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A lei do preço a pagar

publicado por Bruno Amaral

Leis do trabalho em equipe:

A equipe deixa de alcançar seu potencial quando não paga o preço.

No século XIX, Aaron Montgomery Ward fundou a Montgomery Ward com apenas 28 anos. Ward era vendedor de produtos agrícolas e durante sua trajetória percebeu que poderia ganhar dinheiro levando mercadorias compradas diretamente dos produtores a preço de atacado, entregando via correio aos consumidores rurais.

Em 1871, Ward economizou bastante dinheiro para iniciar o negócio, porém um incêndio devastador na cidade de Chicago destruiu todo estoque.

Ward perdeu tudo que tinha, mas isso não o impediu. Ele convenceu dois colegas a se juntarem com ele como sócios e em 1872 conseguiu abrir o seu negócio.

Com apenas um ano de sociedade e mesmo com sucesso moderado, seus dois colegas pediram para sair da sociedade.

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.

Mais uma vez, isso não o impediu de prosseguir. Ele convidou seu amigo George Thorne para dividir a sociedade.

Em 1875, Ward e Thorne tiveram uma ideia inovadora e após incluir um novo “credo” em seus catálogos de produtos – “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”, o negócio decolou.

Contudo, a perseverança e a disposição de Ward em pagar o preço duas vezes por começar seu próprio negócio gerou resultados em menos de uma década depois. O catálogo da companhia chegou a ser conhecido como “O livro dos Desejos”.

Ao final da década de 1910, após aposentadoria de Ward, a nova diretoria parou de pagar o preço. Além disso, já em 1886, outra empresa com base em Chicago surgiu – Sears Roebuck and Co.

Migração da população

No censo de 1920, pela primeira vez nos Estados Unidos, demonstrou que a maioria da população estava vivendo nos grandes centros urbanos. Os hábitos de compra estavam mudando.

Ainda em 1919, Robert E. Wood foi contratado para dirigir a Montgomery Ward. Ele tinha um desejo de abrir lojas nas cidades, onde as pessoas poderiam comprar o produto pessoalmente. Entretanto, os donos não estavam dispostos a pagar o preço da mudança.

Ciente de que seu projeto seria o futuro dos negócios, Wood deixou a Montgomery Ward e foi para a Sears e lá conseguiu implantar seu projeto.

Em 1929 a Sears tinha mais de 300 lojas. Em 1954, Wood foi promovido a presidente da empresa e logo depois a Sears passou a ser a empresa mais bem-sucedida no ramo de lojas de departamentos do país.

Falência

E a Montgomery Ward?

  1. Nunca mais conseguiu se recuperar por não ter pago o preço no momento certo.
  2. Abriu lojas mas neste momento a Sears já tinha se tornado grande demais.
  3. Sempre que o mercado mudava, os líderes da empresa não pagavam o preço necessário para ganhar o mercado novamente.
  4. Em 2000 a Montgomery Ward and Company, anunciou que estava abrindo falência e que fecharia suas portas para sempre.

Isto é o que pode acontecer quando as pessoas desrespeitam a Lei do Preço a Pagar.

Atualmente a Sears é a quinta maior rede americana de lojas de departamento por vendas, atrás apenas do Walmart, da Target, da Best Buy e da The Home Depot. Em 2018 deixou de cumprir um pagamento e logo em seguida decretou falência. Entretanto, ainda está operacional. https://www.sears.com/

Referências:

  1. As 17 incontestáveis leis do trabalho em equipe – John C. Maxwell
  2. Wikipedia – https://en.wikipedia.org/wiki/Aaron_Montgomery_Ward
  3. Amazon – http://a.co/d/4WzfAYU

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Autor

PSM I, PACC, SFC, ISMF, SMAC, IPOF, STMAC, ITILv3 e MCTS. Possuo 20 anos de experiência em TI com background em desenvolvimento. Desde 2008 a liderar equipas de performance. Desde 2010 a trabalhar com Scrum, Kanban e XP. Desde 2017 a desempenhar papel de Scrum Master e Agile Coach. Desde 2018 a escrever artigos sobre Scrum, Equipas de Performance e Metodologias Ágeis.

Bruno Amaral

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