Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Em busca da TI ágil

publicado por Maurício Veloso Schvartzman

Figura - Em busca da TI ágilNo momento em que a Tecnologia da Informação se torna cada vez mais estratégica para as empresas vários Gestores de TI se deparam com dificuldades no formato de gerenciamento de ambientes críticos, equipes multidisciplinares e escolha soluções. Tais dificuldades se justificam pela necessidade que a TI tem de provar seu valor e de atender as demandas de outras áreas do negócio, tudo deve ser avaliado antes de qualquer tomada de decisão e o grande desafio é fazer isso acontecer de forma rápida e dinâmica.

Para garantir o bom funcionamento das ações utilizam-se metodologias de gestão que são compatíveis com várias áreas de conhecimento, afinal quem nunca ouviu falar em PMBOK, BSC, 6Sigma, ISO e tantos outros métodos disponíveis? A grande diferença está no tempo de resposta que as áreas precisam cumprir para que o seu sucesso alcançado. Vamos lá, imaginem que a área de RH deve reformular o Plano de Carreira de uma organização considerando um cenário futuro, ela tem um tempo para analisar todo o cenário que o cerca, aqui cabem metodologias de Planejamento, Projeto e Processos, não me impressionaria se o responsável pelo RH optasse por usar o PMBOK para gerir o projeto.  Agora imaginem se no meio do projeto de reestruturação da carreira de uma empresa identifica-se a necessidade da TI disponibilizar um novo recurso para que o projeto continue. Com certeza a TI não terá o mesmo tempo que o RH para entregar a sua demanda, nesse momento perguntas como, quem vai avaliar o novo recurso? Em quanto tempo ele estará em operação? A utilização do novo recurso é realmente necessária? E se para solucionar o problema um Desenvolvedor precisar da atuação de um Administrador? Quem vai se responsabilizar pela interação entre eles? Não tem resposta, e isso não deveria acontecer. O abismo aqui mostrado se deve ao desconhecimento do formato de gerenciamento utilizado, a linguagem usada nas metodologias nem sempre são amigáveis e o tempo de aprendizagem é longo, fatores como esses afastam o desejo das pessoas de se abrirem a um novo conhecimento. Aqui o ciclo vicioso de perguntas sem respostas que nunca deveriam ser feitas só aumenta.

Após a era da Gestão do Conhecimento, Gerenciamento de Projetos e Processos inicia a aplicação do novo conceito de Agilidade, está inserido na cabeça de Gestores, Desenvolvedores, DBA’s, Administradores de redes e demais colaboradores da TI que no mundo corporativo tão dinâmico como o que vivemos não existe tempo hábil para cumprir todas as etapas sugeridas nas tantas metodologias disponíveis, ou alguém sugeriria seguir as dez etapas do PMBOK para disponibilização do novo recurso?

A partir de agora entra em ação metodologias ágeis para Gerenciamento, podemos dizer que essas metodologias são versões ligths das já existentes e buscam a simplificação dos processos e aproximação das áreas a uma linguagem mais amigável, até alguns dias dificilmente um Desenvolvedor saberia explicar o funcionamento de um servidor, essa questão ficaria a cargo do Administrador de rede e um Administrador de rede não saberia explicar o funcionamento de um sistema de informação específico, pois isso ficaria a cargo do Desenvolvedor. Utilizando metodologias ágeis para gestão do ambiente de TI a interação é primordial, só assim a TI consegue responder de maneira rápida com qualidade e altos índices de acertos.  O trabalho do responsável de TI é facilitado no momento em que toda a sua equipe tem facilidade de compreender a metodologia adotada, dessa forma a integração da equipe acontece naturalmente, dessa forma gestores tem apoio para tomar decisões.

De um tempo pra cá metodologias Scrum, DevOPS e Canvas estão cada vez mais presentes nas organizações e os profissionais que conhecem esses métodos já tem diferenciais importantes para competir no mercado.

[Crédito da Imagem: TI Ágil – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Experiência na área de Tecnologia da Informação atuando como gestor de Serviços de TI. Conhecimentos em tecnologias para o gerenciamento de Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Projetos PMI, Modelagem de dados e Governança de Tecnologia da Informação. Capacidade de liderança (coordenação de equipe de Informática a mais de dois anos). Habilidades em Gestão de Tecnologia da Informação utilizando as melhores práticas ITIL, COBIT, ISO 20000 e ISO 27001. Habilidade na Gestão de Serviços de TI atuando com equipes multidisciplinares, forte atuação na análise e levantamento de dados para implantação de sistemas e novas metodologias na área de Tecnologia da Informação.

Maurício Veloso Schvartzman

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes