Carreira

Ξ Deixe um comentário

Materiais Oficiais Grátis para Certificações em TI

publicado por Rodrigo Pace de Barros

Figura - Materiais Oficiais Grátis para Certificações em TITodos sabemos que o caminho até uma Certificação em TI passa por algumas fases. Após selecionarmos qual Certificação iremos obter, o segundo passo (e muito importante) é o levantamento de materiais a serem estudados.

A importância deste levantamento é tão grande que uma escolha errada pode te levar a sucessivos fracassos na hora da realização da prova. Então, saber escolher uma boa fonte de informação é essencial nesse momento.

Neste artigo trago inúmeras opções grátis (e oficiais) de fontes de materiais para nossos estudos, cursos oficiais para certificações técnicas e gerenciais, além de mostrar, ao final, que é possível sim manter sua empregabilidade em alta mesmo em tempos de crise.

Porque Falhamos

Antes de entrarmos no campo dos materiais a serem estudados, é importante entender o porque falhamos nas provas.

O mundo dos Certificados Profissionais é realmente amplo quando falamos dos aspectos técnicos e gerenciais das nossas profissões e de suas possíveis Certificações de mercado. Existem tantas opções que não é difícil encontrar alguma que se encaixe no seu perfil profissional.

Porém, por se tratarem de conteúdos densos e técnicos, suas provas de Certificação são complexas, longas, cansativas e difíceis. Você deve conhecer alguém que não passou em alguma Certificação Técnica ou Gerencial em seu círculo de amigos. Não conhece?

As causas de não conseguir obter a certificação são estas em 99,99% dos casos:

  1. Material de baixa qualidade:
  2. Pouca disciplina para os estudos:
  3. Falta de metodologia de estudos:

Quando você cobrir estes 3 itens acima de forma completa em seu ciclo de estudos, você deixará de ter um “esforço para a prova” para ter um “Projeto de Estudos para obter sua próxima Certificação Profissional”. E, como PMP, posso dizer que um projeto tem início, meio e final estabelecidos. Sua vitória é uma questão de tempo.

Certificações Técnicas: Torne-se Especialista em TI

Entrando no tema dos materiais, trataremos o item 1 acima. Aqui é realmente muito importante ter uma fonte confiável de informações a partir da qual você poderá estudar para sua Certificação desejada.

Porém, como sabemos, muitos materiais são pagos. E muito bem pagos. Preços em dólar acabam por dificultar ainda mais a busca pela qualidade do material e os que encontramos disponíveis na Internet são sofríveis.

Então baseado no artigo de Carlos Cedro, consolidei aqui algumas fontes de informação oficiais e grátis para quem não pode (ou não quer) pagar pelo material de estudos.

Vamos a elas:

Microsoft Virtual Academy

Há um bom tempo a Microsoft abre as portas do seu mundo de certificações e treinamentos técnicos de forma gratuita. No MVA é possível que você encontre cursos online preparados por especialistas da própria Microsoft. Estes cursos dão a você um certificado de conclusão e servem de base para os estudos para as Certificações Profissionais da Microsoft, como, por exemplo, o MCP, MCSE, etc.

Você pode acessar o link do MVA clicando aqui: Microsoft Virtual Academy.

Importante: Se você ainda não sabe qual Certificação Profissional da Microsoft você quer tirar, clique aqui e encontre a que mais te agradar.

Agora, é focar no objetivo, traçar sua estratégia de estudos (para saber como montar a sua, acesse este link e conquistar seu objetivo.

Linux Professional Institute (LPI)

Uma das certificações mais reconhecidas (e aprovadas) pelo mercado quando estamos falando de Linux é a LPI. Ela se trata da maior Certificação Profissional em Linux do Mundo!

Atualmente já existem empresas onde o pré-requisito é ter esta certificação para poder concorrer a uma vaga.

As certificações LPI são divididas em vários níveis, cada um com seu nível de especialização: do básico ao expert. Para saber mais a respeito destas certificações e qual delas é pra você, acesse este link.

Neste site existe um roadmap da Certificação onde você poderá ver qual será seu caminho até o topo do mundo Linux. Confira clicando aqui.

Como material de estudos a LPI disponibiliza um e-book (somente em inglês) para download gratuito. Você poderá pegar este ebook acessando este link.

Outras formas interessantes e boas para estudar para Certificações Linux LPI são estas:

Agora, é focar no objetivo, traçar sua estratégia de estudos (para saber como montar a sua, acesse este link) e conquistar seu objetivo.

Certificações CISCO

As queridinhas (e preciosas) Certificações Profissionais do pessoal de Redes e Telecom. Fundamentais para quem quer se destacar nessa área e ganhar ótimos salários como Especialista em Redes de Computadores.

Você já deve ter visto muitos amigos seus (eu também já vi alguns meus) que mesmo não sendo da área de Redes precisaram obter uma Certificação Profissional da Cisco para dar um up no currículo.

As Certificações da Cisco também são divididas em basicamente 3 tipos:

  • CCNA: A Certificação de entrada na Carreira de Redes. É o portão de entrada e requisito básico para muitas (mesmo) vagas de emprego atualmente.
  • CCNP: Profissionais respeitados no mercado, com bons cargos (até gerenciais) e com ótimos salários. O CCNP é uma referência e um belíssimo cartão de visitas para seu currículo.
  • CCIE: Expert em Redes. Prova altamente complexa, dura e longa. Mas igualmente possível de ser conquistada.

Para estudar para estas provas, a Fundação Bradesco dá gratuitamente um curso semi-presencial voltado para usuários experientes. Clique aqui e confira. Se puder, já se matricule.

Outras fontes boas de informação e estudo são as seguintes:

  • Curso de CCNA-Security pela Charles Sturt University: Curso totalmente em inglês. Para acessa-lo, clique aqui
  • Site Estude CCNA: Este site disponibiliza algumas vídeo aulas gratuitas para quem quer obter a Certificação CCNA. Clique aqui e confira!

O que fazer com tanto material?

Porém, de nada adianta ter material de qualidade nas mãos sem saber como estudar corretamente.  É natural que o esforço inicial de estudos se transforme em cansaço e irritação e que, com pouco tempo, você desista da certificação.

O natural (e já passei por isso) é assim que pegarmos tudo o que pudermos na Internet, começarmos a estudar muitas horas por dia. Porém, em poucas semanas você verá que o rendimento dos estudos não é o mesmo, seu cansaço mental aumenta logo nos primeiros minutos e o desanimo toma conta, atrapalhando seu aprendizado. Então, você pensa em desistir, segue empurrando os estudos de qualquer forma até que algo mais sério e urgente tome sua atenção para que os estudos sejam deixados de lado definitivamente.

Concorda comigo que é assim que funciona?

A solução para este problema e para que você sempre conquistar as Certificações Profissionais que quiser é ter uma estratégia de estudos que englobe não só o material que você precisa estudar, mas também que considere seu tempo livre, com a sua família e com seus amigos. Viver em função dos estudos só te levará ao cansaço, irritação e stress

Montar esta estratégia é possível e rápido. Para isso desenvolvi um material gratuito que vai te ajudar a criar seu Projeto de Certificação, onde, com estratégia, você estudará da melhor forma possível, no menor tempo e com resultados muito bons.

Até mais!

  •  
    24
    Shares
  • 24
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Rodrigo Pace de Barros, PMP Coach de Carreira Especialista em Profissionais de TI Possui 17 anos de experiência em projetos de Segurança de TI e ambientes de missão crítica em empresas de grande porte. Atua há 10 anos na Telefonica Vivo como especialista em Projetos de Segurança da Informação, compliances e certificações e, atualmente ocupa o cargo de consultor especialista de Pré-Vendas. É formado pela Unesp de São José do Rio Preto e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Colunista em diversos portais de TI e Gestão de carreiras, palestrante, instrutor e assessor de carreiras especializado em TI. Site: http://www.rodrigopace.com.br Criador do Desafio LinkedIn: www.desafiolinkedin.com.br Contato: rodrigo@rodrigopace.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rodrigopace/ Facebook: https://www.facebook.com/rodrigopace.com.br Twitter: @RodrigoPaceDH

Rodrigo Pace de Barros

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.