Para as organizações o conhecimento organizacional é considerado um ativo que, embora intangível, garante uma vantagem competitiva. Segundo o autor Grant (1996), a vantagem competitiva é alcançada por meio do aperfeiçoamento contínuo e da inovação do processo produtivo e do produto, e o conhecimento é o recurso organizacional que permite à organização desenvolver tais atividades de melhoria e o crescimento da inovação. Analisando a definição dos autores, o crescimento da própria evolução organizacional demonstra uma mudança de paradigma quanto à importância do conhecimento. Um outro autor Grant (1996) e Kogut & Zander (1992) comentam que a evolução parte de uma visão na qual a lucratividade é explicada em função dos fatores produtivos existentes, para uma visão baseada em conhecimento, constituindo a teoria baseada no conhecimento, segundo a qual a vantagem competitiva de uma organização é condicionada ao conhecimento.
Desta maneira, as organizações precisam preparar-se internamente a fim de que o conhecimento possa circular entre os indivíduos da organização, e que seja empregado em ações que resultem em algum tipo de aperfeiçoamento. Analisando a figura 1 abaixo, podemos então questionar: “Como ocorre o processo de gestão do conhecimento nas organizações ?”
Figura 1. Modelo de pesquisa. Fonte: Kakabadse et al. (2003)
Analisando a classificação da evolução da Gestão do Conhecimento (figura 1): Aquisição do Conhecimento, Armazenamento do Conhecimento, Distribuição do Conhecimento e a Utilização do conhecimento, segundo o autor Kakabadse (2003); podemos concluir que este processo tem toda uma evolução, desde da sua concepção até o processo do ciclo que seria a sua utilização.
Segundo o autor (Kakabadse et al., 2003) “O conhecimento, portanto, é desenvolvido através de um ciclo evolutivo. A partir da observação e organização de dados, inicia-se um processo de aprendizagem, no qual, a partir de dados estruturados, alcança-se o conhecimento particular, isto é, pertencente a um indivíduo ou grupo de indivíduos. Tal processo se encerra com o ganho de sabedoria, por parte do indivíduo, que cresce com a experiência. Ao mesmo tempo, inicia-se o processo de rotina, que se inicia com dados acerca de um contexto específico de determinada organização, e, então, alcança-se a prática de uma determinada tarefa”.
Conhecimento no contexto organizacional –A classificação do conhecimento nas dimensões explícito e tácito foi, inicialmente, proposta por constituídos e, essencialmente, inseparáveis. Em particular, o autor argumenta que o conhecimento tácito é um componente contido em todo conhecimento e que os mesmos não devem ser analisados de forma isolada. Tal interação entre tácito e explícito pode ser evidenciada em modelos de criação do conhecimento como a ‘espiral do conhecimento’, proposta por Nonaka & Takeuchi (1995), que propõe a constante conversão do conhecimento no estado tácito para o explícito.
Em 2017 os autores do artigo “O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual” ou “Knowledge Management Process: a theoretical-conceptual research” Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez e Manoel Fernando Martins demonstraram em seu artigo após uma ampla análise dos autores renomados que conceituaram a Gestão do Conhecimento, os autores deste artigo elaboram uma tabela abaixo, de como seria o processo ou o chamado ciclo de evolução do conhecimento através das análise dos autores. Ou seja, como seria este ciclo do processo da Gestão do Conhecimento (figura 2).
Conclusão
Portanto, o conhecimento é um ativo que a organização desenvolve com o passar do tempo por meio da ação organizada dentro da própria organização. Entretanto cabe a organização identificar os dois tipos de conhecimento (tácito e explícito) e desenvolver um processo deste gerenciamento este ativo, no processo de GC.
Em relação ao processo de GC propriamente dito, os autores do artigo Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez e Manoel Fernando Martins identificaram quatro fases específicas: aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. Para cada fase, foram identificados fatores de como seria este processo.
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