Governança

Ξ 1 comentário

Thin clients

publicado por José Henrique Bezerra Sento Sé

Thin Clients

Falando um pouco de uma vertente da TI verde, a estratégia de Thin clients deveria surgir de vento em popa para todas as empresas, no mínimo para aquelas que possuem departamentos com pouco poder de processamento; donde podemos citar, por exemplo: departamentos de contabilidade, tesouraria, escritórios de advocacia, cursos de inglês, etc. Nestes, geralmente são utilizadas diversas máquinas apenas para realização de provas, o que acho um desperdício enorme!
Esta tecnologia remete à era dos terminais burros, e realmente são em alguns casos! Ela consiste de um dispositivo com processamento próprio ou não, que se utiliza de recursos de software e/ou hardware dos servidores. Existem vários tipos, com várias features para cada caso. Existem dispositivos com memória, pl. de rede, vídeo próprios, com sistema operacional, e existem também aqueles somente com entrada de rede, teclado e mouse, sem sistema operacional próprio, onde buscam todo o processamento do servidor. – Neste caso o servidor deve ser um pouco mais robusto! Estes, são bem mais econômicos! Alguns possuem entrada para USB e outros não. Deste modo, é bem mais fácil restringir a segurança dos dados, onde, com apenas um estudo pró-ativo, é possível verificar quais departamentos, ou até mesmo quais usuários exatamente utilizarão a USB para dispositivos de armazenamento em massa.
Possuem baixíssimo gasto de potência, baixíssima dissipação de calor, favorecendo economia indireta na utilização de ar-condicionado local e também economia direta na utilização da eletricidade. (Ti Verde :))
A possibilidade de melhora estética no ambiente também os torna muito desejados e cobiçados; pois, utilizando-se de monitores LCD, com suporte vesa, podem ser naturalmente acoplados na parte de trás, economizando também espaço físico para trabalho na mesa dos usuários. Neste caso, a economia aumenta drasticamente, pois a redução de custos de energia também será reduzida no lado dos monitores. – Os monitores LCDs demandam bem menos potências do que os CRTs e também dissipam bem menos calor, além de não fazerem mal à vista!
Estes aparelhos se encaixam na grande maioria dos casos, pois rodam em Windows, Linux, alguns em Mac, o que torna a viabilidade de implementação bastante atraente. Na parte de segurança lógica, além da característica de ter ou não entradas USBs, também não possuem unidades de cd, dvd, etc. tornando quase impossível a cópia dos dados.
Devo dizer que existem versões que permitem que os dados trafeguem com encriptação e compressão, o que também reforça a segurança lógica e aumenta a velocidade; – tudo transparente para o usuário!

O conceito mais recente neste gênero é a tecnologia Ultra Thin Client – a qual leva o conceito thin um passo além, ao executar o programa de conexão cliente (Citrix ICA, Microsoft Terminal Services, telnet etc) diretamente do hardware do aplicativo. Esta é uma diferença marcante da arquitetura de hardware thin client legada, a qual executa um sistema operacional, freqüentemente Windows CE ou Linux entre o hardware e o programa de conexão cliente. Existem muitos benefícios na não exigência de um sistema operacional, tais como: baixo custo, alta performance e não-vulnerabilidade ao ataque de vírus.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

A melhor parte de se trabalhar com TIC é a possibilidade de resolver problemas e ajudar pessoas a resolver os delas; assim, o grupo ganha, levando ao inevitável sucesso; de todos, e o da organização onde estamos. É muito gratificante extrair o que há de bom das pessoas que nos cercam, que muitas vezes, nem sabiam que tinham; ao mesmo tempo, assim, aprenderemos cada vez mais.

José Henrique Bezerra Sento Sé

Comentários

1 Comment

  • Oi José Henrique, meu nome é Eliane e sou diretora executiva da ThinNetworks (www.thinnetworks.com.br), uma empresa brasileira que desenvolve soluções para redução de custo em ambientes informatizados, inclusive ThinClients.
    Gostaria de ter o seu contato, estamos procurando parceiros de negócios em algumas cidades chave no país.
    Nosso trabalho é consistente e focado. Realizamos no Brasil o maior projeto de inclusão digital conhecido no mundo.
    Aguardo seu contato.

    Abraço,
    Eliane

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.