Carreira

Ξ 2 comentários

A certificação e (toda) a experiência, vale a pena em tempos de crise!!!???

publicado por Fernando Sampaio, PMP

Figura - A certificação e (toda) a experiência, vale a pena em tempos de crise!!!???Nos últimos meses tenho me dedicado à procura de uma nova oportunidade na área de Gerência de Projetos e/ou Gerência de Serviços, sendo estas as áreas aonde tenho experiência por mais de uma década, e quase duas na área de TI.

Não é novidade alguma que o país está em crise, é tanta corrupção acompanhada de mensalões e mensalinhos, petrolões e escândalos em diversos partidos que me fazem ter vergonha de meus governantes, e apesar de tudo isso tenho mantido minha cabeça erguida, olhos bem abertos e mente bastante ocupada realizando diversos cursos, treinamentos, curso de inglês, além de ler diversos livros de autoajuda ou grandes biografias e, até mesmo depois de ter um desconto (muito bem justificado) negado numa grande instituição para um curso de Pós-Graduação em projetos, não desisti, me matriculei num curso de pós-graduação à distância para manter a cabeça funcionando. Durante este período eu até realizei um sonho antigo me certificando PMP!!!

Antes de prosseguir, gostaria de deixar claro que esta é apenas a minha opinião não baseada em nenhum relatório ou dado estatístico, que nem sei se existe, é apenas uma opinião particular de um profissional com passagens por grandes empresas em diversas áreas que tem colhido informações através de diversas redes de relacionamentos, através de diversos outros colegas com qualificações muito parecidas e uma ou outra conversa de “buteco” ou “corredor”. Na minha compreensão a crise tem afetado exatamente os perfis Sêniores, e é aqui que o assunto começa a ficar mais interessante, pois não há muitas empresas contratando profissionais com excelentes qualificações, certificados PMP, vejo que muitas delas querem um profissional certificado, pós-graduado e “alguma” experiência, ou seja, a preferência é por um profissional com qualificações, mas com pouca experiência e que aceite um salário de, digamos, júnior; e a pergunta do milhão é: “Vale a pena uma certificação?”. A resposta para esta pergunta é difícil, e vou lhes dizer que neste momento, e mais uma vez digo que esta é apenas a minha opinião, não vale o investimento! Não pelo menos em tempos de crise e para quem está desempregado e possui experiência o bastante para um cargo de nível sênior.

Profissionais excelentes e certificados não estão recebendo contato, mesmo depois de enviar mais de 400 currículos. Estes profissionais não estão fazendo entrevistas ou recebendo um simples inMail daqueles recrutadores que estão vendo o seu perfil no Linkedin (no meu caso o perfil é classificado com Campeão e ainda pago uma assinatura Premium); até o faxineiro no meu prédio, que nem é tão bem informado assim, comentou comigo ainda hoje que os mais bem qualificados estão sendo os mais prejudicados com a crise.

Você deve estar pensando: Quer dizer então que não devo fazer uma certificação neste momento? E a resposta é ainda mais difícil. Se você tem a chance e o budget disponível, deve sim se certificar, deve sim se atualizar através de cursos e, principalmente, dedicar algumas horas à sua rede de relacionamento. Tenha em mente que a crise é passageira e há uma luz no fim do túnel (torço sempre para que não seja a locomotiva vindo em minha direção). Veja que profissionais bem qualificados, com exceção do momento atual que considero raríssimo, são sempre muito bem requisitados, eu mesmo já perdi diversas oportunidades por não ter um inglês perfeito ou por não ter uma certificação adequada.

Tenhamos fé e coragem, o atual momento não é uma “marolinha” é um tsunami e ele está atingindo a todos com força, mas aqueles que sobreviverem serão considerados heróis e terão o seu lugar ao sol (ou à sombra).

Sorte a todos!!!

[Crédito da Imagem: Certificação – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional de Gerência de Projetos Certificado PMP com uma carreira de mais de 18 anos em Tecnologia da Informação focada em Infraestrutura Lógica e Física de grandes Data Centers em todo o Brasil. Principal atuação em Gerência de Projetos e Serviços e assim como a maioria dos profissionais teve seu início de carreira em suporte técnico; quase um “dinossauro” achando que era feliz com comandos em DOS, SCO-UNIX e Lotus 123, tendo inclusive em sua coleção de certificados um MCP Windows 2000. Durante todo este período pôde vivenciar diversas tecnologias, metodologias e melhores práticas nas principais empresas de Serviços de Outsourcing, Manufatura e Financeiro e isto contribuiu de forma edificante e expressiva para a atual carreira em Gerência de Projetos. Atualmente tem dividido o seu tempo entre o Trabalho, Estudos, Família e o Triathlon; considera este último sua “válvula de escape” para os problemas diários; caso contrário já não estaria mais entre os profissionais de TI. Atleta amador, sendo Ironman Finisher por 10 vezes. Sua mais recente conquista foi a Certificação PMP do PMI.

Fernando Sampaio, PMP

Comentários

2 Comments

  • Fernando, tudo bem?
    O que você relatou aqui é a mais pura verdade da dificuldade que bons e excelentes profissionais estão encontrando, para se recolocarem no mercado de trabalho.
    Chega a ser desanimador ver profissionais de nível “senior” sem trabalho e o pior, sem o sustento para os seus lares e suas famílias.
    Corroboro também, se um profissional têm condições financeiras de obter uma certificação, que o faça, pois este investimento poderá trazer bons frutos assim que a crise ficar mais branda ou cessar.

    Boa sorte, a todos!

    • Marcelo, me utilizando de suas palavras, é de fato “desanimador”. Para ver o horizonte é preciso manter a cabeça erguida e, se assim o fizermos, não estaremos limitando as nossas opções. Abraços e muito obrigado pelo comentário.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes