O desenvolvimento de um departamento de arquitetura corporativa nas organizações ainda é um desafio a ser superado. Essa afirmação não se aplica somente às organizações brasileiras, mas por todo o mundo é possível observar casos de fracasso na implantação dessa área devido a diversos fatores, muitos deles políticos e culturais.
Um time dessa natureza tem por missão principal alinhar negócio e as frentes tecnológicas (desenvolvimento, infraestrutura, etc.) com as diretrizes estratégicas da organização, provendo-a de soluções, direcionamentos, padrões e boas práticas que a ajudem a atingir sua missão e visão.
Por natureza e definição, esse tipo de time é difícil de ser formado, gerido e mantido. Mais que isso, é complicado e bastante trabalhoso vencer algumas barreiras à sua plena atuação.
Abaixo uma lista bem sucinta de complicadores e desafios relacionados a criação de um departamento como este:
Mas, se parece complicado estabelecer este time, sua visão, sua missão e seus valores, igualmente (ou mais) complicado é mantê-lo. Pelas características do perfil de profissionais exigidos para essa função, conforme mencionado acima, o turnover é alto e a reposição nem sempre fácil. Por isso, o plano de retenção de talentos precisa ser bem planejado, elaborado e suportado pela organização.
Pela complexidade dessa operação, é bastante desejável que a implementação deste departamento possua um plano de projeto (seja tratado como um projeto/programa de fato), e seja acompanhada por um Gerente de Projetos qualificado. A estruturação na forma de projetos, utilizando os processos das áreas de conhecimento do PMBOK, principalmente a gestão de RH e de comunicações, podem ajudar bastante, mas talvez o que defina o sucesso é ter um sponsor que compreenda os custos e benefícios da atuação dessa frente de trabalho.
Nos próximos artigos dessa série, veremos porque implementar esse departamento e como as áreas de conhecimento do PMBOK poderão nos ajudar a planejar o processo de implementação.
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10:10:47 pm
Muito boa reflexão sobre o assunto, e que traz um entendimento importante sobre a necessidade de organizar esta área nas empresas. Principalmente para aquelas que estão chegando a níveis de maturidade mais evelvados.
Parabéns.
3:35:18 pm
Olá Julio, muito obrigado. Confira os demais artigos da série. acabei de enviar o terceiro artigo para revisão e o quarto está sendo elaborado.
Obrigado pela leitura e comentário.
Alexandre