TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Intolerância Everywhere

publicado por Mauricio Veneroso

Intolerância EverywhereLamentavelmente vemos diversos episódios pelo mundo relacionados à intolerância de ideais políticos, religiosos, financeiros e até mesmo gastronômicos.

Todos os dias há manchetes nos jornais que relatam histórias que parecem vir de filmes e seriados de ficção.

Esse artigo é para trazer uma reflexão sobre outros níveis de intolerância mais sutis e que estão dentro do mundo corporativo, tanto na área de TI como em outras áreas.

Desde um “bom dia” não respondido até uma ideia não considerada, todos somos de certa forma intolerantes.

Parte dessa aceleração da intolerância se deve à velocidade com que a tecnologia auxiliou na divulgação de ideias, notícias e informações.

Na tendência mundial do “everywhere” em que tudo está disponível instantaneamente, ocorreu uma avalanche cada vez maior de informações para cada pessoa que está conectada ao mundo virtual.

Nessa avalanche, o ser humano em sua formidável capacidade adaptativa, precisou naturalmente ser mais seletivo em buscar apenas o que interessa.

Acostumamo-nos a filtrar tudo e bloquear qualquer coisa que nos interessa por uma simples questão de sobrevivência.

Assim, não podemos olhar para episódios de intolerância pelo mundo sem observar as pequenas intolerâncias que praticamos sem perceber.

Em alguns escritórios dificilmente as pessoas realmente “escutam” o que o outro tem a dizer, pois já tem a sua opinião sobre o tema ou já estão sobrecarregadas com tanta coisa na cabeça.

Então, ninguém realmente “ouve” o que o outro tem a dizer, no meio da conversa o ouvinte já está contestando a ideia, pensando noutro assunto, desviando sua atenção.

Está, de certa forma, sendo “intolerante” com a mensagem que a outra pessoa está trazendo.

Podemos mudar isso tornando-nos mais “humanos” e realmente ouvindo as outras pessoas, dando atenção para as suas ideias, sugestões e ações.

Esse simples ato, de “focar” naquilo que o outro está trazendo, transforma esse relacionamento de “intolerância disfarçada” em “atenção explícita” e isso transforma a relação entre as pessoas, entre as áreas, na empresa e na sociedade como um todo.

Chega de intolerância!

[Crédito da Imagem: Intolerância – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Mauricio Veneroso tem mais de 20 anos de experiência na área de TI sendo mais da metade no mercado de telecomunicações. Trabalhou em diversos projetos de desenvolvimento de sistemas. Nos últimos 5 anos sua atuação tem sido voltada para ITSM atuando como Consultor de TI, estruturando equipes de suporte, níveis de serviço e definindo processos de melhoria contínua redefinindo inclusive metodologias de desenvolvimento de sistemas, participando da elaboração de SoWs, RFPs e RFIs para assegurar transições para os times de produção, suporte e sustentação de sistemas com o menor impacto possível para as áreas usuárias e para os times de suporte.

Mauricio Veneroso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes