Saiba o que priorizar na hora de escolher a melhor solução para sua rotina de MSP
Não há como negar que o avanço considerável da tecnologia nos últimos anos fez com que as empresas aumentassem os ativos de TI. Mas, para realizar o gerenciamento de todos os sistemas e dispositivos de um negócio, é preciso apostar nas estratégias certas, como o uso de um software adequado para o serviço.
No entanto, encontrar uma solução com os recursos ideais é um verdadeiro desafio para MSPs. Por isso, hoje vou falar sobre o assunto e mostrar como você pode encontrar a melhor opção para a sua rotina.
Então, se deseja saber mais, continue lendo o texto e saiba como acertar nesta escolha!
O que é um software de gerenciamento de ativos de TI?
Sem dúvida, o número de soluções para esta tarefa cresce cada vez mais.
Mas, antes de te ajudar a encontrar o software ideal para o seu trabalho, vou explicar como este tipo de ferramenta funciona.
Portanto, a solução foi desenvolvida para registrar e monitorar os ativos de TI ao longo do seu ciclo de vida. Ou seja, desde a aquisição até o descarte.
Desse modo, a ferramenta ajuda a empresa em diferentes tomadas de decisão, além de fornecer uma visão valiosa sobre os seguintes aspectos:
- Onde os ativos estão localizados;
- Como estão sendo utilizados;
- Detalhes importantes sobre cada ativo.
Como você viu acima, o software de gerenciamento de ativos é muito importante para os prestadores de serviços gerenciados de TI.
Com ele, um MSP consegue agregar importantes benefícios como, por exemplo:
- Aumento da eficiência dos softwares e hardwares de uma empresa e análise de quais ativos não são necessários, evitando compras dispensáveis. Assim, é possível diminuir gastos e economizar com manutenção e uso de energia;
- Melhoria da segurança e foco em ativos que realmente estão sendo utilizados no local. Além disso, o gerenciamento auxilia a entender quem tem acesso aos dados confidenciais e ajuda a promover a proteção necessária aos dispositivos.
5 recursos que devem integrar seu software de gerenciamento de ativos de TI
Agora que você já sabe a importância desta solução para sua rotina, quero te orientar sobre como escolher o melhor software para gerenciar ativos de TI.
Para isso, separei 5 recursos que devem fazer parte da ferramenta escolhida. Confira:
1 – Integração
Primeiramente, é indispensável que o software possa ser integrado com outras ferramentas, como monitoramento de servidor e acesso remoto.
Aliás, soluções com suporte de integração permitem que você centralize as atividades de monitoramento e gerenciamento de TI.
Desse modo, é possível eliminar a necessidade de ter que acessar várias plataformas para realizar a tarefa.
Além disso, você consegue trabalhar a partir de um único painel, melhorando a eficiência e produtividade dos serviços.
2 – Aplicativo móvel nativo
Ao escolher uma solução que tenha um aplicativo móvel nativo, você conduz o gerenciamento de ativos de TI do seu próprio dispositivo e consegue oferecer mais flexibilidade para toda a sua equipe.
Dessa forma, os profissionais conseguem trabalhar nos ativos mesmo quando estiverem longe do computador.
Portanto, o ideal é que o aplicativo móvel ofereça suporte aos sistemas operacionais iOS e Android para aumentar a compatibilidade dos dispositivos.
3 – Gerenciamento de patches
O gerenciamento de patches é um recurso essencial para o monitorar os ativos de TI. Quando falamos sobre o gerenciamento de patches, contar com esse recurso integrado no painel da solução escolhida é um diferencial, já que é essencial para manter todos os dispositivos seguros e saudáveis durante sua vida útil.
Com isso, é possível controlar e aprovar atualizações, assim como, estabelecer aprovações automáticas para os ativos gerenciados.
4 – Sistema de alerta confiável
Além dos recursos que já citamos, é importante que o software de sua escolha consiga te notificar sobre todos os alertas e possíveis problemas que podem acometer os dispositivos e, também, de todas as atividades que acontecem na infraestrutura que você gerencia.
Para isso, eu recomendo que você opte por uma ferramenta que tenha sistema de alertas e envie notificações da forma que você preferir. Afinal, encontrar uma solução capaz de definir configurações personalizadas de alerta é uma grande vantagem para o seu dia a dia como prestador de serviços gerenciados de TI.
Além disso, com a solução ideal, além dos alertas serem emitidos, o software já pode realizar tarefas para corrigi-los automaticamente.
5 – Gestão de conhecimento do cliente
Por fim, a minha dica é que você escolha a solução que inclua uma variedade de recursos que facilite o gerenciamento de clientes. Isso deve considerar o armazenamento de informações de contato e localizações, por exemplo.
Aliás, o fácil acesso às preferências e necessidades dos clientes ajuda os técnicos a trabalharem de forma antecipada e ainda mais eficiente.
Uma solução que reúne todos os recursos que você precisa
Antes de terminar o texto, preciso falar sobre um software que conta com todos os recursos que citei acima.
Estou falando do N-able RMM, uma solução completa de monitoramento e gerenciamento remoto, que reúne todas as ferramentas que você precisa em um único painel.
Com ela, você consegue automatizar tarefas, proteger e restaurar dados, prevenir riscos, bloquear ameaças, desenvolver relatórios confiáveis e muito mais.
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