Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

Cibersegurança em 2021: Conheça as principais tendências para esse ano

publicado por Luís Montanari

Conheça os melhores caminhos a serem tomados em cibersegurança, e garanta a proteção da informação de sua empresa.

Os avanços tecnológicos acontecem por minuto e com isso, é importante considerar que, a cada evolução, surgem sempre novas ameaças de invasões e roubo de banco de dados das empresas. Cibercriminosos estão sempre atentos às lacunas deixadas nos sistemas, a fim de invadirem e utilizarem as informações, de forma prejudicial.

Quer saber como se prevenir? Leia essa matéria completa e entenda.

Antes de mais nada, é importante que as empresas estejam atentas e tomem todos os cuidados possíveis, para manter seus dados seguros. Especialmente após a sanção da LGPD, que vigora desde 18 de setembro de 2020 no Brasil, e autua empresas que não garantem a segurança de seus bancos de dados e a proteção das informações, especialmente de seus clientes.

Mas, para saber quais os melhores caminhos a serem tomados, para garantir a segurança da informação da sua empresa, vamos relembrar o significado do conceito cibersegurança

Confira abaixo um breve lembrete do conceito de segurança cibernética. Após isso, falaremos sobre as principais tendências para se proteger no período de 2021.

Relembre o que é cibersegurança

Quando falamos das principais tendências de cibersegurança de 2021, percebemos que esse ainda é um tema bastante complexo e nebuloso. Mas, trata-se basicamente, de garantir que o banco de dados de sua empresa esteja protegido, bem como suas informações resguardadas, através de um conjunto de ferramentas e ações, que evitam invasões e roubo de informações.

Dessa forma, todos os dados são de livre circulação dentro da empresa, mas assegurados de possíveis vazamentos prejudiciais ao desenvolvimento da organização.

Partindo desse princípio, vamos apresentar as principais tendências de cibersegurança, pensadas para esse ano.

Principais tendências em cibersegurança para 2021

A principal preocupação dos profissionais de TI e empresas MSP para esse período, é garantir que se consigam aplicar sistemas eficientes de segurança cibernética, de forma específica e na maioria dos casos, personalizada. Diferente do que era praticado antes, a ideia agora é oferecer apenas o necessário, o que de fato, resolve o problema.

Organizamos as principais apostas das MSPs, para pensar e implantar cibersegurança para os bancos de dados das empresas, abaixo:

Firewall na Cibersegurança

De agora em diante, é fundamental entender que a simples instalação do Firewall não garante que o banco de dados de uma empresa esteja assegurado. Se antes esse passo era suficiente, para que as empresas estivessem satisfeitas e tivessem suas informações protegidas, agora é necessário dar um passo a mais.

Por isso, é importante pensar que, mesmo que essa instalação do Firewall venha de fábrica, a MSP responsável deve trabalhar na gestão dessa ferramenta. Para além disso, deve-se investir em sua gestão contínua, para garantir o perfeito funcionamento do mesmo, de forma personalizada e eficiente.

RMM na Cibersegurança

A principal tendência do RMM para 2021 é a mudança de visualização do painel, para a fácil identificação do impacto do problema. A ideia é que funcione como um mapeamento de impacto, quando há o surgimento de contratempo no sistema.

Essa melhoria identifica quais são os principais pontos atingidos, onde eles aparecem na rede e como afetam os colaboradores envolvidos. Assim, coloca-se o usuário do sistema como centro da tecnologia, entendendo como cada um é impactado e como desenvolver processos de prevenção.

GAP Analysis para a Cibersegurança

A aposta no investimento em GAP Analysis, para a implantação do que realmente suprirá as necessidades do cliente é uma grande tendência para o ano. Isso permite que as MSPs personalizem as soluções, com base nos riscos reais dos clientes. Bem como a solução personalizada real, baseada em prevenção de riscos possíveis.

Essa solução permitirá modularizações que de fato, atendam os clientes, com base na gestão de riscos. Além disso, por implantar apenas as modulações realmente importantes para a proteção da informação, esse processo garante a redução de custos por parte dos clientes, bem como a eficiência dos serviços prestados e confiança na relação entre parceiros.

Para garantir a segurança dos seus dados, conte com um suporte especializado!

Por ser um assunto de alta complexidade, as empresas ainda não encontram profissionais acessíveis no mercado, para implantar a segurança da informação nas empresas de forma independente. Do mesmo modo, muitos dos sistemas e bancos de dados ficam vulneráveis aos cibercriminosos, que por vezes utilizam do pouco conhecimento implantado, para acessar os dados.

Por isso, a melhor forma de se garantir a cibersegurança dos servidores empresariais, é o investimento em suporte especializado, para cuidar exclusivamente dessa área. Para isso, as empresas e profissionais de TI, devem estar preparados para atender à essa demanda, com sistemas específicos e eficientes.

Mantenha-se atualizado

O mais importante nisso tudo, é manter-se sempre atualizados sobre as principais informações, tendências e previsões da cibersegurança, antecipando-se aos ataques e cibercriminosos, para garantir o pleno funcionamento dos processos.

Gostou do artigo? Conheça agora o Trial N-able RMM, um sistema criado para gerenciar e monitorar todos os serviços de TI, em um único painel.

Esse sistema oferece o monitoramento remoto dos dispositivos, automatização e scripts, gerenciamento de patches, antivírus gerenciado, proteção contra os riscos da web, backup e recovery. Além de relatórios e Risk Intelligence, que permitem o cálculo dos impactos financeiros e riscos de violação de dados.

Essa é uma das soluções que a ADDEE oferece, para aumentar a segurança de dados dos servidores. Acesse nosso site e conheça todas as disponíveis.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.