Banco de Dados

Ξ Deixe um comentário

Correção: Cluster x Alta disponibilidade

publicado por Thiago Cruz

Figura - Correção: Cluster x Alta disponibilidadeNeste artigo venho comentar um pequeno engano que vejo não só em dúvidas mas também em alguns comentários de profissionais no meu dia a dia em relação ao conceito de cluster no qual muitas das vezes é entendido ou passado como se fosse um recurso de alta disponibilidade, quero aqui colocar algumas diferenças entre os conceitos de cluster, trazendo não somente como exemplo o SQL Server, mas também o PostgreSQL e o Oracle.

Segundo o wikipédia o conceito de cluster de alta disponibilidade é: “são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas.”

Neste caso estamos falando de computadores em um cluster que tem sua atividade direcionada para alta disponibilidade, mas ainda temos mas dois tipos de cluster, são eles: cluster de desempenho e de cluster de carga. Lembrando que até então não estamos falando de nenhum SGBD.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Cluster

Definições de Cluster no dia a dia em ambientes com SGBDS diferentes:

microsoft-sql-serverQuando falamos sobre cluster no SQL Server e não estamos falando de índices (clustered e nonclustered), logo nos vem a cabeça as soluções do AlwaysOn Failover Cluster Instance e AlwaysOn Availability Group que são SOLUÇÕES presentes no SQL Server a partir da versão 2012 que promovem a alta disponibilidade de banco de dados com a replicação dos dados.

Cada uma das soluções com suas características mas que utilizam-se do cluster do windows como base, mas não são as únicas soluções presentes no SQL Server que podem ser vistas como soluções de alta disponibilidade e que utilizem o failover automático em caso de uma possível falha.


pgelephant_jigsawQuando você estiver em um ambiente PostgreSQL e utiliza a palavra cluster, tome cuidado pois pode ter um entendimento totalmente diferente do que diz o wikipédia e de um ambiente Windows com SQL Server.

No PostgreSQL um cluster é grosseiramente conhecido como um conjunto de bancos de dados de uma mesma instancia, ou seja, no SQL Server temos uma instancia de banco de dados e nesta instancia podemos ter um numero X de banco de dados, no PostgreSQL este conjunto de banco de dados é conhecido como um cluster.

Onde ainda é possível fazer backup e restore de um cluster do PostgreSQL se necessário.


oracle1Falando de um ambiente Oracle, ao qual eu não tenho um convívio diário mas que já tive um contato (1 ~ 2 anos), muitas migrações de base e também já fiz quatro treinamentos oficiais.

Então quando me falando de cluster e estou em um ambiente oracle estamos falando de um recurso utilizado em tabelas, ou seja, cluster de tabelas, um recurso muito utilizado para quem deseja ter um ganho de performance e que utiliza a sintaxe CREATE CLUSTER em sua criação.

Até onde estudei o Oracle tínhamos o cluster de índices, hash e hash classificados.

Quando falamos em alta disponibilidade algumas features, soluções ou como você quiser chamar podem ser utilizadas nos SGBDS citados logo acima, mas devemos ter cuidado quando utilizamos a palavra cluster em diferentes ambientes.

Quando falamos em alta disponibilidade no SQL Server podemos utilizar:

  • Log Shipping
  • Database Mirror
  • AlwaysOn Availability Group
  • AlwaysOn Failover Cluster Instance
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em Administração de empresas, trabalho no ramo da TI a cerca de 11 anos, sendo 10 anos como DBA, atualmente trabalhando com DBA e prestando serviço externo como Consultor SQL Server 2008, 2008 R2 e 2014, autor de artigos para Devmedia e Ti Especialistas. Profissional certificado MCP na plataforma de Banco de Dados e co-fundador do site Guia DBA. Site: www.guiadba.com.br

Thiago Cruz

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.