Em tempos em que o cenário do trabalho está mudando devido às novas tecnologias, um problema comum surge para as empresas: como realizar o gerenciamento de funcionários remotos, uma vez que cada um utiliza um dispositivo diferente.
O trabalho remoto é cada vez mais popular e, com isso, novos desafios são impostos para as equipes de TI, que têm de se adaptar a essa realidade e buscar soluções e ferramentas que facilitem a interação com esses colaboradores enquanto garantem a segurança da informação.
Para discorrer mais sobre o assunto, resolvemos escrever um post rápido e recheado de informações valiosas para você. Ficou interessado? Continue a leitura!
A proteção dos dispositivos móveis
Segundo dados da empresa PSafe, especialista em segurança da informação, em 2018 o número de ataques cibernéticos mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2017, ou seja, existe uma tendência de crescimento.
Nesse mesmo relatório, levantou-se que, entre os aparelhos Android, cerca de 46%, apenas no Brasil, ou seja, 60 milhões de potenciais vítimas, recebeu, repassou ou acessou links maliciosos. É um número impressionante.
Ao trazermos esse contexto para o trabalho remoto, no qual muitos colaboradores fazem uso de dispositivos móveis em seu dia a dia ou utilizam suas próprias máquinas fora do alcance da rede interna da empresa, podemos verificar o quão importante é investir em segurança.
Todo colaborador remoto acaba tendo acesso a dados sensíveis da empresa, sendo que ele não está em um ambiente protegido, mas navega quase sempre descoberto na internet, tendo risco de ter seus dispositivos infectados e as informações roubadas.
Os benefícios do gerenciamento de funcionários remotos
Por conta dos riscos inerentes ao trabalho remoto e seu potencial crescimento no mercado como uma solução de redução de custos e acesso aos melhores profissionais, cabe ao setor de TI investir no gerenciamento de funcionários remoto por meio de soluções e ferramentas especializadas, tendo acesso a benefícios como:
- maior agilidade e eficiência — nem o colaborador nem o técnico precisam se deslocar, sendo todos os ajustes feitos de forma remota;
- maior controle de dados — é possível manter uma vigilância sobre o acesso e destinação das informações;
- proteção dos dispositivos — garantia do uso de tecnologias de segurança da informação e aplicação dos mesmos padrões utilizados dentro da empresa.
A solução
A ADDEE conta hoje com uma solução especializada, o SolarWinds ® RMM, um software de controle remoto que permite que seus colaboradores façam uso de seus dispositivos mobile para alcançar maior produtividade sem perder a proteção aos dados.
O SolarWinds® RMM é aplicável a máquinas locais e remotas, tendo também um recurso exclusivo para o gerenciamento de dispositivos móveis com o intuito de oferecer a máxima proteção contra o vazamento de dados.
Além disso, outras características interessantes dessa solução são a sua escalabilidade, podendo lidar com um grande número de dispositivos, fácil gerenciamento e uma configuração rápida e simples, sendo a melhor ferramenta disponível no mercado.
Com isso, encerramos nosso post e esperamos que você possa ter compreendido a urgência em investir no gerenciamento de funcionários remotos e os riscos de não realizar tal procedimento.
Convidamos você a conhecer mais acerca do SolarWinds® RMM!