Carreira

Ξ Deixe um comentário

Cultura positiva em TI: Como manter colaboradores motivados

publicado por Luís Montanari

Com a Cultura Positiva em TI, você garante que os profissionais estejam satisfeitos e tenham orgulho de pertencer ao time.

Todos nós passamos uma grande parte do tempo em nosso ambiente de trabalho. E por isso, é muito importante que cada um dos envolvidos de um mesmo time estejam confortáveis. Todos se tornam responsáveis por desenvolver suas atividades e manter a rotina da equipe produtiva.

Quer saber como implantar a cultura positiva em sua empresa? Conheça as etapas e vantagens nesse post.

Pensar em um clima agradável é aumentar os resultados da empresa. Essa prática faz com que cada um dos profissionais de TI estejam satisfeitos por serem parte do negócio, a fim de terem orgulho de pertencer ao quadro de funcionários.

Uma gestão de TI, preocupada em aplicar uma cultura positiva à rotina de trabalho, garante aos seus colaboradores um ambiente de desenvolvimento contínuo, bem como o alcance da alta qualidade.

Abaixo, você vai entender melhor como implantar essa cultura positiva em sua gestão de TI, bem como, algumas características positivas dessa prática.

Pense em seu negócio a partir da cultura positiva

Ao criar o plano de negócios de sua empresa de MSP, antes de tudo, pense em traçar caminhos para que o a sua futura equipe encontre um ambiente de constante produtividade. Por isso, considere pensar em uma rotina de eficiência, com foco no desenvolvimento, a partir de boas práticas de convivência e incentivos aos colaboradores.

Usando esses princípios desde o início, ficará fácil manter esse padrão ao longo da história de seu negócio.

Contrate o profissional de TI por identificação

Tornar a cultura de sua empresa, positiva, é um processo que envolve todos os profissionais contratados. Por isso, é importante que cada um deles, além dos conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento dos processos, estejam alinhados com os hábitos da empresa.
Estar de acordo, manter a troca de ideias e pensar de forma coletiva na manutenção dessa cultura é muito importante.

Para isso, reuniões de alinhamento, análises e feedbacks sobre os processos de trabalho e trocas contínuas de informações, são caminhos fáceis e possíveis para o time.

Portanto, profissionais que estejam de acordo com essas práticas agem de forma natural, para que o ambiente se mantenha inspirador.

Motive sua equipe de forma individual

É normal que ao desenvolver e implantar um plano de negócios de uma empresa de TI, ou se tornar parte da gerência do time, o profissional se torne um ponto de referência para os demais colaboradores.

Mas, para manter um ambiente de trabalho positivo, é importante reconhecer as metas e desejos particulares dos funcionários. Então, conhecer quais os planos e estimular cada um a atingir esses objetivos é uma forma interessante de contribuir com a motivação profissional.

Por isso, é fundamental saber identificar que cada um tem seu ritmo. Que alguns não almejam a posição de gerentes e outros, sonham e trabalham para isso. Que alguns têm um olhar mais amplo para a profissão e outros, são totalmente especializados em um tema.

Por fim, é justamente reconhecer que a união de todas essas características é o que produz as soluções técnicas necessárias para sua empresa.

Reconheça para incentivar

A rotina de trabalho em TI pode ser, por vezes, cansativa. A repetição dos processos exige uma alta concentração e por isso, levam os funcionários à níveis elevados de stress.

Portanto, incluir os colaboradores em projetos, os quais os interessam mais, é essencial. Além de promover a participação dos mesmos em eventos, cursos e atividades extras, incentivar a realização de cursos e adotar demais práticas de reconhecimento regular de trabalho. Tudo isso pode trazer quebras à rotina, proporcionando um resultado ainda melhor de trabalho.

Orgulho em pertencer!

Vestir a camisa da empresa é uma das frases mais comuns em debates sobre cultura organizacional positiva, porque é importante que os profissionais tenham orgulho por serem parte do time. Estejam interessados em trocar conhecimentos e experiências que podem tornar mais fáceis os processos de trabalho, e por fim, a rotina da empresa.

Funcionários engajados formam empresas inspiradoras. E mesmo que hajam algumas diferenças na forma de pensar, os profissionais se sentem parte do time e ficam por mais tempo na equipe.

Cultura positiva, metas alcançadas

Quando o incentivo à produtividade acontece de forma natural, a entrega fica muito mais simplificada e o cliente, muito mais satisfeito. Acreditar em seus colaboradores e deixar claro que eles são parte fundamental para sua empresa, torna-os mais confiantes. Eles passam a sentirem-se seguros sobre os processos, indicando ideias e oferecendo novas propostas.

Essa é uma matemática simples, uma vez que profissionais motivados tem alta capacidade de desenvolver soluções mais impactantes. Desde o atendimento, até a entrega, seu cliente certamente sentirá a diferença na seriedade dos seus serviços, agregando valor à satisfação sobre sua empresa. Acredite na cultura criativa, para alavancar a produtividade de seu time e tornar o local de trabalho, um lugar de busca por satisfação e resultados.

Esse artigo foi útil? Então, faça o download gratuito do nosso e-Book que conta 8 maneiras de assumir o controle sobre a eficiência do pessoal técnico, clique aqui para baixar agora mesmo!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.