TecnologiaBig DataBig Data: Para onde vai?

Big Data: Para onde vai?

-

Big Data: Para onde vai?Imagine poder contar com todo o tipo de informação de mercado relevante para seu negócio atualizada em tempo real. O Big Data é um avanço imensurável da Tecnologia da Informação, porque capta e transforma dados não estruturados – disponíveis na Internet, em redes sociais e outras fontes – em estatísticas úteis para serem utilizadas por todo e qualquer segmento. Se hoje a técnica ainda engatinha, em breve trará vários benefícios, inclusive de utilidade pública.

Atualmente, há uma grande tendência entre as prefeituras das grandes cidades do mundo, como Londres e Nova York, em disponibilizar à população dados sobre transporte, segurança, clima e trânsito. Isso abre espaço para que qualquer pessoa ou empresa desenvolva ferramentas úteis à população, como aplicativos para consulta de horários e itinerários de ônibus, previsão do tempo, entre outros.

Dados e estatísticas são a base dos boletins de ocorrência, que têm como objetivo fornecer à polícia um mapeamento da violência urbana. Trata-se de uma aplicação Big Data para analisar onde acontecem os crimes, o tipo de delito e as suas características. O objetivo é realizar um policiamento preditivo, agindo sobre o crime antes que ele aconteça. Claro que esse tipo de policiamento exige que as autoridades disponham de efetivos e estrutura adequados. No Japão e na Europa, por exemplo, os níveis de criminalidade têm caído, e um dos grandes responsáveis por essa queda é a ação por parte das autoridades antes que as ocorrências aconteçam.

Nos grandes eventos, como a Copa do Mundo em 2014, as postagens em redes sociais podem ser utilizadas como grandes termômetros para medir o clima das torcidas e o sentimento dos torcedores. Podem ser empregadas até mesmo para medir a intenção de possíveis conflitos, permitindo que autoridades ajam com antecedência, e também como ferramenta para entender a receptividade da população para com o espetáculo, monitorando reclamações e elogios diversos. Na parte esportiva, as estatísticas funcionam para analisar os times e calcular a probabilidade de cruzamentos de chaves e favoritos ao título, com base em resultados passados das equipes.

Diante do universo de informações disponíveis para se trabalhar, fica difícil de estabelecer um limite para a aplicação do Big Data. As restrições existem mais por conta da nossa criatividade e nas perguntas que fazemos, do que na capacidade em respondê-las. Dados e estatísticas, por meio dessas soluções, podem não resolver todos os problemas, mas ajudam a entender e aprimorar qualquer que seja o cenário.

[Crédito da Imagem: Big Data – ShutterStock]

Thoran Rodrigueshttp://br.linkedin.com/pub/thoran-rodrigues/14/892/b2b
CEO da BigData Corp., empresa especializada em soluções de Big Data. – www.bigdatacorp.com.br

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you