TecnologiaCloud ComputingA nuvem no Brasil, um ano depois

A nuvem no Brasil, um ano depois

-

Publicidade

A nuvem no Brasil, um ano depoisAno passado eu escrevi um artigo sobre os Três pontos importantes que você precisa saber sobre a nuvem.

Passado um ano, o que mudou e o quais as lições vindas da nuvem?

  • O céu é muito grande para ter apenas um fornecedor de nuvem.
    Tenha em mente que o maior distribuidor, ou o mais experiente não necessariamente tem a ferramenta necessária para o seu negócio. Há uma infinidade de fornecedores ao redor do mundo, que entregam cada um na sua forma um diferencial. Uns tem o custo mais acessível, outros entregam segurança aprimorada, alguns entregam automatização de processos, outros monitoramento mais detalhado, enfim, conheça todas as suas nuvens.
  • Comece devagar, cresça rápido!
    Ainda tem dúvida se vale a pena? Inicie com um projeto pequeno, um webservice, um servidor de arquivos ou mesmo um servidor de diretório. A partir do momento que tiver familiarizado com o ambiente, cobrança e integração, migre seus maiores produtos, sem pensar em um fim para o projeto, pois podem haver desvios que a nuvem pode contornar ao invés do on-premise. A nuvem independe do seu negócio, aproveite a viagem!
  • Misturar tecnologias, uma arte.
    A TI híbrida, além de tendência para 2015 foi uma valiosa lição no ano que se passou. A maioria das PMEs não querem operar integralmente na nuvem e também não querem confiar  completamente no seu departamento interno de TI. A solução que estamos encontrando é a de misturar as tecnologias, assim como a receita de um drink. Porém cuidado, o exagero ou a falta de um ingrediente pode desandar o resultado final. E a ressaca, essa pode ser brava.

[Crédito da Imagem: Coud Computing – ShutterStock]

Rafael Suguiharahttps://www.linkedin.com/profile/view?id=109416864&authType=name&authToken=w4NW
Rafael Suguihara é arquiteto de soluções na Done TI. Atua na área de TI há 15 anos sendo que os últimos três anos vive e respira a nuvem dos mais diversos players. Participou de projetos de implantação e coordenação liderando equipes técnicas. Entusiasta de novas tecnologias dividindo-se entre São Paulo e Porto Alegre.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you