CarreiraO cara da informática: o começo

O cara da informática: o começo

-

Todos os profissionais de TI já passaram ou conhecem alguém que passou por situação similar: uma empresa que nunca teve um departamento de TI (normalmente empresas pequenas ou médio porte) e que finalmente sente a necessidade de contratar alguém da área de TI para manter os sistemas informáticos em funcionamento.

É habitual também que quando isso acontece não exista um “departamento de TI”, existe apenas o “cara da informática” que é subordinado a alguém que muitas vezes não entende nada de informática.

É comum também nestes casos estar ocupando o lugar de um outro “cara da informática”, que dependendo da situação, muitas vezes sequer tinha formação na área e apenas “quebrava o galho” – literalmente.

Tendo todo este cenário (nada otimista) em mente, o setor das PMEs (Pequenas e Médias Empresas), continua sendo uma grande fatia do mercado e cada vez mais está apostando em tecnologia e sistemas da informação; além de que o “cara da informática” de hoje poderá amanhã vir a ser o gerente do departamento de TI, na medida que a pequena empresa for amadurecendo e evoluindo.

Isso tudo pode ser um desafio imenso e trazer satisfação pessoal e crescimento profissional. Como não existe supervisor, coordenador ou gerente de TI, ele terá que fazer e acumular todas essas funções em conjunto. Ele terá a oportunidade de estruturar e consolidar o parque informático, organizar o departamento de TI e preparar a estrutura para quando for necessário contratar mais profissionais.

Além disso, ele deverá também estudar e ir se mantendo informado sobre as tendências de mercado, softwares e outras tecnologia que sejam pertinentes à organização – isso vai-lhe permitir manter a vantagem competiva e ir evoluindo na carreira.

O contato com os diversos fornecedores de hardware e software é outra necessidade que vai ajudar a fortalecer laços profissionais e networking, contribuíndo também para o seu crescimento.

Este é o primeiro de uma série de artigos sobre o “cara da informática”, aquela pessoa que sozinha comanda a TI de uma pequena e média empresa, não perca o próximo artigo que explica como aprovar os orçamentos e necessidades de TI.

Outros Posts:

O cara da informática: o começo

O cara da informática: aprovando projetos

O cara da informática: contornando custos

O cara da informática: mensurar o helpdesk

O cara da informática: procedimentos operacionais

Eduardo Marqueshttp://www.progere.com
Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança.Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores.Veja mais artigos do autor, aqui.LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarquesEmail: emarques@progere.com

5 COMMENTS

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you