Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Quando a Cloud irá de fato afetar minha vida?

publicado por Lucas Vallinoto

Quando a Cloud irá de fato afetar minha vida?Hoje, em 2015, é difícil encontrar alguém que não ouviu falar sobre a computação em nuvem. Algumas pessoas sabem apenas que é uma coisa moderna e recente, e que algumas empresas estão usando, mas não tem ideia como isso poderia afetar suas vidas. Para ter uma ideia da situação atual, tente mudar as palavras “computação em nuvem” para “Internet” e 2015 para qualquer ano início dos anos 90. Estamos em um momento chave.

Para entender, vamos pensar como poderia mudar radicalmente a maneira como você usa o seu celular. Para quem não sabe como funciona uma nuvem, imagine que tudo o que não precise estar conectado ao telefone ( alto-falante, câmera) pode ser “colocado” na nuvem. Por exemplo, o jogo pode ser executado em outro computador, e você vê em seu celular apenas o resultado. Assim como na TV, os atores não precisam estar na sua sala para você ver o filme.

Agora analisemos as tendências em celulares. Eles estão:

  • Mais baratos
  • Pesando menos
  • Melhorando baterias
  • Dependente daInternet para coisas interessantes

Pense em um celular apenas como um terminal, um dispositivo de baixo consumo de bateria e processamento, e uma boa velocidade de internet. Ele fornece inputs (fotos , GPS ,toutch ) mas processamento, armazenamento e memória estarão em outro lugar ( pago por hora ). Você pode ter um celular barato enquanto você dorme, e um mais potente durante o dia. Você não terá absolutamente nenhum problema com roubo ou perda. E se você quiser mudar completamente o celular da noite para o dia, não precisa vender e comprar outro. Basta alterar o”emulador” por trás da tela. Talvez até mesmo mudar de android para Mac.

Os preços

É claro que não existe tal dispositivo atualmente no mercado. Mas quanto custaria para ter um celular como esse? Você precisaria de um assinatura Cloud. Considerando os preços atuais para as nuvens e as especificações melhores smartphones disponíveis, você provavelmente gastaria cerca de U$ 50,00 por mês, com uma assinatura, para ter um SmartPhone compativel com as melhores configurações do mercado ( considerando escalas: baixa configuração de madrugada, alta configuração de dia). Bem, um celular de ponta custaria hoje nos estados Unidos U$ 750,00, o que pagaria por um ano e meio de um “Celular Cloud”. Este prazo é compatível com a duração atual dos celulares. Depois desse tempo, se quiser um aparelho novo, você mudaria o terminal ou o emulador.

Então, este Celular teria:

  • Um terminal (chamadas, fotos, GPS).
  • Uma conta Cloud (aplicações e armazenamento).

O terminal

Existe o risco de que o terminal seja caro. Com um pouco de pesquisa, descobrimos que as partes mais caras de um smartphone estão relacionadas com processamento pesado, logo o preço tambem reduziria para estes.

O google já segue esta tendência, disponibilizando um backup no Android. Também investe em celulares “desmontáveis” onde você troca as partes que ficam obsoletas. Talvez estejam investindo em colocar todo o celular na nuvem. Este seria o verdadeiro celular mutante.

[Crédito da Imagem: Cloud Computing – ShutterStock]

Autor

Business Intelligence / Qlikview Consultant with eight years of experience, mainly projects, with different timelines ( from weeks to up to 1 year ). About four years QlikView full certified consultant (Developer v11, Designer v11 and System Administrator v11 ), several Qlikview Development complete life cycle, and Server Maintenance. Worked as Qlikview Developer in a Brazilian pharmaceuticals industry ( Offices in 16 States) , managed by Celesio ( German Multinational ). Worked for a Latin America Qliktech Implementation partner company for the last year, using official Qliktech projects methodology / Templates. Also Participated of a "QlikView 4 Big Data" lecture and introduced to the confidential "QlikView Next". BI Project Manager ( CMMI compliance ) leading up to 8 people, and ETL Architect at a telecommunication industry ( CTBC:US$ 878.4 mi 2012 Revenue, 700.000 customers ) for 6 years International experience in San Diego – CA – US for 3 months –Fluent English. Data Mining research with Master Degrees students (Extracurricular College activities). Also helped to organize the 20 Brazilian Symposium on Databases. Personal Study in Tableau for pre-sales Qlikview meetings. Worked in Oil extraction, Steel mill, telecommunications and pharmaceuticals industries. Worked for Portfolio monitoring, accounting, sales, marketing and financial departments.

Lucas Vallinoto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes