TI CorporativaE-CommerceGeolocalização, gestão de risco e segurança da informação

Geolocalização, gestão de risco e segurança da informação

-

Publicidade

Pensando no crescimento do e-commerce nacional, que subiu 29% em 2012, registrando uma movimentação total de R$ 24,12 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), atingimos, hoje, dimensões gigantescas em dados privativos e não privativos trafegando pela internet. Se tentássemos visualizá-los em forma de pontinhos preenchendo o mapa das grandes cidades, estes milhões se destacariam por três cores: o vermelho, o amarelo e o verde.

O verde é para as compras feitas pela internet que obtiveram sucesso, de acordo com a localização de onde foi feita a compra. O amarelo é para as compras realizadas pela internet que ficaram pausadas pela falta de confirmação de dados. Já o vermelho é para os vários tipos de fraudes que vêm crescendo a cada ano, sendo o grande temor para quem compra e vende online. De acordo com dados da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, esse tipo de ocorrência chega a 4% do volume total de compras, ou seja, o equivalente a cerca de R$ 1 bilhão.

O e-commerce necessita de um sistema de geolocalização do vendedor, a fim de analisar também o risco dos mesmos burlarem o sistema de vendas na internet e nas redes sociais. Com este sistema dotado de um cruzamento direto de informações de registro na Receita Federal e outros registros fiscais e de segurança, certamente haverá uma maior qualidade e confiabilidade entre os lojistas (pequenas e médias empresas).
Esse sistema de geolocalização pode também ficar à disposição do vendedor para obter mais informações do comprador. Desta maneira, o rastreador efetua uma busca para encontrar em que região o e-consumidor fez suas últimas compras e se, por acaso, a compra estiver sendo feita de uma máquina local, o sistema verifica e pede alguns dados adicionais, para evitar compras realizadas com cartões clonados.

A geolocalização é a melhor arma para o combate antifraude, se não erradicando, inibindo do e-commerce compradores criminosos e lojas ou vendedores sem responsabilidade nem idoneidade.

Cassio Krupinsk
Cassio Krupinsk é o sócio fundador da Oxibiz, primeira e única rede social de e-commerce do país.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you