Desenvolvimento

Ξ Deixe um comentário

Criação de Software para Startups – MVP

publicado por André Almeida

Figura - Criação de Software para Startups - MVPNesta Quinta etapa do Processo, já colocando a mão na massa, vamos falar sobre a Criação de Software para Startups – MVP

MVP – Minimum Viable Product (Produto mínimo viável) o Que é?

“Trata-se de uma versão de um produto que permite agregar o máximo de aprendizado validado com o menor esforço” (PESCE, 2012).

É uma delimitação das funcionalidades priorizadas para desenvolvimento da pesquisa e teste de usabilidade do aplicativo, através de protótipo de baixa fidelidade, junto ao público alvo para futuro desenvolvimento do MVP, que é a versão de um produto que permite agregar o máximo de aprendizado validado com o menor esforço.

Assim como todo tipo de projeto de desenvolvimento de software, as funcionalidades secundárias ou melhorias são sempre adicionadas em fases posteriores com lançamentos de atualizações e versões de correção.

A visualização do fluxo de funcionalidades e a clarificação do que é realmente o MVP para o projeto é o ponto principal no contexto de comunicação da equipe pois estas definições normalmente devem ser obtidas com algum tipo de pesquisa que permita entender melhor quais os recursos que realmente o seu público alvo gostaria de que fosse acessível em um primeiro momento de uso da aplicação.

Por se tratar de um conceito relativamente novo na área de tecnologia em Startups, onde antes era desenvolvido todo um produto com diversas funcionalidades, atualmente, conforme citação no início do capítulo, esta otimização de recursos com menor esforço obriga a equipe a manter a sintonia e o direcionamento conjunto para que seja possível idealizar o MVP, esta recomendação se mantém independentemente do segmento ou tamanho de produto de software que esteja sendo criado

MVP – Aplicação e Montagem

No momento que então já se possui todas as informações necessárias referentes ao objetivo do produto de software, tais como o que será o aplicativo, quais serão as funcionalidades possíveis e interessantes de existirem no mesmo e a validação do projeto sobre um plano de negócios, deve ser dado início a montagem do modelo MVP.

Nesta Etapa, normalmente o profissional de Criação e Design terá melhor possibilidade de conduzir as decisões sobre as características Features do produto / aplicativo, buscando informações em pesquisas com o publico alvo e esboçando um caminho a ser seguido, como no exemplo abaixo:

MVP para Criação de Software

MVP para Criação de Software

MVP do Produto e Caminho crítico das funcionalidades principais em Vermelho – (DIOCONDE, 2014)

Para isso, recomenda-se utilizar o recurso de formulários de pesquisa do google por serem fáceis de serem criados e enviados por e-mail dos participantes que podem ter sido selecionados previamente para participar das entrevistas e teste com MVP.

Vale notar a conexão desta etapa com o Plano de Negócios anterior e Definição das Funcionalidades do Software. Ambas se complementam e precisam agora ser condensadas para formar um produto inicial que possa ser utilizado.

Importante ressaltar que o maior esforço desta etapa, além da criação e definição da pesquisa a ser realizada, é o tempo para que ela se conclua. Não é uma etapa rápida, que leva pelo menos 1 semana para ser concluída pois depende de pessoas em entrevistas presenciais para responderem aos formulários de questionamento e posteriormente efetuar a análise dos resultados da pesquisa para a orientação do MVP mostrado no caminho crítico da figura anterior.

Essa pesquisa normalmente acontece em 2 etapas, sendo a Primeira com o Levantamento do Público alvo e interessados em participar dos testes de MVP para  uma segunda etapa. (pode-se também oferecer brindes ou até remuneração para participação destes testes).

Após finalização do MVP, o profissional de Criação e Design poderá iniciar esboços de uso prático do Software  Aplicativo para ir aos testes de usabilidade com os Usuários, tema que será abordado no próximo artigo, Até lá….

[Crédito da Imagem: Criação de Software para Startups – ShutterStock]

Autor

André Luiz de Almeida. Atua a mais de 10 anos na área de tecnologia e Consultoria. Empreendedor, sonhador, leitor, estudante, amante das descobertas da vida.(Profissionais e pessoais) Iniciou muito cedo como curioso e com muita leitura sobre computadores e tecnologias do início dos anos 2000. Acredita que mesmo atualmente deve-se ler muito também. Formado em Sistemas de Informação (2011) e Pós-Graduado em Gerência de Projetos (2014). O Pensamento é de que podemos chegar mais longe trabalhando todos juntos por objetivos Iguais, em Colaboração e divisão de atividades. Nunca pára de estudar. A tecnologia e facilidades da internet e MOOCS possibilitam as pessoas estarem sempre atualizadas e aprendendo novas coisas. Hobbies: Viajar, Ciclismo, Motociclismo e Automobilismo. Contate no LinkedIn: http://bit.ly/andrepmgr

André Almeida

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes