Gerência de Projetos

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ITIL para pequenas empresas

publicado por Renato Nicodemos

Resumo: ITIL nas grandes empresas é uma realidade cada vez mais presente pela segurança na entrega de qualidade dos serviços e de suportes de Tecnologia da Informação. Para pequenas empresas, ITIL ainda pode significar uma metodologia de melhores práticas um pouco distante, uma vez em que ITIL parece ser adequada somente para  grandes empresas.

Abstract: ITIL in large companies is a reality that is increasingly present in the security, quality of service delivery and support of Information Technology. For small businesses, can still mean an ITIL best practice methodology a little distant, a time that ITIL seems to be suitable only for medium and large enterprises.

 

Palavras-chave: Metodologia; Processos; Gerenciamento.


1. ITIL e os Processos

De forma em que é colocado, ITIL (Information Technology Infrastructure Library), dá a impressão de envolver muitos e grandes processos organizacionais, não é essa a realidade, o que realmente acontece é que a relação entre ITIL e os processos se dá pela quantidade de pessoas-chave envolvidas. Diante deste ponto, podemos concluir que se houver menos pessoas, mais rapidamente se implementa ITIL em uma pequena empresa.

 

2. A cultura nas pequenas empresas

Trabalhar com o “novo” ou “nova” é e, sempre será, um desafio para os responsáveis na implantação das novas metodologias e tecnologias, principalmente em pequenas empresas. “Ainda existe um grau razoável de ignorância, nas empresas menores, sobre os benefícios potenciais da ITIL”, argumenta  Paul Cash, managing director da Partners in IT, consultoria em ITIL. Essa realidade deve mudar no sentido em que as metas vão aumentando e necessitando de tratamento.

3. Framework muito lógico

Estar sempre alinhado aos processos, esta é um dos maiores fundamentos da ITIL proporcionando níveis de detalhamento de processos com muita clareza. É a lógica para o gerenciamento de mudanças.

 

4. Apenas 4 pontos importantes

Considere 4 pontos para avaliar a adoção de ITIL em pequenas empresas:

  1. Não se intimide: A ITIL pode funcionar para pequenas empresas.
  2. Líder no processo: Um líder no comando é essencial.
  3. Princípios: Fazer uma análise em pontos essenciais que vão funcionar em ITIL.
  4. Progresso: Deve haver garantias na organização e implementação de diretrizes ITIL. Deve haver alguém responsável por isso.

 

Referências

http://computerworld.uol.com.br/gestao/2008/04/25/como-o-itil-pode-gerar-bons-resultados-ate-para-pequenas-empresas/. Acesso em 20/05/2011.

http://www.path.com.br/artigos/view/11. Acesso em 20/05/2011.

Autor

Resumo: Professor Universitário durante 5 anos na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pananal - Uniderp, hoje Uniderp-Anhanguera, lotado na Coordenação dos Cursos de Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Matemática e Administração. Atualmente exerce a função de Tutor de TI no Portal Educação. Especializações: Especialista em Desenvolvimento de Aplicações para a World Wide Web. Analista de Suporte pela Audiochannel-SP. Educação a Distância (Portal Educação), ITILv3 (EasyNet), LMS-Moodle (Senac-MS), Windows Seven (Treinamento Oficial Microsoft), Fundamentos da Gestão de TI (FGV), Informática Aplicada (IBMEC-RJ), PHP (Milenium), Linux (Milenium).

Renato Nicodemos

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