Pré-Vendas através do Escritório de Projetos

O controle de Pré-Vendas através do Escritório de Projetos

-

Publicidade

As soluções PSA (Professional Services Automation), proporcionam um amplo controle do ciclo de vida útil dos projetos – inclusive o processo de Pré-Vendas. Uma questão sempre presente nas empresas de serviço baseadas em projetos é a falta de sintonia entre o que foi vendido e o que está sendo executado. Como evitar essa armadilha?

Entendendo a demanda do cliente
O ciclo de vida do projeto começa no entendimento da necessidade do cliente. A ideia é que o consultor comercial desenhe a solução a ser apresentada na ferramenta de controle de projetos. Vejamos quais as vantagens:

Custos–
– Ao desenhar a solução através de um cronograma de atividades, você pode estimar as horas que serão gastas pelos profissionais que possuem determinada função;
– Pode estimar dessa forma o custo das horas a serem gastas nas atividades tomando por base o custo de hora médio daquela função específica (Exemplo: programador Java = R$ 65,00h.);
– Além do custo das horas, você também deverá estimar o custo das despesas a serem gastas pelos consultores durante o trabalho. Despesas como passagens, estadia, transporte, alimentação etc. Você poderá estimar um valor total para cada despesa, e um valor máximo para cada lançamento conforme a sua proposta comercial indicar junto ao cliente;
– Poderá ainda controlar as aquisições planejadas para aquele projeto. Despesas com a compra de equipamentos (notebooks, etc) e também gastos com aluguel de salas e despesas extras.

Receita
Para calcular a receita, o consultor deverá cadastrar o faturamento previsto como receita do projeto. Normalmente as soluções PSA possuem um “engine” de regras de faturamento que podem ser selecionadas conforme a proposta comercial indicar. Podem ser cadastradas regras fixas de faturamento, ou vinculadas a entregas de etapas do projeto. Os valores podem ser numéricos ou representar um porcentual do valor do projeto.

Margem de contribuição
Uma vez definidos os custos do projeto, bem como a receita do mesmo, o sistema calcula um indicador de “margem de contribuição”, que vai servir de guia para o acompanhamento durante o decorrer do projeto.

Central de Alocação
As propostas que forem sendo negociadas na fase de Pré-Vendas, proporcionam subsídio importante para a empresa planejar seu pool de consultores. Suponhamos que estejam sendo negociadas 5 propostas que possuem no seu escopo a necessidade do recurso Programador Java, e que as horas somadas nessas 5 propostas para essa função de Programador Java totalizem 1.200 horas. Cabe a Central de Alocação verificar qual o estoque de horas existente no seu pool de consultores para essa função e, caso esse estoque de horas não seja suficiente, planejar a aquisição de novas contratações para atender algumas das propostas que forem fechadas.

Além disso, quando você coloca todas essas informações num único lugar, fica mais fácil negociar alterações com o cliente, pois o escopo está sendo controlado pelo cronograma, o custo das horas está sendo computado e as despesas são alocadas corretamente. Quando o cliente solicita uma alteração no escopo, automaticamente o custo se atualiza. Fica então a critério da empresa o manejo da Margem de Contribuição.

Uma vez fechada a proposta, o desenho do projeto já está pronto para ser executado. Se no fechamento houve alguma alteração de última hora, é só fazer uma alteração no planejamento e partir para o próximo passo – Alocação dos Recursos. Como vimos acima, a Central de Alocação monitora constantemente o volume de Pré-Vendas (pipeline) e já está se preparando para as demandas de recursos que virão com o fechamento das propostas.

Finalizando
Deve existir na empresa um processo formalizado de controle de Pré-Vendas pelo Escritório de Projetos, que monitore o pipeline e o processo de aprovação de propostas. Assim sendo, fica estabelecido o controle e a transparência. Esse processo estrutura a informação do projeto e automatiza as tarefas, eliminando a possibilidade de aprovação de projetos deficitários e estimula a colaboração das equipes.

José Américo Cartuchi
Executivo da área de TI com 15 anos de experiência no mapeamento de processos de negócios, gestão de projetos e PMO. Experiência em projetos de implantação de soluções PSA e desenvolvimento de aplicações. Gestão de grandes contas como: VOTORANTIM, SKY, NATURA, ITAU entre outras.Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/jose-americo-cartuchi/0/102/a66

Latest news

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
Publicidade

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

Must read

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you