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Cloud Computing: Velhos riscos desaparecem, novos surgem

publicado por Alfredo Saad

FIcura - Cloud Computing: Velhos riscos desaparecem, novos surgemA contratação de serviços na nuvem guarda semelhanças e dessemelhanças com a contratação “tradicional” de serviços de IT Outsourcing. Dentre as semelhanças, podemos destacar a relevância relacionada à importância da gestão de riscos em cada fase do processo, a saber:

  1. Identificação e priorização dos business drivers aplicáveis
  2. Definição da estratégia de sourcing da organização
  3. Seleção do(s) provedor(es)
  4. Negociação dos termos e condições contratuais
  5. Transição dos serviços
  6. Governança do contrato

Como se sabe, a gestão de riscos em cada uma dessas fases evita que sua materialização comprometa os benefícios potenciais que atenderão aos business drivers motivadores da decisão.

Dentre os business drivers típicos, não mutuamente exclusivos, podem ser apontados:

  • Pressão de custo
  • Obtenção ou recuperação ágil de vantagem competitiva
  • Foco no core business
  • Penetração em novos mercados, tanto do ponto de vista geográfico quanto sócio-econômico da carteira potencial de clientes
  • Aceleração do time-to-market

Dentre as possibilidades abrangentes relacionadas à estratégia de sourcing da organização contratante podemos identificar:

  • IT Outsourcing (ITO)
  • Business Process Outsourcing (BPO)
  • Cloud Computing

Deve ser ressaltado que a estratégia de sourcing da organização não necessariamente optará por apenas uma das alternativas acima. Dentre outros, os fatores abaixo deverão ser considerados para a definição da(s) estratégia(s) corporativa(s) de sourcing mais adequada(s), sendo possível, no caso mais geral, adotar-se qualquer combinação das 3 alternativas:

  • O porte da organização
  • A complexidade de seu ambiente de TI
  • Os business drivers definidos e sua priorização
  • Os prazos pretendidos para consecução dos benefícios almejados
  • O grau de acirramento do ambiente concorrencial por ela enfrentado no segmento vertical de indústria a que pertence
  • A cultura e sua pré-disposição ao enfrentamento de riscosg

A estratégia de sourcing será então definida avaliando-se, para cada parcela existente (ou planejada) do escopo de TI qual a alternativa preferencialmente aplicável. Além disso, fará também parte da estratégia a definição do ritmo e da progressão das etapas de sua implantação.

Deve ser lembrado que uma gestão inadequada dos riscos em qualquer das 6 fases enumeradas inicialmente aumenta de forma progressivamente exponencial a probabilidade de insucesso na obtenção dos benefícios finais pretendidos.

Isto se deve ao fato de que sua não eliminação, ou ao menos a mitigação de seus impactos ou de sua probabilidade de ocorrência, tende a gerar riscos secundários interdependentes em pelo menos uma das fases seguintes, tornando seu tratamento posterior muito mais complexo e custoso.

Em artigo futuro, discutiremos as dessemelhanças existentes entre os riscos associados às fases de seleção do(s) provedor(es), de negociação dos termos e condições contratuais, de transição dos serviços e de governança do contrato para cada uma das alternativas de sourcing existentes, incluindo a computação em nuvem, a que mais recentemente chegou ao mercado e que, por isso, ainda carece de um maior grau de maturidade do mercado, tanto para provedores quanto (principalmente) para compradores.

Nessa futura discussão, conforme brevemente antecipado no título acima, demonstraremos que os riscos a serem considerados abrangerão três categorias:

  • Riscos já existentes para as alternativas ITO e BPO e que se mantêm na alternativa Cloud, embora com diferentes características
  • Riscos existentes para as alternativas ITO e BPO e que são eliminados na alternativa Cloud
  • Riscos inexistentes para as alternativas ITO e BPO e que passam a existir na alternativa Cloud

A percepção exposta neste post coincide com a visão do leitor ? Contribua com seus comentários.

[Crédito da Imagem: Cloud Computing – ShutterStock]

Autor

Alfredo Saad has been acting on IT area since 1970, taught more than 100 lectures in Brazil and abroad (USA, France, Portugal, Chile, Argentina & Uruguay). He has been acting on IT Strategic Outsourcing Services area since 1997. He negotiated and managed, as Varig's IT Technology Manager, the contract signed with IBM (1997-2004). In 2006 he published the book "IT Services Outsourcing" (Brasport Publishing House). He managed (2006-2009), as an IBM Project Executive, the South American section of Michelin's global outsourcing contract. Risk Manager of all IBM Strategic Outsourcing contracts in Brazil (2009-2014). From March 2014 on, he has been acting as an independent consultant, lecturer and writer on IT Outsourcing as the principal of his own company, Saad Consulting.

Alfredo Saad

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