Mercado

Ξ 4 comentários

CRM: uma nova perspectiva da gestão do relacionamento com o cliente

publicado por Patrícia Bento

Os mercados e os consumidores estão a tornar-se cada vez mais exigentes e a competição entre as organizações é cada vez mais feroz. A emergência da Sociedade da Informação, com o desenvolvimento das novas tecnologias e da internet, possibilitou às empresas conhecerem melhor os seus clientes e ganharem a sua fidelidade. Como? Utilizando a informação no sentido de definir perfis de necessidades.

O atual modelo de negócio está centralizado no cliente. Por isso, é cada vez mais importante interagir com os clientes, conhecer os seus gostos e opiniões, para que se possa desenvolver produtos e serviços adequados às especificidades solicitadas e ter sucesso no mercado. Neste contexto, torna-se imprescindível para qualquer empresa de sucesso investir num sistema de CRM, que permita gerir de forma eficaz o relacionamento com os seus clientes.

Um bom sistema de CRM deve gerir toda a informação relativa a contatos, não só os dados mais comuns (identificação, produtos associados, encomendas, faturação) mas também acompanhar as acções desenvolvidas com clientes efectivos, clientes potenciais, fornecedores, parceiros e outras entidades directa ou indirectamente relacionadas com a organização. Para além disso, deverá também gerir todas as reclamações, avaliando o nível de satisfação do cliente e permitindo o tratamento individualizado e adequado às necessidades reais de cada cliente específico, de modo a garantir a sua fidelização.

Através do CRM há também uma melhor gestão interna do trabalho realizado pelos colaboradores para um determinado cliente. Todo o processo de planejamento e execução de políticas de marketing, atendimento e vendas é facilitado, agilizado e, principalmente, rentabilizado. A organização saberá transmitir as mensagens adequadas às pessoas certas, maximizando o retorno sobre o investimento em acções de comunicação.

Esta nova perspectiva da gestão do relacionamento com o cliente aproxima as organizações dos seus consumidores, maximizando a eficácia do negócio. Isto acontece porque toda a informação externa e interna fica disponível num só sistema.

O reconhecimento da importância desta  ferramenta fez com que houvesse um crescimento deste de soluções, que devem ser suficientemente específicas para constituir um elemento distintivo de cada organização. As empresas já perceberam que, para aumentarem o volume de negócios e garantirem elevados níveis de fidelização, precisam de conhecer melhor os seus clientes, as suas necessidades e as suas tendências de compra.

Os últimos desenvolvimentos ao nível das redes sociais e da Web 2.0 fazem com que, futuramente, o CRM evolua para plataformas online que maximizem a interatividade com o cliente e permitam uma partilha mais alargada de informação.



Share Button

Autor

Patrícia Bento Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, encontra-se a frequentar o Mestrado em Marketing pelo ISCTE Business School. É Marketing & Business Developer da empresa tecnológica Quidgest, responsável pelo contato com os mídia, pela gestão de campanhas orientadas para o cliente e elaboração de peças de comunicação da empresa. No passado, colaborou com algumas agências de comunicação. E-mail: patricia.bento@quidgest.com

Patrícia Bento

Comentários

4 Comments

  • Boa tarde Patrícia,

    Um artigo sucinto, objetivo e interessante. Uma explanação sobre o hoje e o amanhã das ferramentas voltadas para a comunicação e fidelização de clientes.

    Conheço pouco sobre CRM, embora seja um tema pelo qual tenho grande interesse. Aprendi mais um pouco!

    Muito obrigado!
    Parabéns!

    Um abraço,
    Leonardo Corrêa
    http://www.tiespecialistas.com.br/author/leonardo-correa/

  • Belo artigo, Patricia

    Já existe sim CRM totalmente on line, através da plataforma Cloud Computing, em nuvem.

    Minha empresa é especilizada nesta solução.

    Convido você e quem mais desejar a conhecer, testar e se encantar com esta solução.

    Acesse crmcloud.com.br e clique em “faça um test drive “

  • Boa tarde, Patricia.

    Também gostei do artigo.

    Hoje no mercado existem alguns sistemas de CRM totalmente voltados para a Web, bem como: Salesforce, CRM Dynamics (Microsoft), etc.

    Abraço

  • Belo texto! O mercado está a cada dia se tornando uma conversa e tratar um cliente de maneira customizada ao saber seu perfil e o que lhe interessa faz toda a diferença na decisão de compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar:

Publicidade

Social Counters

Google Plus

RSS

   

Leia também

Facebook

Parceiro

LinkedIn

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática