Gerência de Projetos

Ξ 3 comentários

TI bem conduzidas, empresas de alto desempenho

publicado por Carlos Marcelo Lauretti

Para muitas empresas TI é um recurso muito valioso. Não é muito difícil identificar estas empresas. Procurem uma empresa de alto desempenho e encontrarão uma TI bem gerida. Na moderna economia do conhecimento, não se pode imaginar uma empresa líder em seu segmento sem que haja uma TI que atue fortemente para a criação, aquisição e transferência do conhecimento organizacional. Já passamos da era industrial, quando os produtos, acesso às matérias-primas, localização e processos produtivos eram determinantes para o desempenho das empresas. Atualmente é a gestão do conhecimento organizacional proporcionada pelos sistemas de informação que determina o sucesso ou fracasso das empresas. Há inúmeros estudos empíricos que demonstram a forte relação entre eficiência da gestão de TI e desempenho organizacional.

Mas o que faz uma TI ser bem gerida? A meu ver, são cinco os fatores determinantes:

1.  TI planejada estrategicamente

Planejar é decidir onde os investimentos da empresa serão alocados. É necessário planejar a curto, médio e longo prazo. Projetos de TI são demorados e custosos e recursos são limitados. É preciso estabelecer prioridades e dimensionar estes investimentos. O planejamento estratégico de TI deve estar alinhado ao planejamento estratégico da organização. Empresas que planejam TI estrategicamente conseguem ter vantagens competitivas sustentáveis.

2. Tem pensamento sistêmico

TI deve ser vista como um elemento de um sistema maior que é a própria organização, assim como um sistema em si mesmo. Ver um problema de estudo como um sistema é enxergar as relações entre seus elementos. É saber identificar as relações de causas e efeitos. É uma visão que se contrapõe a uma visão mecanicista e reducionista dos problemas através da análise de suas partes, se esquecendo das relações entre os elementos que compõe o sistema. Empresas bem sucedidas têm visão sistêmica de seus problemas.

3. Tem o comprometimento da alta direção com o plano de investimentos de TI

A alta direção tem que estar comprometida com as decisões do planejamento estratégico de TI e apoiar seu planejamento tático. Já que o planejamento de TI nasce de um equilíbrio de interesses entre os diversos stakeholders, é preciso que haja o comprometimento da alta direção para estabelecer e sustentar este equilíbrio e gerir conflitos de interesses. Áreas de TI bem geridas não estão subordinadas a decisões departamentais, setoriais ou individuais. Empresas de sucesso compreendem que TI está presente em todos os processos, afetando todos os stakeholders. Empresas de alto desempenho estão atentas a todos stakeholders.

4. As decisões de TI têm fundamentos econômico-financeiros

TI eficientes entendem que despesas são gastos cujo benefício é imediato, enquanto investimentos resultarão em benefícios futuros. Estes gastos devem ser geridos através de modelos adequados a cada um. Gastos com manutenção corretiva e preventiva de sistemas e equipamentos, comunicações, helpdesk, suporte, por exemplo, são despesas. Gastos de aquisição de software e hardware, desenvolvimento de sistemas, por exemplo, são investimentos. Despesas são difíceis de serem remanejadas ou eliminadas rapidamente, porém podem e devem ser constantemente monitoradas e minimizadas através de uma eficiente gestão de contratos. Investimentos estão comprometidos com o planejamento estratégico. Seu remanejamento é mais flexível, pode-se decidir fazê-los ou não, mudar prioridades, ou adiá-los. Devem estar atrelados às alterações dos níveis de investimentos e mudanças estratégicas da organização. Os modelos de gestão de despesas e investimentos são diferentes e devem ser geridos de forma diferente. Empresas de alto desempenho não negligenciam a análise econômico-financeira dos seus projetos de TI.

5. Mensuram os benefícios dos projetos

Projetos de TI devem estar referenciados concretamente a algum direcionador de valor. Empresas existem para criar valor e não para atender desejos individuais ou setoriais. Projetos de TI são justificáveis se: contribuírem para o aumento vendas; diminuírem custos de produção, comerciais ou financeiros decorrentes de melhoria de processos e rotinas; promoverem a criação, aquisição e transferência do conhecimento organizacional, em especial, favorecerem a inovação; fortalecerem o posicionamento da empresa frente aos seus clientes e fornecedores. Um projeto só faz sentido se criar valor para a organização, ou seja, se os benefícios esperados – fluxo de caixa positivo – for superior aos recursos necessários – fluxo de caixa negativo – quando descontados pelo custo de capital da empresa. Muitas vezes os projetos de TI estão subordinados a outros projetos de investimentos, como por exemplo, na construção de novas plantas, aquisição de novos maquinários, abertura de novos estabelecimentos. Nestes casos, os investimentos de TI devem estar incluídos na análise destes projetos. Empresas líderes não negligenciam a análise de criação de valor de seus projetos de investimentos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com extensa experiência como gestor de TI em empresas de grande porte dos setores de engenharia civil e editorial. Possui doutorado em Administração de Empresas, especializações em Gestão de Informática e Gestão do Conhecimento. Professor e pesquisador de Finanças Corporativa. Consultor em projetos de investimento em TI e valuation de empresas. email: lauretti.tiesp@gmail.com site: www.wedb.net linkedin

Carlos Marcelo Lauretti

Comentários

3 Comments

  • Olá CM,

    Muito bom o seu artigo e é o reflexo da realidade. Vemos grandes empresas se dando bem graças ao investimentos na TI e o apoio deste departamento na tomada de decisões.

    As que teimam em não profissionalizar e investir na TI estão ficando cada vez mais distantes dos primeiros lugares.

    Um abraço!!!

  • Professor,

    Mais um excelente artigo, bastante enriquecedor. Um conhecimento importantíssimo para extrairmos o máximo de valor dos recursos direcionados a TI.

    Muito obrigado!
    Aprendi mais um pouco sobre uma gestão eficaz e eficiente na TI. Um abraço,

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.