Carreira

Ξ Deixe um comentário

Certificações vs Faculdades Tradicionais em meio a Transformação Digital

publicado por Carol Merten

Figura - Certificações vs Faculdades Tradicionais em meio a Transformação DigitalCertificações vs Faculdades: Eu estou sempre questionando processos, e porque eles existem, porque foram definidos daquela maneira, e venho conversado com muitos profissionais, tanto da área de RH, Psicologia e Tecnologia, e pra mim não fazia sentindo a exigência de uma faculdade para os profissionais que buscam cada vez mais sua posição no mercado de Marketing Digital, que hoje é altamente alinhando à Metodologia de Inbound Marketing e Growth Hacking, que são orientados à dados e ao crescimento da empresa na geração de leads. E sempre me questionei porque ficar 5 ou 4 anos (não sei ao certo) dentro de uma faculdade de Administração, se isso não iria me colocar à frente dos meus concorrentes a uma vaga de emprego? Para mim não fazia sentindo isso, até porque por mais que o meu viés seja o de marketing eu sempre trabalhei em empresas de tecnologia e hoje, quer dizer, há pelo menos 10 anos, o que importa para uma empresa que precisam de profissionais de TI é o quanto aquele profissional é qualificado, possui habilidades e certificações na área dele, seja de Desenvolvimento, Banco de Dados, CRM, Segurança da Informação, Etc

Mas vinha sempre a pergunta porque o mercado do marketing digital também não pensava da mesma maneira? O Marketing Digital precisa estar atento a tendências de atendimento multicanal, inteligência artificial, aprendizagem de máquina, análise de dados entre outros critérios que se enquadram na metodologia Inbound e Growth. E aí ei te pergunto quais dessas disciplinas irão fazer parte do meu curso de Administração ou da minha Pós-Graduação ou MBA em Marketing em Vendas? Nossas universidades precisam se reinventar, e digo mais, não só as universidades, mas escolas também, estamos criando uma geração que está absorvendo informação e conhecimento cada vez mais rápido e isto não está numa sala de aula.

Mas ao mesmo tempo, confesso aqui: me sentia menos por não ter uma graduação, mas em todos os trabalhos que participei eles estavam norteados para o crescimento da empresa e aceleração dos negócios através do meio digital, talvez isso tenha me permitido me diferenciar um pouco no mercado e poder participar de tantos projetos interessantes. No fundo tenho desejo sim de ter uma especialização em análise de comportamento do usuário no ambiente digital, ou seja, misturar tecnologia marketing e psicologia, isso é o que mais amo, mas já fiz pesquisa sobre mestrados e doutorados e simplesmente não encontrei, então isso me desmotivava também concluir uma faculdade. Na verdade, cheguei a começar 3: Administração, Design Gráfico e Gestão de Marketing e comecei um MBA paralelo de Marketing Digital, mas nenhuma me trazia respostas rápidas para o que eu precisava, que era resolver as questões dos meus clientes, elas sempre traziam o mais do mesmo, ou eu já sabia o que estava sendo estudado ali. Mas para alivio de alguns, esse ano concluo minha faculdade, me matriculei numa de Marketing Digital e consegui fazer reaproveitamento de cadeiras, mas o que mais me motivou foi o fato de me reciclar, ou ter logo esse título e dizer, pronto está aí.

Mas, Graças a Deus, o mercado entendeu a importância de certificações e a relevância para chancelar a competência técnica daquele profissional. Eu por exemplo, possuo 18 anos de experiência em Marketing Digital, criei uma empresa que em 2 anos faturava 2 milhões de reais ao ano, e ela só não deu certo por problema de gestão, mas o meu skill não é de gestão de empresa, eu deveria era ter contratado alguém para exercer aquela função e eu com a minha imaturidade quis abraçar o mundo, claro que a empresa quebrou.

Hoje estou mais feliz e mais tranquila, talvez até ter me perdoado porque fui tão cabeça dura por não ter concluído uma faculdade, não era só por transgressão por não querer fazer parte do sistema. Para muitos pode ter parecido isso, mas realmente não me encaixava naquele sistema, não era aquilo que eu queria para minha carreira. E não era uma faculdade de Administração ou Publicidade que iriam comprovar as minhas competências técnicas de Inbound Marketing.

Eu e um amigo nos juntamos e começamos a estudar nos últimos meses e resolvi, talvez o termo agora sim seja “criar vergonha na cara” e tirar as certificações que comprovassem as minhas experiências ao longo destes anos. Total hoje são 16 certificações chanceladas pelas maiores empresas do Brasil e do mundo, como Google, Hubspot, RD Station e Rock Content:

  1. Google
    1. Fundamentos do Google Adwords
    2. Certificação em vendas de Soluções digitais
    3. Certificação de publicidade em pesquisa do Google Adwords
    4. Google Analytics
    5. Certificação em Google Shopping
  2. Hubspot
    1. Inbound Certified
    2. Email Marketing Certified
    3. Content Marketing Certified
    4. Inbound Sales Certfied
  3. RD Station
    1. Customer Sucess
    2. Gestão
    3. Vendas
    4. Marketing
    5. Agência de Sucesso
    6. Novo RD Station
  4. Rock Content
    1. Especialista em Marketing de Conteúdo Avançado

Todas estas certificações você pode conferir no meu Linkedin ou no meu Blog.

Hoje me sinto mais preparada e com mais confiança sobre quem eu sou no mercado e sobre minhas competências técnicas e experiências, novamente reforço o que falei em outros posts, eu sou aquele tipo de empreendedor interno, que foca em resultados e no crescimento da empresa, não sou uma empreendedora externa que almeja possuir uma grande empesa ou ser sócia de uma.

Agradeço a todas as pessoas que me apoiaram e que me fizeram me sentir mais forte em correr atrás disso, porque sempre ouvi elogios e de fato não aceitava nenhum deles, porque eu mesma entendia que só as minhas experiências não bastavam para certificar minhas competências técnicas.

E hoje eu te devolvo a pergunta, o que é mais importante neste momento atual do mundo que estamos vivendo, que a transformação digital está cada vez mais acelerada, o mercado concorrido e as pessoas querendo vender cada vez mais? Ficarmos 5 anos dentro de uma faculdade com metodologias retrógadas ou irmos pro mercado, nos capacitarmos com cursos específicos e tiramos certificações que comprovem os conhecimentos técnicos para colocarmos em ações o crescimento das empresas?

Obrigado por ler até aqui 😊

 

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou uma profissional orientada para resultados, com visão sistêmica e foco em planejamento estratégico. Atuo como consultora de negócios digitais e ofereço aos meus clientes todo conhecimento e know-how adquirido em 17 anos de mercado, provendo serviços e soluções para web com estratégia direcionada em marketing digital. Proporciono as pequenas e médias empresas posicionamento mercadológico no ambiente digital, sempre com foco em resultados, para que o cliente consiga atingir seus objetivos e sua presença online resulte em mais negócios.

Carol Merten

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Curso: Desenvolvimento de APIs

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.