Gestão de Processos

Ξ Deixe um comentário

Confira 5 atitudes essenciais para proteger senhas e credenciais

publicado por Luís Montanari

Política-de-proteção-ajuda-a-garantir-mais-segurançaSaiba quais cuidados podem garantir mais segurança para informações de seus clientes

Sem dúvida, o vazamento de informações confidenciais pode trazer sérias consequências para o trabalho de um prestador de serviços gerenciados. Aliás, a ação pode prejudicar ambos os lados e acabar com a reputação de um MSP. Hoje, quero falar sobre a importância de proteger senhas e credenciais e mostrar o jeito certo de evitar muitos perigos.

Afinal, existem algumas medidas que podem garantir uma segurança robusta e eficaz para sua empresa e para os negócios que você atende.

Então, se deseja saber sobre quais ações estou falando, continue lendo este texto e tire suas dúvidas!

5 regras para proteger senhas e credenciais

De fato, o crescimento de novas tecnologias vem revolucionando o mercado de TI e exige cada vez mais cuidado com possíveis riscos. Por isso, é fundamental que você não ignore a importância de proteger senhas e credenciais.

Para te ajudar a assegurar a proteção que você precisa, listamos atitudes indispensáveis para a sua rotina de prestador de serviços gerenciados. Veja a seguir!

1 – Limite o acesso

Primeiramente, uma das formas mais eficientes de armazenar credenciais e informações confidenciais, é restringir os dados de acordo com a necessidade. Ou seja, dar acesso apenas para quem realmente precisa utilizá-los.

Desse modo, é preciso pensar que colaboradores com intenções maliciosas não são as únicas ameaças. Afinal, os riscos podem surgir através de políticas de segurança fracas e funcionários negligentes ou sobrecarregados.

Portanto, limitar o número de usuários que podem acessar as informações, é uma das maneiras mais fáceis de garantir sua segurança.

Além disso, é sempre importante lembrar que a conscientização dos profissionais da sua equipe é fundamental neste processo. Então, se você tem outros técnicos na sua empresa, converse com frequência sobre cibersegurança e promova ações que aumentem o conhecimento sobre o tema.

Do mesmo modo, o recomendado é que você converse com seus clientes sobre isso e mostre como é importante que seus colaboradores sigam as regras para evitar o vazamento de informações.

Ou seja, é essencial que todos tenham consciência de que o compartilhamento de senhas é uma prática que pode colocar em risco todas as atividades de uma empresa.

Por isso, para uma gestão eficaz, o ideal é contar com o registro exato de quem acessa cada sistema.

2 – Centralize o gerenciamento de senhas

Infelizmente, não é comum que as empresas implementem uma política de senhas realmente efetiva. Ou seja, a proteção deste tipo de dado ainda é um obstáculo para muitos negócios.

Dessa forma, normalmente, os funcionários usam senhas simples e as mesmas para vários sistemas e dispositivos.

No entanto, esta atitude pode criar vulnerabilidades que os cibercriminosos costumam aproveitar para invadir a rede e roubar ou comprometer as informações.

Por isso, a dica é estabelecer uma boa política e um sistema de gerenciamento de senhas centralizado. Aliás, a atitude inclui alguns requisitos, como:

  • Exigir do uso de senhas. Ou seja, não utilizar dispositivos que podem ser abertos sem logar;
  • Criar senhas complexas;
  • Não relacionar senhas com usuários, datas importantes para a empresa e outros dados fáceis de serem deduzidos;
  • Utilizar senhas distintas em sistemas diferentes;
  • Separar senhas pessoais das corporativas;
  • Não compartilhar as informações através de e-mail, SMS, WhatsApp e outros meios de comunicação online.

Como você viu, existem alguns cuidados essenciais para a proteção de senhas e credenciais de uma empresa. Mas, ao seguir as medidas citadas, você consegue rastrear e garantir que elas estejam em conformidade e sejam atualizadas de acordo com as necessidades de segurança que vão surgindo.

3 – Habilite antivírus

Sem dúvida, contar com a ajuda de um antivírus gerenciado é uma ação fundamental para proteção de dados.

Com um software eficaz, é possível prevenir, identificar e remover vulnerabilidades que podem prejudicar seus dispositivos.

Sem este recurso de segurança, seus ativos correm riscos de ameaças, como invasões, e tantos outros perigos que surgem constantemente.

4 – Mantenha-se atualizado

De fato, muitos cibercriminosos exploram brechas de segurança que surgem por falta de atualização e correções que já poderiam ter sido feitas.

Portanto, manter os sistemas atualizados é sinônimo de segurança, já que, dessa forma, as chances de violação e perigos diminuem consideravelmente.

5 – Conheça o N-able Passportal

Por fim, entre as medidas essenciais para proteger senhas e credenciais está o investimento em uma solução eficaz, como a que vou te apresentar agora.

O N-able Passportal é um cofre de senhas em nuvem, que promove gerenciamento robusto, especificamente para MSPs.

A ferramenta fornece relatórios, auditoria, automação de alteração de senha e recursos de gerenciamento de documentação de clientes privilegiados.

Além disso, o software armazena credenciais em um cofre de senha criptografado e oferece segurança de nível empresarial integrada desde o início.

Portanto, a solução, que foi projetada para atender a demanda de prestadores de serviços gerenciados de TI, oferece a proteção que você precisa para atender os seus clientes.

Então, se você quer saber mais sobre o N-able Passportal e deseja testar todos os recursos que citei, clique aqui, fale com um especialista do nosso time e solicite sua demonstração!

Tenho certeza de que vai se surpreender!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem processos, seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Eventos, Pré-vendas e Vendas da ADDEE, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Vendas #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital #VendasdeTI #ADDEE

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.