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A Estratégia

publicado por Jefferson Colares de Freitas

Um Pirata é definido como um personagem desordeiro, que de forma organizada, cruza os mares para obter riqueza e poder.  Eles possuíam um código de conduta que se baseava em respeito ao seu capitão. Mas como um capitão consegue que este grupo obedeça suas ordens e obtenha sucesso ?

Ele alcança o sucesso, pois tem uma estratégia clara: A busca do tesouro pirata. E todos entendem e buscam cegamente alcançar o mesmo objetivo.

E para os que não estavam alinhados com esta estratégia o destino era mais claro: Caminhar sobre a prancha.

Então se você é um gestor não esconda a estratégia. Não faça dela um segredo. Divulgue para seus colaboradores, esclareça e reforce. Faça com que eles busquem o objetivo comum da empresa ou do departamento.

O gestor que trata a estratégia como um tesouro pessoal normalmente age desta forma por não entender, não concordar ou achar que esta informação é somente direcionada para si, escondendo a mesma do grupo que responde para ele.  Assim, não quer dar explicações ou apenas busca minimizar as discussões dentro do grupo.

O que acontece com as pessoas que não tem acesso a estratégia? Temos os desmotivados que param (ou retardam) os processos, aguardando uma definição. Neste período a produtividade cai e as pessoas utilizam reuniões, internet e eventos para passar o tempo. Alguns até abandonam o navio ou são convidados a abandoná-lo.

Já o outro grupo não ficará aguardando, tomará decisões por conta própria, criando suas estratégias. Enquanto houver sucesso e/ou não sair muito do processo rotineiro, as atitudes deste grupo  não serão questionadas. Mas, se ocorrer o contrario, isto será um motim e tais decisões serão questionadas ou discriminadas pelo gestor e essas pessoas normalmente passarão para o grupo dos desmotivados.

A Estratégia da empresa ou departamento não deve ficar apenas na cabeça de um gestor ou dentro da pasta do executivo. Se você gestor não tem uma estratégia, crie uma.  Se esta for boa, eleva a motivação e se for ruim, pode gerar crise dentro do grupo. Importante salientar que com a crise vem a inovação, a resiliência e a reengenharia, trazendo motivação, novas idéias e até mesmo a intenção de mudança, como uma demissão ou realocação daqueles que não se encaixarem com o processo, por exemplo.

E como os colaboradores podem ajudar o gestor a criar uma estratégia ou divulga-la:

1) Pergunte para o Gestor, questione e fale o que você pensa sobre o assunto. Ajude o gestor a entender que vocês está ali para ajudar e para que isto ocorra de uma maneira mais tranquila você necessita ter acesso a estratégia da empresa.

2) Antes de tomar uma decisão que você não sabe se está alinhada, pergunte para o gestor se pode seguir por este caminho. De preferência, para evitar problemas futuros, solicite esta decisão por escrito. Comunique o gestor do andamento. Se aparecer uma barreira (road block) envolva o gestor.

3) Não esconda estratégias. Da mesma forma que você não gosta desta forma de gestão,  pense que os outros também não gostam. Seja claro com seu time ou colegas de trabalho.

E você, o que pensa sobre a divulgação das estratégias na sua empresa ?

Autor

Jefferson Colares de Freitas, porto alegrense, formado pela ULBRA-RS em Ciência da Computação e atualmente cursando Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-RS, atua como Gerente de Aplicações para as operações do Brasil para Dana, uma empresa americana do segmento de autopeças. Possui mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo, passando por várias áreas como Projetos, Qualidade, Controladoria, Sistemas de Gestão e IT. Email: jeffersonfreitas@gmail.com Site: http://www.jeffersoncfreitas.com.br Linkedin: br.linkedin.com/in/jeffersoncolaresdefreitas/

Jefferson Colares de Freitas

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