Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Conheça em primeira mão as novidades do vSphere 5.5 – Parte 1

publicado por Frederico Neves

Conheça em primeira mão as novidades do vSphere 5.5 - Parte 1Desde 1998 quando foi fundada a VMware alcançou o primeiro lugar entre todos os hypervisors e de lá não pretende sair, recentemente divulgou o lançamento da nova versão do vSphere, a 5.5 vem com diversas novas funções e muitos aperfeiçoamentos das funções que já existiam, como este assunto é bastante longo dividi em 2 partes este assunto, então sem mais delongas vamos ao que interessa, este conteúdo é baseado na evento ocorrido entre 23 e 26 de agosto nos EUA, ou seja assunto quentinho para o portal.

Melhorias no vSphere:

Hot-Pluggable PCIe SSD

A capacidade que os discos tradicionais SAS e SATA de serem  hot-swap, tem sido uma grande vantagem para os administradores de Datacenters para  diminuir o tempo de inatividade de uma máquina virtual. Com o grande aumento do uso dos discos SSD a VMware incluiu na sua nova versão a mesma tecnologia ho-twap para os discos SSD também.

Uso confiável da memória

Sem dúvida nenhuma o vMKernel é a parte mais critica do vSphere, pois ele é que faz a ponte entre as VMs e o hardware, ele é carregado diretamente na memória, sendo assim qualquer problema que acontecer na memória pode acarretar problemas em todo o ambiente virtual, com esta nova feature o VMKernel localiza a área mais confiável da memória e carrega seus arquivos nesta área, evitando assim problemas futuros.

Melhoramentos na VM

Compatibilidades no vShphere 5.5

O vSphere 5.5 introduz um novo sistema de compatibilidade com vários novos recursos , como suporte a LSI SAS para Oracle Solaris 11, habilitação de novas arquiteturas de CPU, e um nova controladora que se chama (AHCI). Esta nova controladora virtual SATA suporta todos os discos SATA e dispositivos de CD-ROM que pode conectar ate 30 dispositivos por controladora, como é expansível ate 4 controladoras é possível se conectar ate 120 dispositivos, no vSphere 5.1 era possível apenas 60.

Expansão ao suporte vGPU

A versão 5.1 do vSphere foi a primeira a suportar aceleração 3D via hardware dentro de uma maquina virtual. Este suporte era limitado apenas a GPU’s Nvidia. Na versão 5.5 este suporte foi expandido para GPU’s Intel e AMD. Este recurso pode ser utilizado por maquinas virtuais com cargas de trabalho gráfico muito intenso ou aplicações que tem exigido hardware deste tipo.  Agora a 3 modos de renderização suportado pela maquina virtual são eles: automático, hardware e software. As maquinas virtuais ainda podem aproveitar o recurso vMotion, mesmo se entre os hosts existir placas vGPU diferentes ao migrar uma VM se ela estiver ativado o modo automático o próprio vSphere ativa a renderização, caso o host destino não tenha nenhuma vGPU o vMotion não é nem tentado.

Este recurso é habilitado através do Web Client e é compatível com Windows 7 e Windows 8. O seguintes Linux também são suportados: Fedora 17 ou superior, Ubuntu 12 sou superior, Red Hat 7 .

vsphere 5.5_VGPU Support

Acelerador Gráficos para Sistemas Linux

Agora a aceleração gráfica é possível em sistemas operacionais Linux, aproveitando o acelerador gráfico do host é possível melhorar o desempenho e a escalabilidade de todas as operação gráficas de uma VM. A VM também é a primeira a desenvolver um piloto que acelera todo o sistema gráfico de uma VM, este código sera 100% disponibilizado para a comunidade, assim qualquer distribuição Linux que não for compatível com este recurso poderá faze-lo.

Os seguintes sistemas operacionais são suportados:

Fedora 17 ou superior, Ubuntu 12 sou superior, Red Hat 7 .

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.