Gestão de Conhecimento

Ξ Deixe um comentário

4 Passos para elevar o ROI em TI

publicado por Luís Montanari

O ROI (Retorno sobre Investimento) está sendo cada vez mais utilizado para entender investimentos com maior precisão. Com as soluções de TI adequadas, os empreendimentos podem tornar seus serviços muito mais eficientes, diminuir a quantidade de falhas operacionais e ainda aumentar seus níveis de flexibilidade e de mobilidade. Portanto, é crucial saber escolher o investimento com maior retorno.

Algumas estratégias — como o cálculo do ROI em TI — estão sendo adotadas por muitos gestores, a fim de entender melhor como um investimento vai impactar nos resultados do negócio a médio e longo prazos.

Então, quer saber mais sobre o retorno sobre investimento e como esse indicador afeta o sucesso de investimentos? Continue acompanhando e veja também como calcular o ROI em TI. Boa leitura!

Qual é a definição do ROI em TI?

ROI, sigla para Return On Investment, se trata de um indicador muito usado por empresas com o objetivo de avaliar com total precisão a forma como um investimento vai impactar os resultados financeiros a médio e a longo prazo.

O ROI é calculado considerando diversos fatores, oferecendo ao gestor uma visão extremamente abrangente das diversas áreas do negócio. Nesse sentido, podemos destacar algumas variáveis que compõem o retorno sobre investimento:

  • ganho de performance;
  • valor do investimento;
  • diminuição do custo operacional;
  • redução de erros operacionais;
  • aumento da lucratividade dos serviços e dos produtos da empresa;
  • ganhos de mercado;
  • aumento da satisfação de clientes;
  • melhorias internas.

Qual é o impacto do retorno sobre o investimento no ambiente corporativo?

A implementação do ROI em TI pode levar a um grande impacto no ambiente empresarial. Se a companhia precisar, por exemplo, diminuir seus gastos, esse indicador pode ser usado para verificar se novas tecnologias, como a telefonia digital, poderão cortar os custos que são recorrentes ou diminuir seu impacto financeiro.

Dessa forma, a organização pode tornar seu orçamento mais eficiente e bem mais enxuto. A longo prazo, os lucros da empresa vão aumentar com o ganho de competitividade, garantido por uma cadeia operacional com maior capacidade de atender às demandas do mercado e com menos gargalos.

A viabilidade de metodologias de trabalho modernas será avaliada com precisão, permitindo que o ambiente interno seja mais produtivo e flexível. Com isso, a empresa será capaz de manter seu fluxo de receitas em um constante crescimento.

Como o ROI pode influenciar nas tomadas de decisão?

Esse indicador é uma ferramenta extremamente relevante para que os gestores possam mensurar a eficiência da empresa e, assim, tomar suas decisões. Os dados que são obtidos a partir do ROI fazem com que as decisões sejam mais acertadas, baseando-se em números concretos. De acordo com uma pesquisa, 59% de 225 gerentes de tecnologia entrevistados afirmaram que o retorno sobre investimento influenciou a decisão de fazer um projeto.

Fazer a quantificação dos resultados na área de TI é imprescindível para determinar também os números de aumento de receita e de redução de custos dentro das empresas. É necessário identificar os ganhos palpáveis e o impacto que o investimento trouxe para o negócio.

Como se calcula o ROI?

O cálculo do ROI em TI precisa levar em consideração diversos fatores. Em termos financeiros, estamos falando de um indicador que possui uma fórmula bastante simples:

ganho obtido (menos) investimento inicial (dividido por) investimento inicial

Vamos a um exemplo para ficar mais claro? Bom, se um negócio investiu R$ 2 mil em um sistema de gestão, e o seu retorno foi de R$ 4 mil, então o retorno sobre investimento total é de 100%.

No entanto, como a área de tecnologia é bem complexa, a pessoa que tem como responsabilidade o cálculo do ROI precisa levar em conta outros fatores. Muitas das vantagens proporcionadas pela tecnologia, como redução de erros, ganho de competitividade e automatização de processos, não estão relacionadas diretamente aos ganhos financeiros da empresa.

Por essa razão, o ROI deve ser visto como um indicador mais amplo. Todas as vezes que for calculá-lo em TI, é necessário avaliar todos os fatores que serão afetados pelo investimento. Desse modo, a empresa conseguirá identificar soluções que otimizam facilmente a cadeia operacional, deixando de fazer escolhas ligadas diretamente aos ganhos financeiros. Como resultado, a capacidade de atingir metas será ampliada de forma contínua.

Quais são os passos para elevar esse indicador?

Não há uma fórmula mágica para aumentar o ROI em TI. O segredo é muito trabalho. Porém, você pode conseguir resultados mais satisfatórios ao seguir estes passos a seguir, adaptando-os para a realidade da sua empresa. Confira!

Automação das atividades operacionais

Um dos grandes benefícios de se contar com a tecnologia no ambiente de trabalho é a chance de automatizar operações, as quais demandavam muitos esforços manuais. Por isso, fazer a automação de atividades operacionais pode impactar muito no aumento da velocidade com que essas tarefas são realizadas. Logo, aumenta-se o ROI da TI.

Integração de sistemas

Hoje em dia, a maior parte das operações feitas pelas organizações recebe ajuda da tecnologia, e é a partir dela que se tornou possível fazer a integração de todos os sistemas corporativos. Isso, sem dúvida, aumenta a flexibilidade e a produtividade das equipes, reduz erros e retrabalhos, além de manter os times bem-alinhados.

Então, sempre que um novo investimento em TI for feito, a empresa precisa analisar a possibilidade de integração com as suas demais plataformas. Isso vai trazer maiores retornos para os negócios, reduzir riscos e otimizar os resultados.

Adaptações para a empresa

Cada cenário é diferente do outro. Portanto, algo que funciona para uma empresa pode não funcionar para seu negócio. Sendo assim, esse ponto é fundamental para aumentar o seu ROI em TI: faça a adaptação necessária das soluções encontradas para a realidade da sua companhia. Ou seja, mude de forma gradativa o que não está funcionando e realize diversos testes até que chegue no formato ideal.

Tecnologia do monitoramento

Uma das perguntas principais que as pessoas fazem sobre o retorno sobre investimento de monitoramento de rede é: vamos vê-la em quanto tempo? Pois saiba que essa resposta vai depender de vários fatores:

  • Você está utilizando todos os recursos que podem auxiliar você a economizar dinheiro e tempo?
  • Quão rápido você é capaz de começar a utilizar o software?

 

Dependendo do software que você escolher, você vai poder ver o ROI em cinco minutos ou, então, em cinco meses, por exemplo. Para garantir um retorno sobre investimento mais rápido, busque sempre soluções de mapeamento, monitoramento e alerta de rede com as seguintes características:

  • implementação rápida – tenha certeza de que, quanto mais rápido você implementar a tecnologia, mais rápido ela vai retornar e procure saber se a instalação é fácil e não exige hardware especial ou codificação de linha de comando;
  • facilidade de manutenção – analise se os processos de atualização são simples e se as opções de configuração são fáceis de modificar;
  • facilidade de uso – busque tecnologia que seja executada sem gerenciamento contínuo.

Embora o ROI de TI possa parecer mais difícil de ser levantado e calculado, ele garante a segurança de uma análise financeira bem mais precisa e rápida do retorno para o negócio. Com ele, pode-se conseguir um maior controle sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa, além de resultados bem mais significativos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Líder dos times de Vendas e Marketing da ADDEE e pai de duas lindas meninas. Graduado em Comunicação Social e apaixonado por vendas, política, tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.