Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

SharePoint – Conecte Pessoas, Processos e Informações

publicado por Wanderson Aldo

SharePoint – Conecte pessoas, processos e informações!

RoadMap superficial apresentando as principais características da Plataforma de Colaboração da Microsoft. Veja alguns dos benefícios que compensam a adoção deste recurso. Vamos lá:

overview

Conecte pessoas, processos e informações

“Conecte Pessoas, Processos e Informação com os Produtos e Tecnologia SharePoint.” O slogan da versão inicial desta ferramenta, o Windows SharePoint Services, e embora ela pareça ser ampla e genérica, ela consegue carregar esses 3 principais elementos.

A proposta do Sharepoint é centralizar as informações em um único local e, a partir daí e com todos os critérios de segurança atendidos, distribuir informações.

Organização da informação na empresa

O SharePoint pode ajudar na organização da informação na empresa, seja ela formal, informal, distribuída em documentos, tabela de dados, formulários, arquivos do dia-a-dia como os do Office, e até outros tipos de arquivos.

Grande Integração com tecnologias Microsoft

O SharePoint é totalmente integrável com outras ferramentas Microsoft.

A integração com o AD é tão próxima que o SP utiliza a tabela dos próprios usuários do AD, que já traz de cara um benefício (a autenticação única, autenticando o seu domínio, já estamos autenticado e o Sharepoint irá reconhecê-lo).

No Exchange podemos ver quais reuniões, lista de contatos, fazer pesquisas (no e-mail) etc…

No SPServer temos muitos recursos de integração, inclusive com tecnologias não Microsoft.

Programe os objetos do Sharepoint

Para a turma da codificação, este ambiente é bastante favorável. A partir do Visual Studio, podemos programar os objetos do Sharepoint. Temos como opções de ferramentas:

  • SharePoint Designer – (matou o FrontPage 2003) ideal para a criação customização dos sites dentro da plataforma Sharepoint.
  • Visual Studio – toolkit mais completo, como a criação de workflows mais completos.

Usabilidade

Após instalado e configurado, uma pessoa com conhecimentos básicos de navegação na internet conseguirá criar uma própria pagina e adicionar muito recursos. Para uma página de um departamento, por exemplo, podemos usar recursos simples e úteis como listas de aniversários, calendários de entrega de projetos, documentos ou templates.

Para as corporações, existem recursos mais avançados como análise de dados financeiros, estatísticos e batimento de metas. Podemos criar páginas destinadas a projetos específicos contendo wikis e blogs e uma pagina pessoal do empregado, onde ele poderá compartilhar arquivos e publicar enquetes.

Produtividade

Em todas as versões do SharePoint (desde o WSS) eles buscam agilizar a vida para o usuário final. Esses usuários atingem a produtividade rapidamente. São essas pessoas que vão inserir, consumir e visualizar a informação.

Trabalha lado a lado com tecnologias Open Source

O SharePoint atua de forma  diferente da antiga ideologia da Microsoft em trabalhar somente com softwares com código fechado.

Integração não Microsoft

O SharePoint é uma ferramenta para desenvolvimento de soluções de negócios, e pode ser integrada de muitas formas com plataformas e outros aplicativos como SAP, SIEBEL e o SQL Server, facilitando, assim, a publicação de Relatórios, Listas e KPIS.

Escalabilidade

Deixe a solução do tamanho que sua empresa necessita.

O SharePoint foi desenhado para ser utilizado em empresas que tenham de 5 até 50 mil usuários. Portanto, é altamente escalonável, contemplando em sua arquitetura de distribuição a integração com o uso de múltiplos servidores.

De acordo com sua nova arquitetura, podemos deixá-lo do tamanho que a empresa necessita, tanto em termos técnicos como em termos de negócios.

É possível dividir seus serviços em diversas máquinas da empresa.

“Escale facilmente sua solução de colaboração para satisfazer as necessidades corporativas”

E outras “coisinhas” mais que o SharePoint faz!

  • Integração nativa com o Office
  • Integrações customizadas
  • Apps e soluções customizadas através de .NET

overview_areas

  • Enterprise Content Management (ECM)
  • Web Content Management (WCM)
  • Business Intelligence (BI)
  • Pesquisa corporativa (Search)
  • Perfis pessoais através de Meus Sites (Social).

O TimeLine

Como informação nunca é demais veja nesta ilustração a linha do tempo mostrando que temos uma plataforma mais do que consolidada no mercado.

overview_evolucao

Atualmente, na sua versão 2016 (sexta versão comercial: 2001, 2003, 2007, 2010, 2013 e 2016), o SharePoint é considerado um dos produtos de maior sucesso da Microsoft, gerando cerca de U$ 2 BI/ano.

Sites em SharePoint

O SharePoint é usado na Microsoft e em outras grandes corporações com grandes usuários. Em todo o mundo, é uma prova de fogo, para poder provar que esse “cara” pode atender da menor a maior empresa.

sites_SP

Empresas com Intranet SharePoint customizada

sitesintranet_SP

Futuro

Segundo Gartner, o SharePoint, é uma plataforma viável até 2018. Entretanto, é bom considerar o movimento em favor de soluções “Cloud Based” ao desenhar novas soluções.

Então, fique sempre antenado e ofereça soluções alinhadas com as boas práticas de mercado.

Conclusão

Em resumo, pense no SharePoint como uma plataforma de tecnologia Colaborativa e Produtividade de negócios com a utilização da Internet. Reunindo um conjunto de tecnologias e ferramentas.

Autor

Desenvolvedor, Testador e Agilista. Apaixonado e Entusiasta em novos conceitos e tecnologias voltadas para a plataforma Web & Mobile. Xamarin, C#, Testes, MongoDB, NodeJS, DevOps, Azure e TypeScript.

Wanderson Aldo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes