Carreira

Ξ Deixe um comentário

Conheça o perfil do profissional de informática

publicado por Rodrigo Rodrigues

Conheça o perfil do profissional de informáticaO fenomenal crescimento do mercado de TI nos últimos anos tem atraído a atenção de um número cada vez maior de profissionais. Por ser uma área em constante expansão e mutação, os profissionais da tecnologia da informação também precisam estar sempre se atualizando, se aprimorando e de olho nas inovações. Para lhe ajudar a entender melhor essa área e as pessoas que trabalham nela, preparamos esse conteúdo super bacana.

Confira as capacidades que podem compor o diferencial para o – quem sabe seu – sucesso profissional na área!

Atenção às mudanças e perspectivas do mercado

A área está sempre em constante evolução e, por isso, quem atua nela também deve sempre se atualizar e dominar novas ferramentas, linguagens e estratégias. Assinar podcasts, acompanhar notícias e fóruns de discussão são boas maneiras de sempre estar atualizado com o que há de mais novo e promissor na área.

Educação e formação profissional

Apesar de não ser uma área que exija educação formal, isso não significa que ela não demande conhecimento; muito pelo contrário. É primordial que quem trabalhe com TI saiba exatamente o que está fazendo, domine softwares e tenha grande know how nos seus múltiplos segmentos de atuação. É altamente indicado que o profissional da tecnologia da informação procure cursos de extensão, participe de eventos e palestras e, se possível, busque uma graduação.

Comunicação e gerenciamento de pessoas e projetos

Além de ter domínio das técnicas inerentes à área, às ferramentas e rotinas do mundo da TI, também é vital saber se comunicar com os colegas, gerir pessoas e planejar projetos. Empresas não buscam somente um “cumpridor de tarefas”, mas sim alguém que saiba entender as necessidades da companhia, conhecer formas de suprir essa demanda e motivar seu pessoal, pensando nas ações que devem ser tomadas para alcançar esses objetivos.

Área promissora

As expectativas para a área de TI são muito positivas, com novas tecnologias, afirmação do segmento como peça fundamental no sucesso de corporações e valorização dos profissionais que trabalham na área. Pesquisas apontam quem em 2013 a área de TI cresceu cerca de 13% no Brasil, levando o país a ocupar a sétima posição no ranking mundial das nações que mais crescem na área. E dessa expansão, 25 bilhões de dólares foram investidos em aplicativos. Aliás, a atuação com plataformas mobile será um conhecimento que logo deixará de se tornar um diferencial para ser pré-requisito aos profissionais, que devem adequar seu perfil a essa nova realidade.

[Crédito da Imagem: Profissional de TI – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Rodrigo de Oliveira Rodrigues tem 27 anos, é graduando no curso de Ciências Atuarias pela FEA USP e atua como CEO do www.AcessoShop.com.br, sendo sócio da empresa desde 2004. Tem como principais hobbies reunir os amigos em volta da churrasqueira, antigomobilismo e motocross.

Rodrigo Rodrigues

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.