Governança

Ξ Deixe um comentário

Governança de TI com COBIT

publicado por Eliel Genilhu

Muito se fala nos últimos anos sobre governança de TI, este assunto esta nas pautas de reuniões de vários gestores e ate mesmo de conselhos administrativos de grandes empresas. Gostaria de falar um pouco aqui sobre o que é governança e como o COBIT pode nos ajudar a implementa-la.

Definição de governança “um processo que toma decisões para definir espectativas, conceder poderes, ou verificar desempenho (ITGI, 2010)”.

Gosto de fazer a seguinte analogia com meus alunos. Imagine um carro, você tem o mecânico  o especialista de motor, o eletricista etc… porém quem da a direção para este carro em qualquer estrada é o motorista. O papel de cada um na equipe e muito importante para o resultado final mais o motorista que dita o ritmo a velocidade e principalmente a direção. Na TI não é diferente temos uma grande equipe de especialista que trabalha duro para ganharmos a corrida porém o CIO é quem da a direção é ele quem governa, que tomas as decisões  Portanto qualquer governança de TI deve partir do CIO ou gestor de TI.

O COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) entra aqui como uma grande e importante ferramenta, apesar de não ser a única para ajudar o CIO na tarefa de dirigir este carro na velocidade e direção correta.

Inicialmente o COBIT foi criado para ser uma ferramenta de auditoria do governo britânico que queria saber se o dinheiro investido em tecnologia da informação estava sendo bem aplicado. Mais tarde passou a ser usado por várias empresas buscando gerir melhor os seus recursos de TI. Com o surgimento das várias leis de conformidade no final da década de 90 ele passou a ser usado como principal ferramenta para o cumprimento destas normas.

O mais importante é saber que o COBIT não é uma norma a ser seguida do início ao fim, mais sim um guia, um conjunto de boas práticas compiladas de forma a direcionar o que deve ser feito mais não como se deve fazer. É muito importante que cada gestor saiba identificar as necessidades de sua empresa ou negocio e buscar no COBIT uma melhor pratica que possa lhe auxiliar.

Para quem quizer saber um pouco mais sobre o COBIT,  pode fazer o download gratuito do COBIT 5 no site www.isaca.org

Abraços

Eliel Genilhu

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Mais de 15 anos de experiência em Tecnologia sendo metade como Gestor. Atualmente CIO e IT manager em uma industria Farmacêutica, Professor de pós-graduação nas universidades UNIBH e IETEC. Especialista em gerenciamento de projetos com MBA pela FGV. Certificados em ITIL e COBIT. Contatos: Twitter: @genilhu Email: leogenilhu@gmail.com Linkedin: http://www.linkedin.com/profile/view?id=52264155&trk=tab_pro Facebook: https://www.facebook.com/leogenilhu

Eliel Genilhu

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.